Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Wagner Oliveira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000dqd8
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45749
Resumo: Trata da representação da informação e do conhecimento de séries artístico-pictóricas. Como objetivo geral, propõe um percurso metodológico de representação, partindo da abordagem utilizada por Medeiros (2017) para representação de obras individuais, que contempla as especificidades das séries enquanto documentos iconográficos para construção de novos produtos documentários (nesta pesquisa, índices e mapas conceituais). Utiliza uma triangulação metodológica para delimitação de relações conceituais e identificação, categorização e sistematização de assuntos, através das perspectivas de Medeiros (2017) para análise e representação de obras individuais e, de Medeiros e Pinho (2017; 2018a) para análise e representação do conjunto de obras de séries artístico-pictóricas, em particular, as com narrativas memorialísticas. Sendo, esta última, foco na proposição metodológica, detalha os espaços de análise, delimitação conceitual e identificação de assuntos, descrevendo e realizando o seccionamento do processo de representação em quatro etapas fundamentais: a identificação das relações conceituais entre o conteúdo das obras; a delimitação conceitual oriunda das relações estabelecidas entre os conteúdos das obras; a identificação da intencionalidade e da mensagem transmitida com a produção/exibição da série; e, a delimitação conceitual relativa à intencionalidade e mensagem transmitida com a produção/exibição da série. Apresenta, enquanto referencial teórico, seções destinadas à caracterização das séries artístico-pictóricas no contexto da Ciência da Informação, descrevendo este tipo de documento iconográfico com base na literatura da área de Artes, pelas abordagens de House (1986) e Klein (1998) pela perspectiva da história da pintura, utilizados como autores seminais. Na sequência, discute a sistematização de conceitos para representação de séries artístico-pictóricas, dando ênfase à construção de mapas conceituais, à categorização de conceitos e a produção de índices de assunto. Como resultados, apresenta o aprofundamento dos conhecimentos produzidos pela interpretação das séries artístico-pictóricas e a ampliação das possibilidades de aplicação dos instrumentos de representação deste tipo documental na identificação/formação de novas representações documentárias para compreensão da memória social, contribuindo, sobremaneira, pela inserção da contextualidade e da intertextualidade como aspectos fundamentais aos processos de compreensão das narrativas visuais das séries artístico-pictóricas durante as atividades de análise documentária. Ao revisar os documentos que compõem o corpus de pesquisa, contribui ao sanar de ruídos metodológicos de representação do percurso de análise e representação de obras individuais. Por fim, oferece à sociedade e à comunidade acadêmica e artística, um índice de assuntos e toda a documentação gerada no seu processo de construção, bem como mapas conceituais representativos de subconjuntos temáticos identificados na série utilizada como caso específico e demonstrativo, como arcabouço de estudo, orientação e recurso de pesquisa sobre as Artes Visuais pernambucanas, sobre e sobre as metodologias de representação de documentos iconográficos, abrindo assim, uma nova cena de discussão e aprofundamento investigativo para a Ciência da Informação.
id UFPE_1b337abbbe1a63916d8c735c4904a4be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45749
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MEDEIROS, Wagner Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/3827211681433050http://lattes.cnpq.br/4220711855480007PINHO, Fabio Assis2022-08-16T16:17:25Z2022-08-16T16:17:25Z2022-03-07MEDEIROS, Wagner Oliveira de. Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico-pictóricas: percurso metodológico com finalidade memorialística. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45749ark:/64986/001300000dqd8Trata da representação da informação e do conhecimento de séries artístico-pictóricas. Como objetivo geral, propõe um percurso metodológico de representação, partindo da abordagem utilizada por Medeiros (2017) para representação de obras individuais, que contempla as especificidades das séries enquanto documentos iconográficos para construção de novos produtos documentários (nesta pesquisa, índices e mapas conceituais). Utiliza uma triangulação metodológica para delimitação de relações conceituais e identificação, categorização e sistematização de assuntos, através das perspectivas de Medeiros (2017) para análise e representação de obras individuais e, de Medeiros e Pinho (2017; 2018a) para análise e representação do conjunto de obras de séries artístico-pictóricas, em particular, as com narrativas memorialísticas. Sendo, esta última, foco na proposição metodológica, detalha os espaços de análise, delimitação conceitual e identificação de assuntos, descrevendo e realizando o seccionamento do processo de representação em quatro etapas fundamentais: a identificação das relações conceituais entre o conteúdo das obras; a delimitação conceitual oriunda das relações estabelecidas