O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos Lima, Marília dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789
Resumo: Com base nos estudos canadenses de Bouchard (2011) e Kop (2010) sobre a influência da tecnologia na formação de professores, observa-se como o professor brasileiro em formação atua de modo colaborativo frente à criação de tarefas didáticas a serem utilizadas no ensino de línguas mediado por computador. Partindo também das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras canadenses Swain (2000, 2006) e Swain e Lapkin (1994, 2001) sobre o impacto do diálogo colaborativo no ensino de línguas, é tecida uma análise de como a colaboração pode contribuir para o processo de criação de tarefas. Para tanto, a metodologia deste trabalho é qualitativa, buscando examinar as oportunidades de negociação e as propostas didáticas geradas pelas interações entre os professores. Para a elaboração do material didático, solicitou-se aos participantes que focalizassem a compreensão e a produção oral e escrita, considerando os conceitos de letramento, gêneros textuais, necessidades e interesses dos alunos. A noção que interliga os estudos brasileiros e canadenses aqui focados é a de aprendizagem colaborativa, a qual tem origem sociocultural e possibilita aos participantes estabelecerem interações que fomentem o aprendizado. São apresentadas produções que evidenciam o envolvimento dos professores em formação e sua reflexão sobre a relevância de um material didático adequado, enfatizando-se o papel da tecnologia. Os resultados revelam que a interação estabelecida durante a colaboração entre os professores em formação pode fomentar o processo de aprendizagem.
id UFPEL-3_cfa651c6d6099b2098750a731b01d0fe
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/6789
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadenseColaboraçãoformação de professoresmaterial didáticoCom base nos estudos canadenses de Bouchard (2011) e Kop (2010) sobre a influência da tecnologia na formação de professores, observa-se como o professor brasileiro em formação atua de modo colaborativo frente à criação de tarefas didáticas a serem utilizadas no ensino de línguas mediado por computador. Partindo também das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras canadenses Swain (2000, 2006) e Swain e Lapkin (1994, 2001) sobre o impacto do diálogo colaborativo no ensino de línguas, é tecida uma análise de como a colaboração pode contribuir para o processo de criação de tarefas. Para tanto, a metodologia deste trabalho é qualitativa, buscando examinar as oportunidades de negociação e as propostas didáticas geradas pelas interações entre os professores. Para a elaboração do material didático, solicitou-se aos participantes que focalizassem a compreensão e a produção oral e escrita, considerando os conceitos de letramento, gêneros textuais, necessidades e interesses dos alunos. A noção que interliga os estudos brasileiros e canadenses aqui focados é a de aprendizagem colaborativa, a qual tem origem sociocultural e possibilita aos participantes estabelecerem interações que fomentem o aprendizado. São apresentadas produções que evidenciam o envolvimento dos professores em formação e sua reflexão sobre a relevância de um material didático adequado, enfatizando-se o papel da tecnologia. Os resultados revelam que a interação estabelecida durante a colaboração entre os professores em formação pode fomentar o processo de aprendizagem.Abecan2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/678910.15210/interfaces.v14i1.6789Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-1961984-56771519-099410.15210/interfaces.v14i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789/4660Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaSantos Lima, Marília dos2017-05-27T21:55:47Zoai:ojs.ufpel:article/6789Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-05-27T21:55:47Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
title O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
spellingShingle O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Colaboração
formação de professores
material didático
title_short O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
title_full O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
title_fullStr O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
title_full_unstemmed O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
title_sort O ensino de línguas mediado por computador: relações de pesquisa nos contextos brasileiro e canadense
author Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_facet Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Santos Lima, Marília dos
author_role author
author2 Santos Lima, Marília dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Santos Lima, Marília dos
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
formação de professores
material didático
topic Colaboração
formação de professores
material didático
description Com base nos estudos canadenses de Bouchard (2011) e Kop (2010) sobre a influência da tecnologia na formação de professores, observa-se como o professor brasileiro em formação atua de modo colaborativo frente à criação de tarefas didáticas a serem utilizadas no ensino de línguas mediado por computador. Partindo também das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras canadenses Swain (2000, 2006) e Swain e Lapkin (1994, 2001) sobre o impacto do diálogo colaborativo no ensino de línguas, é tecida uma análise de como a colaboração pode contribuir para o processo de criação de tarefas. Para tanto, a metodologia deste trabalho é qualitativa, buscando examinar as oportunidades de negociação e as propostas didáticas geradas pelas interações entre os professores. Para a elaboração do material didático, solicitou-se aos participantes que focalizassem a compreensão e a produção oral e escrita, considerando os conceitos de letramento, gêneros textuais, necessidades e interesses dos alunos. A noção que interliga os estudos brasileiros e canadenses aqui focados é a de aprendizagem colaborativa, a qual tem origem sociocultural e possibilita aos participantes estabelecerem interações que fomentem o aprendizado. São apresentadas produções que evidenciam o envolvimento dos professores em formação e sua reflexão sobre a relevância de um material didático adequado, enfatizando-se o papel da tecnologia. Os resultados revelam que a interação estabelecida durante a colaboração entre os professores em formação pode fomentar o processo de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789
10.15210/interfaces.v14i1.6789
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v14i1.6789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6789/4660
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 1 (2014): O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais como o Brasil e o Canadá; 175-196
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v14i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756083627032576