A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37679 |
Resumo: | A presente dissertação busca investigar as possibilidades de uso da canção popular no cinema, analisando quais novos sentidos é capaz de fornecer em relação a temas musicais orquestrados, considerando principalmente elementos que a diferenciam, como letra, associações pré-estabelecidas em certa cultura e seu contexto geográfico e temporal. Para isso, propõe um estudo de caso do filme Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho. Partindo do conceito de nostalgia, a pesquisa almeja compreender como as canções que soam na narrativa são capazes de instaurar uma atmosfera nostálgica na paisagem sonora fílmica. Levando em consideração o caráter saudosista da personagem principal e da trama em geral, propõe-se relacionar essa paisagem sonora nostálgica ao desenvolvimento de Clara, localizando elementos musicais que auxiliam na construção desta personagem. Além disso, a contextualização de Aquarius em relação às demais obras do diretor permite traçar pontos de aproximação entre os filmes, apontando para uma marca autoral de Kleber Mendonça Filho permeada pelo uso da canção. |
id |
UFPE_11198f6ab5be86b730fed6e44fde748e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/37679 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
ALVARENGA, Breno Motahttp://lattes.cnpq.br/1225470344401629http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo2020-08-17T19:14:10Z2020-08-17T19:14:10Z2020-03-05ALVARENGA, Breno Mota. A música popular em Aquarius: uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37679A presente dissertação busca investigar as possibilidades de uso da canção popular no cinema, analisando quais novos sentidos é capaz de fornecer em relação a temas musicais orquestrados, considerando principalmente elementos que a diferenciam, como letra, associações pré-estabelecidas em certa cultura e seu contexto geográfico e temporal. Para isso, propõe um estudo de caso do filme Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho. Partindo do conceito de nostalgia, a pesquisa almeja compreender como as canções que soam na narrativa são capazes de instaurar uma atmosfera nostálgica na paisagem sonora fílmica. Levando em consideração o caráter saudosista da personagem principal e da trama em geral, propõe-se relacionar essa paisagem sonora nostálgica ao desenvolvimento de Clara, localizando elementos musicais que auxiliam na construção desta personagem. Além disso, a contextualização de Aquarius em relação às demais obras do diretor permite traçar pontos de aproximação entre os filmes, apontando para uma marca autoral de Kleber Mendonça Filho permeada pelo uso da canção.CNPqThis dissertation seeks to investigate the possibilities of using the popular song in cinema, analyzing what new meanings it is able to provide in relation to orchestrated musical themes, considering mainly the elements that differentiate it, such as lyrics, pre-established associations in a certain culture and its geographic and temporal context. For this reason, it proposes a case study of the film Aquarius (2016), by Kleber Mendonça Filho. Starting from the concept of nostalgia, the research aims to understand how the songs in the narrative are able to establish a nostalgic atmosphere in the film soundscape. Taking into account the nostalgic aspect of the main character and of the plot in general, this thesis proposes to relate this nostalgic soundscape to Clara's development, locating musical elements that help in the construction of this character. In addition, the contextualization of Aquarius in relation to the other works of the director allows for a correlation between the films, revealing an authorial mark of Kleber Mendonça Filho permeated by the use of popular song.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCanção popularPaisagem sonora fílmicaNostalgiaA música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Breno Mota Alvarenga.pdf.txtDISSERTAÇÃO Breno Mota Alvarenga.pdf.txtExtracted texttext/plain355997https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Mota%20Alvarenga.pdf.txte6f154e6556736cf26f268079e67406dMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Breno Mota Alvarenga.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Breno Mota Alvarenga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Mota%20Alvarenga.pdf.jpg803a45bf4292a9082e088a75f5b1e978MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Breno Mota Alvarenga.pdfDISSERTAÇÃO Breno Mota Alvarenga.pdfapplication/pdf1614866https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Mota%20Alvarenga.pdf7a2d5cbdb832e869f8792265e98b18fcMD51123456789/376792020-08-18 02:10:57.195oai:repositorio.ufpe.br:123456789/37679TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3Jkby4KCkEgVUZQRSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGF1dG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZG8gcHJldmlzdG8gbmEgYWzDrW5lYSBjKS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-08-18T05:10:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica |
title |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica |
spellingShingle |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica ALVARENGA, Breno Mota Canção popular Paisagem sonora fílmica Nostalgia |
title_short |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica |
title_full |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica |
title_fullStr |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica |
title_full_unstemmed |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica |
title_sort |
A música popular em Aquarius : uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica |
author |
ALVARENGA, Breno Mota |
author_facet |
ALVARENGA, Breno Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1225470344401629 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVARENGA, Breno Mota |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo |
contributor_str_mv |
CARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção popular Paisagem sonora fílmica Nostalgia |
topic |
Canção popular Paisagem sonora fílmica Nostalgia |
description |
A presente dissertação busca investigar as possibilidades de uso da canção popular no cinema, analisando quais novos sentidos é capaz de fornecer em relação a temas musicais orquestrados, considerando principalmente elementos que a diferenciam, como letra, associações pré-estabelecidas em certa cultura e seu contexto geográfico e temporal. Para isso, propõe um estudo de caso do filme Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho. Partindo do conceito de nostalgia, a pesquisa almeja compreender como as canções que soam na narrativa são capazes de instaurar uma atmosfera nostálgica na paisagem sonora fílmica. Levando em consideração o caráter saudosista da personagem principal e da trama em geral, propõe-se relacionar essa paisagem sonora nostálgica ao desenvolvimento de Clara, localizando elementos musicais que auxiliam na construção desta personagem. Além disso, a contextualização de Aquarius em relação às demais obras do diretor permite traçar pontos de aproximação entre os filmes, apontando para uma marca autoral de Kleber Mendonça Filho permeada pelo uso da canção. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-17T19:14:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-17T19:14:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVARENGA, Breno Mota. A música popular em Aquarius: uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37679 |
identifier_str_mv |
ALVARENGA, Breno Mota. A música popular em Aquarius: uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Mota%20Alvarenga.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Mota%20Alvarenga.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37679/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Mota%20Alvarenga.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6f154e6556736cf26f268079e67406d 803a45bf4292a9082e088a75f5b1e978 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 7a2d5cbdb832e869f8792265e98b18fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310785188233216 |