entre os conteúdos das obras; a identificação da intencionalidade e da mensagem transmitida com a produção/exibição da série; e, a delimitação conceitual relativa à intencionalidade e mensagem transmitida com a produção/exibição da série. Apresenta, enquanto referencial teórico, seções destinadas à caracterização das séries artístico-pictóricas no contexto da Ciência da Informação, descrevendo este tipo de documento iconográfico com base na literatura da área de Artes, pelas abordagens de House (1986) e Klein (1998) pela perspectiva da história da pintura, utilizados como autores seminais. Na sequência, discute a sistematização de conceitos para representação de séries artístico-pictóricas, dando ênfase à construção de mapas conceituais, à categorização de conceitos e a produção de índices de assunto. Como resultados, apresenta o aprofundamento dos conhecimentos produzidos pela interpretação das séries artístico-pictóricas e a ampliação das possibilidades de aplicação dos instrumentos de representação deste tipo documental na identificação/formação de novas representações documentárias para compreensão da memória social, contribuindo, sobremaneira, pela inserção da contextualidade e da intertextualidade como aspectos fundamentais aos processos de compreensão das narrativas visuais das séries artístico-pictóricas durante as atividades de análise documentária. Ao revisar os documentos que compõem o corpus de pesquisa, contribui ao sanar de ruídos metodológicos de representação do percurso de análise e representação de obras individuais. Por fim, oferece à sociedade e à comunidade acadêmica e artística, um índice de assuntos e toda a documentação gerada no seu processo de construção, bem como mapas conceituais representativos de subconjuntos temáticos identificados na série utilizada como caso específico e demonstrativo, como arcabouço de estudo, orientação e recurso de pesquisa sobre as Artes Visuais pernambucanas, sobre e sobre as metodologias de representação de documentos iconográficos, abrindo assim, uma nova cena de discussão e aprofundamento investigativo para a Ciência da Informação.CAPESIt treats the information representation and the knowledge of artistic-pictorial series. As its general objective, it proposes a methodological path of representation from the approach used by Medeiros (2017) for the representation of individual works which contemplate the specificities of the series as iconographic documents for the construction of new documentary products (in this research, indexes and concept maps). It uses a methodological triangulation for the delimitation of concept relations and identification, categorisation and systematisation of subjects through the perspectives of Medeiros (2017) for analysis and representation of individual works and, from Medeiros and Pinho (2017; 2018a) for the analysis and representation of group of artistic-pictorial series works, in particular, the ones with memorialistic narratives. Being, the latter, focused on the methodological proposition, it details the spaces of analysis, concept delimitation and identification of the concept relations and subject identification describing and making the sectioning of the process of representation in four fundamental phases: the identification of the concept relations between the content of the works; the concept delimitation deriving from the relations established between the contents of the works; the identification of the intentionality and the message conveyed with the production/exhibition of the series; and the concept delimitation related to the intentionality and the conveyed message with the production/exhibition of the series. It presents, as teorethical reference, sections destined to the characterisation of the artistic-pictorial series in the context of the Information Science, describing this type of iconographic document based on the literature of Arts realm through the approaches of House (1986) and Klein (1998) through the perspective of the painting history used as seminal authors. In the sequence, it discusses the systematisation of concepts for the representation of artistic-pictorial series, giving emphasis to the construction of concept maps, to the categorisation of concepts and the production of subject indexes. As results, it presents the deepening of the knowledge produced by the interpretation of artistic-pictorial series and the enlargement of the possibilites of application of instruments of representation of this document type in the identification/formation of new documentary representations for the understanding of the social memory, contributing, exceedingly, for the insertion of the contextuality and the intertextuality as fundamental aspects to the processes of understanding the visual narratives of the artistic-pictorial series during the activities of documentary analysis. At reviewing the documents that compose the corpus of the research, it contributes at the healing of methodological noises of representation of the analysis path and representation of individual works. At last, it offers society and the scholar and artistic communities an index of subjects and all the documentation generated in its process of construction as well as concept maps representative of thematic subsets identified in the series used as specific and demonstrative case, as study, orientation and resource framework of research about Visual Arts of Pernambuco and about the methodologies of representation of iconographic methodologies, opening this way, a new scene of discussion and investigative deepining for the Information Science.