Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte Mór, Walkyria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Morgan, Brian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733
Resumo: Os autores discutem o conceito de cidadania ativa/engajada a partir das perspectivas brasileira e canadense e relacionam essa discussão especificamente à formação de professores de línguas. Dessa forma, o texto concentra-se em pesquisa, prática e teorias sobre o tema, levando em conta as histórias sóciopolíticas da Educação e do ensino de línguas, por meio das quais o desenvolvimento dessas modalidades de cidadania revelam as suas relevâncias nos respectivos países. Ao defender que a noção de ‘cidadania engajada’ traz grandes contribuições aos programas que buscam adotar letramentos críticos, os autores avaliam o potencial das práticas dessa visão de cidadania para a promoção de participação social e do ‘fazer crítico’ em contextos de línguas estrangeiras/segunda língua. De acordo com os argumentos dos autores, cidadania ativa é sempre potencialmente ‘perigosa’ (ref. Foucault) — um equilíbrio contraditório e delicado entre conformidade e crítica em contextos de sala de aula. Exemplos específicos de sala de aula são discutidos e relacionados à teoria neste artigo. O potencial da conformidade é compreendido quando as práticas de cidadania respondem a abordagens neoliberais no desenvolvimento de voluntarismo e autoconfiança. Nessas, embora incentivados, os estudantes têm um papel reduzido. O potencial da crítica se evidencia quando as práticas dos professores não negligenciam a cumplicidade do estado em valores neoliberais. Essas práticas possibilitam desenvolver a consciência crítica dos aprendizes sobre essa mencionada cumplicidade, sobre as crenças que afirmam valores neoliberais de autoconfiança e a percepção de que suas próprias responsabilidades são reduzidas.
id UFPEL-3_94ea333d73356a5c21a1a82959719bc5
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/6733
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?Entre a Conformidade e a Crítica. Desenvolvendo “Ativismo” e Cidadania Ativa: Pedagogias Arriscadas?active citizenshipcritical educationteacher educationlanguage teachingcidadania ativaeducação críticaformação de professoresensino de línguas.Os autores discutem o conceito de cidadania ativa/engajada a partir das perspectivas brasileira e canadense e relacionam essa discussão especificamente à formação de professores de línguas. Dessa forma, o texto concentra-se em pesquisa, prática e teorias sobre o tema, levando em conta as histórias sóciopolíticas da Educação e do ensino de línguas, por meio das quais o desenvolvimento dessas modalidades de cidadania revelam as suas relevâncias nos respectivos países. Ao defender que a noção de ‘cidadania engajada’ traz grandes contribuições aos programas que buscam adotar letramentos críticos, os autores avaliam o potencial das práticas dessa visão de cidadania para a promoção de participação social e do ‘fazer crítico’ em contextos de línguas estrangeiras/segunda língua. De acordo com os argumentos dos autores, cidadania ativa é sempre potencialmente ‘perigosa’ (ref. Foucault) — um equilíbrio contraditório e delicado entre conformidade e crítica em contextos de sala de aula. Exemplos específicos de sala de aula são discutidos e relacionados à teoria neste artigo. O potencial da conformidade é compreendido quando as práticas de cidadania respondem a abordagens neoliberais no desenvolvimento de voluntarismo e autoconfiança. Nessas, embora incentivados, os estudantes têm um papel reduzido. O potencial da crítica se evidencia quando as práticas dos professores não negligenciam a cumplicidade do estado em valores neoliberais. Essas práticas possibilitam desenvolver a consciência crítica dos aprendizes sobre essa mencionada cumplicidade, sobre as crenças que afirmam valores neoliberais de autoconfiança e a percepção de que suas próprias responsabilidades são reduzidas.The authors discuss the concept of active/engaged citizenship from both Brazilian and Canadian perspectives and relate their discussion specifically to Language Teacher Education (LTE). The text, thus, centers on research, practices and theories on the issue, considering the socio-political histories of education and language teaching through which the development of such modes of citizenship reveal their relevance in the respective countries. Believing that ‘engaged citizenship’ can greatly contribute to programs that seek to foster critical literacies, the authors examine the potential for citizenship practices to promote social participation and ‘critical making’ in second/foreign language settings. As the authors argue, active citizenship work is always potentially “dangerous” (cf. Foucault)—a contradictory and delicate balance between conformity and critique when actualized in classroom settings. Specific examples from the classroom will be discussed and related to theory. Conformity is potentially realized when citizenship practices celebrate neoliberal approaches to volunteerism and self-reliance.  