DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750 |
Resumo: | O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura. |
id |
UFPEL-4_ad17d1279f3e6c45caa1e2f5cf241414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/20750 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIACultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente.O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura. Universidade Federal de PelotasPROPESQ/UFPB (Chamada Interna PROPESQ/PRPG/UFPB 03/2020)Maknamara, Marlécio2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2075010.15210/cdl.v0i40.20750Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 197-2082358-14090102-957610.15210/cdl.v0i40reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750/13490Direitos autorais 2021 Marlécio Maknamarahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-08T22:13:40Zoai:ojs.10.0.0.224:article/20750Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-09-08T22:13:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA |
title |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA |
spellingShingle |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA Maknamara, Marlécio Cultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente. |
title_short |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA |
title_full |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA |
title_fullStr |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA |
title_sort |
DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA |
author |
Maknamara, Marlécio |
author_facet |
Maknamara, Marlécio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PROPESQ/UFPB (Chamada Interna PROPESQ/PRPG/UFPB 03/2020) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maknamara, Marlécio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente. |
topic |
Cultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente. |
description |
O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750 10.15210/cdl.v0i40.20750 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i40.20750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750/13490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marlécio Maknamara http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marlécio Maknamara http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 197-208 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i40 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217249261617152 |