A proliferação de dissidências: desordem cotidiana e trabalho no cinema latino - americano contemporâneo
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3067 |
Resumo: | Neste estudo, analisamos algumas das narrativas do cotidiano no cinema latinoamericano contemporâneo, atribuindo ênfase às imagens e representações do trabalho presentes em filmes como Y tu mamá también (2001), Whisky (2004), Silvia Prieto (1999) e Los guantes mágicos (2003), tomados como eixos a partir dos quais buscamos configurar panoramas e traçar recorrências, remetendo ora a produções anteriores dos realizadores destas obras, ora a outras referências significativas do mesmo período. Para tanto, assumimos a perspectiva dos estudos culturais em seus entrecruzamentos com a crítica cultural latinoamericana , recorrendo ainda a teorias da cotidianidade e da vida diária. Ao discutir de que forma estas narrativas recolocam o estatuto do político no cinema da região, destacamos primeiramente um movimento: dos discursos militantes a olhares mais fragmentados, centrados no detalhe e no ordinário. A partir daí, refletimos sobre como tais obras se relacionam a um imaginário trânsfuga que recupera as potências da evasão e a possibilidade de um tênue deslizar entre as múltiplas esferas do cotidiano como formas de sonhar a fuga em meio às constrições de um meio social e de um universo laboral opressivos. Neste sentido, buscamos pensar este anseio a partir da idéia de dissidências duplamente configuradas: ímpetos que escapam tanto aos imperativos de uma ética militante quanto aos assédios de uma cultura de mercado que distribui, desigualmente, oportunidades e carências |
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Para tanto, assumimos a perspectiva dos estudos culturais em seus entrecruzamentos com a crítica cultural latinoamericana , recorrendo ainda a teorias da cotidianidade e da vida diária. Ao discutir de que forma estas narrativas recolocam o estatuto do político no cinema da região, destacamos primeiramente um movimento: dos discursos militantes a olhares mais fragmentados, centrados no detalhe e no ordinário. A partir daí, refletimos sobre como tais obras se relacionam a um imaginário trânsfuga que recupera as potências da evasão e a possibilidade de um tênue deslizar entre as múltiplas esferas do cotidiano como formas de sonhar a fuga em meio às constrições de um meio social e de um universo laboral opressivos. Neste sentido, buscamos pensar este anseio a partir da idéia de dissidências duplamente configuradas: ímpetos que escapam tanto aos imperativos de uma ética militante quanto aos assédios de uma cultura de mercado que distribui, desigualmente, oportunidades e carênciasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTrabalhoNarrativas do cotidianoPolíticaEstéticaCinema latino-americanoA proliferação de dissidências: desordem cotidiana e trabalho no cinema latino - americano contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1883_1.pdf.jpgarquivo1883_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3067/4/arquivo1883_1.pdf.jpg216ec752ce910747904f7cc64160f5b6MD54ORIGINALarquivo1883_1.pdfapplication/pdf1408649https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3067/1/arquivo1883_1.pdff2033899d30851bd29d28abaa0681923MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3067/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1883_1.pdf.txtarquivo1883_1.pdf.txtExtracted texttext/plain325284https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3067/3/arquivo1883_1.pdf.txtb47545ab2dd15c571b54a8275b9ce409MD53123456789/30672019-10-25 19:11:18.259oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:11:18Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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Neste estudo, analisamos algumas das narrativas do cotidiano no cinema latinoamericano contemporâneo, atribuindo ênfase às imagens e representações do trabalho presentes em filmes como Y tu mamá también (2001), Whisky (2004), Silvia Prieto (1999) e Los guantes mágicos (2003), tomados como eixos a partir dos quais buscamos configurar panoramas e traçar recorrências, remetendo ora a produções anteriores dos realizadores destas obras, ora a outras referências significativas do mesmo período. Para tanto, assumimos a perspectiva dos estudos culturais em seus entrecruzamentos com a crítica cultural latinoamericana , recorrendo ainda a teorias da cotidianidade e da vida diária. Ao discutir de que forma estas narrativas recolocam o estatuto do político no cinema da região, destacamos primeiramente um movimento: dos discursos militantes a olhares mais fragmentados, centrados no detalhe e no ordinário. A partir daí, refletimos sobre como tais obras se relacionam a um imaginário trânsfuga que recupera as potências da evasão e a possibilidade de um tênue deslizar entre as múltiplas esferas do cotidiano como formas de sonhar a fuga em meio às constrições de um meio social e de um universo laboral opressivos. Neste sentido, buscamos pensar este anseio a partir da idéia de dissidências duplamente configuradas: ímpetos que escapam tanto aos imperativos de uma ética militante quanto aos assédios de uma cultura de mercado que distribui, desigualmente, oportunidades e carências |
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