Critique potentially arises when critical awareness of the state’s complicity in neoliberal values are integrated in teachers’ practices.  In the former case, students are encouraged to affirm a reduced role for the state by valorizing volunteerism and self-reliance, while in the latter, they develop critical awareness of the state’s complicity in beliefs that affirm neoliberal values of self-reliance and reduced state responsibilities.Abecan2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/673310.15210/interfaces.v14i2.6733Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-351984-56771519-099410.15210/interfaces.v14i2reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733/4639Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonte Mór, WalkyriaMorgan, Brian2019-11-03T15:46:37Zoai:ojs.ufpel:article/6733Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-11-03T15:46:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
Entre a Conformidade e a Crítica. Desenvolvendo “Ativismo” e Cidadania Ativa: Pedagogias Arriscadas?
title Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
spellingShingle Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
Monte Mór, Walkyria
active citizenship
critical education
teacher education
language teaching
cidadania ativa
educação crítica
formação de professores
ensino de línguas.
title_short Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
title_full Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
title_fullStr Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
title_full_unstemmed Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
title_sort Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
author Monte Mór, Walkyria
author_facet Monte Mór, Walkyria
Morgan, Brian
author_role author
author2 Morgan, Brian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte Mór, Walkyria
Morgan, Brian
dc.subject.por.fl_str_mv active citizenship
critical education
teacher education
language teaching
cidadania ativa
educação crítica
formação de professores
ensino de línguas.
topic active citizenship
critical education
teacher education
language teaching
cidadania ativa
educação crítica
formação de professores
ensino de línguas.
description Os autores discutem o conceito de cidadania ativa/engajada a partir das perspectivas brasileira e canadense e relacionam essa discussão especificamente à formação de professores de línguas. Dessa forma, o texto concentra-se em pesquisa, prática e teorias sobre o tema, levando em conta as histórias sóciopolíticas da Educação e do ensino de línguas, por meio das quais o desenvolvimento dessas modalidades de cidadania revelam as suas relevâncias nos respectivos países. Ao defender que a noção de ‘cidadania engajada’ traz grandes contribuições aos programas que buscam adotar letramentos críticos, os autores avaliam o potencial das práticas dessa visão de cidadania para a promoção de participação social e do ‘fazer crítico’ em contextos de línguas estrangeiras/segunda língua. De acordo com os argumentos dos autores, cidadania ativa é sempre potencialmente ‘perigosa’ (ref. Foucault) — um equilíbrio contraditório e delicado entre conformidade e crítica em contextos de sala de aula. Exemplos específicos de sala de aula são discutidos e relacionados à teoria neste artigo. O potencial da conformidade é compreendido quando as práticas de cidadania respondem a abordagens neoliberais no desenvolvimento de voluntarismo e autoconfiança. Nessas, embora incentivados, os estudantes têm um papel reduzido. O potencial da crítica se evidencia quando as práticas dos professores não negligenciam a cumplicidade do estado em valores neoliberais. Essas práticas possibilitam desenvolver a consciência crítica dos aprendizes sobre essa mencionada cumplicidade, sobre as crenças que afirmam valores neoliberais de autoconfiança e a percepção de que suas próprias responsabilidades são reduzidas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733
10.15210/interfaces.v14i2.6733
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v14i2.6733
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733/4639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v14i2
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756083588235265