AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Ron
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fogaça, Francisco, Diniz de Figueiredo, Eduardo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17352
Resumo: AbstractClasses taught through English in higher education (in countries where English is not an official language) is a growing phenomenon worldwide. In Brazil the trend has only emerged in the last decade, and has faced some resistance on many fronts, including among professors.  One of the concerns raised by professors is related to their identity: essentially, are instructors who teach through a foreign language delivering a class that is qualitatively different?  For example, are they as able to interact with the students in the same way they would in their L1?  In order to move beyond mere conjecture regarding these and related questions, the present study describes the development and validation of a classroom observation instrument designed to be used (or adapted for use) by researchers wishing to investigate issues surrounding, especially, interactivity in English Medium Instruction in higher education settings.Key words: EMI, classroom interaction, bilingual education, internationalization ResumoAulas ministradas no ensino superior por meio de língua inglesa (em países onde o inglês não é um idioma oficial) é um fenômeno crescente no mundo acadêmico. No Brasil, a tendência só surgiu na última década e tem enfrentado certa resistência em muitas frentes, inclusive entre os professores. Uma das preocupações levantadas por docentes é relacionada à identidade: isto é, será que os professores que ensinam através de uma língua estrangeira ministram uma aula qualitativamente diferente? Por exemplo, será que eles conseguem interagir com os alunos da mesma maneira que eles conduzem uma aula na primeira língua? Para ir além da mera conjectura sobre essas e outras questões relacionadas, o presente estudo descreve o desenvolvimento e a validação de um instrumento de observação de aula projetado para ser usado (ou adaptado para uso) por pesquisadores que desejam investigar questões relacionadas, principalmente, à interatividade didática quando em contextos de Inglês como Meio de Instrução em inglês no âmbito do ensino superior.Palavras chave:EMI, Inglês como Meio de Instrução, ensino bilingue, internacionalização
id UFPEL-4_66286d1b42799a79112a379a330d14af
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/17352
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATIONAbstractClasses taught through English in higher education (in countries where English is not an official language) is a growing phenomenon worldwide. In Brazil the trend has only emerged in the last decade, and has faced some resistance on many fronts, including among professors.  One of the concerns raised by professors is related to their identity: essentially, are instructors who teach through a foreign language delivering a class that is qualitatively different?  For example, are they as able to interact with the students in the same way they would in their L1?  In order to move beyond mere conjecture regarding these and related questions, the present study describes the development and validation of a classroom observation instrument designed to be used (or adapted for use) by researchers wishing to investigate issues surrounding, especially, interactivity in English Medium Instruction in higher education settings.Key words: EMI, classroom interaction, bilingual education, internationalization ResumoAulas ministradas no ensino superior por meio de língua inglesa (em países onde o inglês não é um idioma oficial) é um fenômeno crescente no mundo acadêmico. No Brasil, a tendência só surgiu na última década e tem enfrentado certa resistência em muitas frentes, inclusive entre os professores. Uma das preocupações levantadas por docentes é relacionada à identidade: isto é, será que os professores que ensinam através de uma língua estrangeira ministram uma aula qualitativamente diferente? Por exemplo, será que eles conseguem interagir com os alunos da mesma maneira que eles conduzem uma aula na primeira língua? Para ir além da mera conjectura sobre essas e outras questões relacionadas, o presente estudo descreve o desenvolvimento e a validação de um instrumento de observação de aula projetado para ser usado (ou adaptado para uso) por pesquisadores que desejam investigar questões relacionadas, principalmente, à interatividade didática quando em contextos de Inglês como Meio de Instrução em inglês no âmbito do ensino superior.Palavras chave:EMI, Inglês como Meio de Instrução, ensino bilingue, internacionalizaçãoUniversidade Federal de Pelotas2020-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1735210.15210/cdl.v0i35.17352Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 221-2342358-14090102-957610.15210/cdl.v0i35reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17352/10998Copyright (c) 2020 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, RonFogaça, FranciscoDiniz de Figueiredo, Eduardo Henrique2021-07-02T14:30:59Zoai:ojs.ufpel:article/17352Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T14:30:59Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
title AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
spellingShingle AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
Martinez, Ron
title_short AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
title_full AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
title_fullStr AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
title_full_unstemmed AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
title_sort AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
author Martinez, Ron
author_facet Martinez, Ron
Fogaça, Francisco
Diniz de Figueiredo, Eduardo Henrique
author_role author
author2 Fogaça, Francisco
Diniz de Figueiredo, Eduardo Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Ron
Fogaça, Francisco
Diniz de Figueiredo, Eduardo Henrique
description AbstractClasses taught through English in higher education (in countries where English is not an official language) is a growing phenomenon worldwide. In Brazil the trend has only emerged in the last decade, and has faced some resistance on many fronts, including among professors.  One of the concerns raised by professors is related to their identity: essentially, are instructors who teach through a foreign language delivering a class that is qualitatively different?  For example, are they as able to interact with the students in the same way they would in their L1?  In order to move beyond mere conjecture regarding these and related questions, the present study describes the development and validation of a classroom observation instrument designed to be used (or adapted for use) by researchers wishing to investigate issues surrounding, especially, interactivity in English Medium Instruction in higher education settings.Key words: EMI, classroom interaction, bilingual education, internationalization ResumoAulas ministradas no ensino superior por meio de língua inglesa (em países onde o inglês não é um idioma oficial) é um fenômeno crescente no mundo acadêmico. No Brasil, a tendência só surgiu na última década e tem enfrentado certa resistência em muitas frentes, inclusive entre os professores. Uma das preocupações levantadas por docentes é relacionada à identidade: isto é, será que os professores que ensinam através de uma língua estrangeira ministram uma aula qualitativamente diferente? Por exemplo, será que eles conseguem interagir com os alunos da mesma maneira que eles conduzem uma aula na primeira língua? Para ir além da mera conjectura sobre essas e outras questões relacionadas, o presente estudo descreve o desenvolvimento e a validação de um instrumento de observação de aula projetado para ser usado (ou adaptado para uso) por pesquisadores que desejam investigar questões relacionadas, principalmente, à interatividade didática quando em contextos de Inglês como Meio de Instrução em inglês no âmbito do ensino superior.Palavras chave:EMI, Inglês como Meio de Instrução, ensino bilingue, internacionalização
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17352
10.15210/cdl.v0i35.17352
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17352
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i35.17352
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17352/10998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 221-234
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i35
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755957761212416