O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789 |
Resumo: | Com base nos estudos canadenses de Bouchard (2011) e Kop (2010) sobre a influência da tecnologia na formação de professores, observa-se como o professor brasileiro em formação atua de modo colaborativo frente à criação de tarefas didáticas a serem utilizadas no ensino de línguas mediado por computador. Partindo também das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras canadenses Swain (2000, 2006) e Swain e Lapkin (1994, 2001) sobre o impacto do diálogo colaborativo no ensino de línguas, é tecida uma análise de como a colaboração pode contribuir para o processo de criação de tarefas. Para tanto, a metodologia deste trabalho é qualitativa, buscando examinar as oportunidades de negociação e as propostas didáticas geradas pelas interações entre os professores. Para a elaboração do material didático, solicitou-se aos participantes que focalizassem a compreensão e a produção oral e escrita, considerando os conceitos de letramento, gêneros textuais, necessidades e interesses dos alunos. A noção que interliga os estudos brasileiros e canadenses aqui focados é a de aprendizagem colaborativa, a qual tem origem sociocultural e possibilita aos participantes estabelecerem interações que fomentem o aprendizado. São apresentadas produções que evidenciam o envolvimento dos professores em formação e sua reflexão sobre a relevância de um material didático adequado, enfatizando-se o papel da tecnologia. Os resultados revelam que a interação estabelecida durante a colaboração entre os professores em formação pode fomentar o processo de aprendizagem. |
id |
UFPEL-3_cfa651c6d6099b2098750a731b01d0fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/6789 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadenseColaboraçãoformação de professoresmaterial didáticoCom base nos estudos canadenses de Bouchard (2011) e Kop (2010) sobre a influência da tecnologia na formação de professores, observa-se como o professor brasileiro em formação atua de modo colaborativo frente à criação de tarefas didáticas a serem utilizadas no ensino de línguas mediado por computador. Partindo também das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras canadenses Swain (2000, 2006) e Swain e Lapkin (1994, 2001) sobre o impacto do diálogo colaborativo no ensino de línguas, é tecida uma análise de como a colaboração pode contribuir para o processo de criação de tarefas. Para tanto, a metodologia deste trabalho é qualitativa, buscando examinar as oportunidades de negociação e as propostas didáticas geradas pelas interações entre os professores. Para a elaboração do material didático, solicitou-se aos participantes que focalizassem a compreensão e a produção oral e escrita, considerando os conceitos de letramento, gêneros textuais, necessidades e interesses dos alunos. A noção que interliga os estudos brasileiros e canadenses aqui focados é a de aprendizagem colaborativa, a qual tem origem sociocultural e possibilita aos participantes estabelecerem interações que fomentem o aprendizado. São apresentadas produções que evidenciam o envolvimento dos professores em formação e sua reflexão sobre a relevância de um material didático adequado, enfatizando-se o papel da tecnologia. Os resultados revelam que a interação estabelecida durante a colaboração entre os professores em formação pode fomentar o processo de aprendizagem.Abecan2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/678910.15210/interfaces.v14i1.6789Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-1961984-56771519-099410.15210/interfaces.v14i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789/4660Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaSantos Lima, Marília dos2017-05-27T21:55:47Zoai:ojs.ufpel:article/6789Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-05-27T21:55:47Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense |
title |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense |
spellingShingle |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Colaboração formação de professores material didático |
title_short |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense |
title_full |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense |
title_fullStr |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense |
title_full_unstemmed |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense |
title_sort |
O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense |
author |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_facet |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Santos Lima, Marília dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos Lima, Marília dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Santos Lima, Marília dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração formação de professores material didático |
topic |
Colaboração formação de professores material didático |
description |
Com base nos estudos canadenses de Bouchard (2011) e Kop (2010) sobre a influência da tecnologia na formação de professores, observa-se como o professor brasileiro em formação atua de modo colaborativo frente à criação de tarefas didáticas a serem utilizadas no ensino de línguas mediado por computador. Partindo também das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras canadenses Swain (2000, 2006) e Swain e Lapkin (1994, 2001) sobre o impacto do diálogo colaborativo no ensino de línguas, é tecida uma análise de como a colaboração pode contribuir para o processo de criação de tarefas. Para tanto, a metodologia deste trabalho é qualitativa, buscando examinar as oportunidades de negociação e as propostas didáticas geradas pelas interações entre os professores. Para a elaboração do material didático, solicitou-se aos participantes que focalizassem a compreensão e a produção oral e escrita, considerando os conceitos de letramento, gêneros textuais, necessidades e interesses dos alunos. A noção que interliga os estudos brasileiros e canadenses aqui focados é a de aprendizagem colaborativa, a qual tem origem sociocultural e possibilita aos participantes estabelecerem interações que fomentem o aprendizado. São apresentadas produções que evidenciam o envolvimento dos professores em formação e sua reflexão sobre a relevância de um material didático adequado, enfatizando-se o papel da tecnologia. Os resultados revelam que a interação estabelecida durante a colaboração entre os professores em formação pode fomentar o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789 10.15210/interfaces.v14i1.6789 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v14i1.6789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789/4660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v14i1 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756083627032576 |