DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maknamara, Marlécio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750
Resumo: O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura. 
id UFPEL-4_ad17d1279f3e6c45caa1e2f5cf241414
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/20750
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIACultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente.O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura. Universidade Federal de PelotasPROPESQ/UFPB (Chamada Interna PROPESQ/PRPG/UFPB 03/2020)Maknamara, Marlécio2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2075010.15210/cdl.v0i40.20750Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 197-2082358-14090102-957610.15210/cdl.v0i40reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750/13490Direitos autorais 2021 Marlécio Maknamarahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-08T22:13:40Zoai:ojs.10.0.0.224:article/20750Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-09-08T22:13:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
title DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
spellingShingle DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
Maknamara, Marlécio
Cultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente.
title_short DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
title_full DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
title_fullStr DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
title_full_unstemmed DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
title_sort DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA
author Maknamara, Marlécio
author_facet Maknamara, Marlécio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PROPESQ/UFPB (Chamada Interna PROPESQ/PRPG/UFPB 03/2020)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maknamara, Marlécio
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente.
topic Cultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente.
description O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750
10.15210/cdl.v0i40.20750
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i40.20750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20750/13490
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Marlécio Maknamara
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Marlécio Maknamara
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 197-208
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i40
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217249261617152