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da InformacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSéries artístico-pictóricasRepresentação da Informação e do ConhecimentoCategorização de AssuntosMapas ConceituaisMemória SocialRepresentação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Wagner Oliveira de Medeiros.pdfTESE Wagner Oliveira de Medeiros.pdfapplication/pdf10598121https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/1/TESE%20%20Wagner%20Oliveira%20de%20Medeiros.pdfb3ffcb86ad430b29bb5cbe325c7479edMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTTESE Wagner Oliveira de Medeiros.pdf.txtTESE Wagner Oliveira de Medeiros.pdf.txtExtracted texttext/plain683974https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/4/TESE%20%20Wagner%20Oliveira%20de%20Medeiros.pdf.txt751d109178aeba3e1afa0ccb82ea1f30MD54THUMBNAILTESE Wagner Oliveira de Medeiros.pdf.jpgTESE Wagner Oliveira de Medeiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/5/TESE%20%20Wagner%20Oliveira%20de%20Medeiros.pdf.jpg0a69675ff1c801527773b84e7ba71ba9MD55123456789/457492022-08-17 02:40:28.179oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45749VGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyBwYXJhIFB1YmxpY2HDp8OjbyBkZSBEb2N1bWVudG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUKIAoKRGVjbGFybyBlc3RhciBjaWVudGUgZGUgcXVlIGVzdGUgVGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyB0ZW0gbyBvYmpldGl2byBkZSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZG9zIGRvY3VtZW50b3MgZGVwb3NpdGFkb3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRSBlIGRlY2xhcm8gcXVlOgoKSSAtICBvIGNvbnRlw7pkbyBkaXNwb25pYmlsaXphZG8gw6kgZGUgcmVzcG9uc2FiaWxpZGFkZSBkZSBzdWEgYXV0b3JpYTsKCklJIC0gbyBjb250ZcO6ZG8gw6kgb3JpZ2luYWwsIGUgc2UgbyB0cmFiYWxobyBlL291IHBhbGF2cmFzIGRlIG91dHJhcyBwZXNzb2FzIGZvcmFtIHV0aWxpemFkb3MsIGVzdGFzIGZvcmFtIGRldmlkYW1lbnRlIHJlY29uaGVjaWRhczsKCklJSSAtIHF1YW5kbyB0cmF0YXItc2UgZGUgVHJhYmFsaG8gZGUgQ29uY2x1c8OjbyBkZSBDdXJzbywgRGlzc2VydGHDp8OjbyBvdSBUZXNlOiBvIGFycXVpdm8gZGVwb3NpdGFkbyBjb3JyZXNwb25kZSDDoCB2ZXJzw6NvIGZpbmFsIGRvIHRyYWJhbGhvOwoKSVYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIFRyYWJhbGhvIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28sIERpc3NlcnRhw6fDo28gb3UgVGVzZTogZXN0b3UgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBhIGFsdGVyYcOnw6NvIGRhIG1vZGFsaWRhZGUgZGUgYWNlc3NvIGFvIGRvY3VtZW50byBhcMOzcyBvIGRlcMOzc2l0byBlIGFudGVzIGRlIGZpbmRhciBvIHBlcsOtb2RvIGRlIGVtYmFyZ28sIHF1YW5kbyBmb3IgZXNjb2xoaWRvIGFjZXNzbyByZXN0cml0bywgc2Vyw6EgcGVybWl0aWRhIG1lZGlhbnRlIHNvbGljaXRhw6fDo28gZG8gKGEpIGF1dG9yIChhKSBhbyBTaXN0ZW1hIEludGVncmFkbyBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVRlBFIChTSUIvVUZQRSkuCgogClBhcmEgdHJhYmFsaG9zIGVtIEFjZXNzbyBBYmVydG86CgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgYXV0b3IgcXVlIHJlY2FlbSBzb2JyZSBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgZnVuZGFtZW50YWRvIG5hIExlaSBkZSBEaXJlaXRvIEF1dG9yYWwgbm8gOS42MTAsIGRlIDE5IGRlIGZldmVyZWlybyBkZSAxOTk4LCBhcnQuIDI5LCBpbmNpc28gSUlJLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFBlcm5hbWJ1Y28gYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBncmF0dWl0YW1lbnRlLCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHBhcmEgZmlucyBkZSBsZWl0dXJhLCBpbXByZXNzw6NvIGUvb3UgZG93bmxvYWQgKGFxdWlzacOnw6NvKSBhdHJhdsOpcyBkbyBzaXRlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUgbm8gZW5kZXJlw6dvIGh0dHA6Ly93d3cucmVwb3NpdG9yaW8udWZwZS5iciwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZSBkZXDDs3NpdG8uCgogClBhcmEgdHJhYmFsaG9zIGVtIEFjZXNzbyBSZXN0cml0bzoKCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBhdXRvciBxdWUgcmVjYWVtIHNvYnJlIGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBmdW5kYW1lbnRhZG8gbmEgTGVpIGRlIERpcmVpdG8gQXV0b3JhbCBubyA5LjYxMCBkZSAxOSBkZSBmZXZlcmVpcm8gZGUgMTk5OCwgYXJ0LiAyOSwgaW5jaXNvIElJSSwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkIChhcXVpc2nDp8OjbykgYXRyYXbDqXMgZG8gc2l0ZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gRGlnaXRhbCBkYSBVRlBFIG5vIGVuZGVyZcOnbyBodHRwOi8vd3d3LnJlcG9zaXRvcmlvLnVmcGUuYnIsIHF1YW5kbyBmaW5kYXIgbyBwZXLDrW9kbyBkZSBlbWJhcmdvIGNvbmRpemVudGUgYW8gdGlwbyBkZSBkb2N1bWVudG8sIGNvbmZvcm1lIGluZGljYWRvIG5vIGNhbXBvIERhdGEgZGUgRW1iYXJnby4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-08-17T05:40:28Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
title Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
spellingShingle Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
MEDEIROS, Wagner Oliveira de
Séries artístico-pictóricas
Representação da Informação e do Conhecimento
Categorização de Assuntos
Mapas Conceituais
Memória Social
title_short Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
title_full Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
title_fullStr Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
title_full_unstemmed Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
title_sort Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialística
author MEDEIROS, Wagner Oliveira de
author_facet MEDEIROS, Wagner Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3827211681433050
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4220711855480007
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Wagner Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PINHO, Fabio Assis
contributor_str_mv PINHO, Fabio Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Séries artístico-pictóricas
Representação da Informação e do Conhecimento
Categorização de Assuntos
Mapas Conceituais
Memória Social
topic Séries artístico-pictóricas
Representação da Informação e do Conhecimento
Categorização de Assuntos
Mapas Conceituais
Memória Social
description Trata da representação da informação e do conhecimento de séries artístico-pictóricas. Como objetivo geral, propõe um percurso metodológico de representação, partindo da abordagem utilizada por Medeiros (2017) para representação de obras individuais, que contempla as especificidades das séries enquanto documentos iconográficos para construção de novos produtos documentários (nesta pesquisa, índices e mapas conceituais). Utiliza uma triangulação metodológica para delimitação de relações conceituais e identificação, categorização e sistematização de assuntos, através das perspectivas de Medeiros (2017) para análise e representação de obras individuais e, de Medeiros e Pinho (2017; 2018a) para análise e representação do conjunto de obras de séries artístico-pictóricas, em particular, as com narrativas memorialísticas. Sendo, esta última, foco na proposição metodológica, detalha os espaços de análise, delimitação conceitual e identificação de assuntos, descrevendo e realizando o seccionamento do processo de representação em quatro etapas fundamentais: a identificação das relações conceituais entre o conteúdo das obras; a delimitação conceitual oriunda das relações estabelecidas entre os conteúdos das obras; a identificação da intencionalidade e da mensagem transmitida com a produção/exibição da série; e, a delimitação conceitual relativa à intencionalidade e mensagem transmitida com a produção/exibição da série. Apresenta, enquanto referencial teórico, seções destinadas à caracterização das séries artístico-pictóricas no contexto da Ciência da Informação, descrevendo este tipo de documento iconográfico com base na literatura da área de Artes, pelas abordagens de House (1986) e Klein (1998) pela perspectiva da história da pintura, utilizados como autores seminais. Na sequência, discute a sistematização de conceitos para representação de séries artístico-pictóricas, dando ênfase à construção de mapas conceituais, à categorização de conceitos e a produção de índices de assunto. Como resultados, apresenta o aprofundamento dos conhecimentos produzidos pela interpretação das séries artístico-pictóricas e a ampliação das possibilidades de aplicação dos instrumentos de representação deste tipo documental na identificação/formação de novas representações documentárias para compreensão da memória social, contribuindo, sobremaneira, pela inserção da contextualidade e da intertextualidade como aspectos fundamentais aos processos de compreensão das narrativas visuais das séries artístico-pictóricas durante as atividades de análise documentária. Ao revisar os documentos que compõem o corpus de pesquisa, contribui ao sanar de ruídos metodológicos de representação do percurso de análise e representação de obras individuais. Por fim, oferece à sociedade e à comunidade acadêmica e artística, um índice de assuntos e toda a documentação gerada no seu processo de construção, bem como mapas conceituais representativos de subconjuntos temáticos identificados na série utilizada como caso específico e demonstrativo, como arcabouço de estudo, orientação e recurso de pesquisa sobre as Artes Visuais pernambucanas, sobre e sobre as metodologias de representação de documentos iconográficos, abrindo assim, uma nova cena de discussão e aprofundamento investigativo para a Ciência da Informação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T16:17:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T16:17:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Wagner Oliveira de. Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico-pictóricas: percurso metodológico com finalidade memorialística. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45749
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000dqd8
identifier_str_mv MEDEIROS, Wagner Oliveira de. Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico-pictóricas: percurso metodológico com finalidade memorialística. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
ark:/64986/001300000dqd8
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/1/TESE%20%20Wagner%20Oliveira%20de%20Medeiros.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/4/TESE%20%20Wagner%20Oliveira%20de%20Medeiros.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45749/5/TESE%20%20Wagner%20Oliveira%20de%20Medeiros.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3ffcb86ad430b29bb5cbe325c7479ed
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
751d109178aeba3e1afa0ccb82ea1f30
0a69675ff1c801527773b84e7ba71ba9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172801293713408