Impactos sociais da duplicação de uma rodovia em uma cidade de pequeno porte: o caso de Goianinha/RN
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29359 |
Resumo: | Este trabalho busca identificar os principais impactos sentidos pela população de uma cidade de pequeno porte após a duplicação de uma rodovia federal que passa por seu território urbano. Esses segmentos de rodovia que possuem concentrações urbanas em ambas faixas de domínios são denominadas de Travessias Rodoviárias em Áreas Urbanas, ou, simplesmente, Travessias Urbanas. Esse modelo de travessia contém características únicas, que exigem a adoção de medidas mitigadoras para diminuir seus impactos na população da cidade, tais como o conflito gerado pela movimentação de tráfego motorizado e não motorizado. Este trabalho avalia a percepção do usuário da cidade antes e depois da duplicação da rodovia levantando dados sobre a modificação dos percursos diários, o tempo de deslocamento, e a identificação da rodovia duplicada como barreira urbanística, buscando contrapor esses dados com as soluções adotadas no projeto. O projeto de duplicação do trecho da BR 101 que passa pelo município de Goianinha, Rio Grande do Norte, apresenta características que privilegiam o trânsito de passagem em detrimento da população, sendo um indicativo da necessidade de um estudo mais aprofundado que busque gerar soluções equilibradas, que beneficie mais igualitariamente a população da cidade e o tráfego de passagem. |
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TAVARES, Luiza Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6535688449376653http://lattes.cnpq.br/5541333217408107MAIA, Maria Leonor AlvesANDRADE, Mauricio Oliveira de2019-02-21T17:11:08Z2019-02-21T17:11:08Z2015-08-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29359ark:/64986/001300000fb9hEste trabalho busca identificar os principais impactos sentidos pela população de uma cidade de pequeno porte após a duplicação de uma rodovia federal que passa por seu território urbano. Esses segmentos de rodovia que possuem concentrações urbanas em ambas faixas de domínios são denominadas de Travessias Rodoviárias em Áreas Urbanas, ou, simplesmente, Travessias Urbanas. Esse modelo de travessia contém características únicas, que exigem a adoção de medidas mitigadoras para diminuir seus impactos na população da cidade, tais como o conflito gerado pela movimentação de tráfego motorizado e não motorizado. Este trabalho avalia a percepção do usuário da cidade antes e depois da duplicação da rodovia levantando dados sobre a modificação dos percursos diários, o tempo de deslocamento, e a identificação da rodovia duplicada como barreira urbanística, buscando contrapor esses dados com as soluções adotadas no projeto. O projeto de duplicação do trecho da BR 101 que passa pelo município de Goianinha, Rio Grande do Norte, apresenta características que privilegiam o trânsito de passagem em detrimento da população, sendo um indicativo da necessidade de um estudo mais aprofundado que busque gerar soluções equilibradas, que beneficie mais igualitariamente a população da cidade e o tráfego de passagem.CAPESThis work seeks to identify the main impacts felt by the population of a small city after the duplication of a federal highway that passes through its urban territory. These highway segments that have urban concentrations in both domain strips are called Road Crossings in Urban Areas, or simply Urban Crossings. This crossing model contains unique characteristics that require the adoption of mitigating measures to reduce its impacts on the population of the city, such as the conflict generated by the movement of motorized and non-motorized traffic. This work evaluates the perception of the city user before and after the duplication of the highway, raising data on the modification of the daily journeys, the time of displacement, and the identification of the duplicated highway as urban barrier, seeking to counteract this data with the solutions adopted in the project. The duplication project of the section of BR 101 that passes through the city of Goianinha, Rio Grande do Norte, presents characteristics that favor transit traffic to the detriment of the population, being an indication of the need for a more detailed study that seeks to generate balanced solutions, which will benefit the city's population and transit traffic more equally.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDuplicação de RodoviaEfeito BarreiraImpactos Sócio-urbanisticosImpactos sociais da duplicação de uma rodovia em uma cidade de pequeno porte: o caso de Goianinha/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇAO Luiza Medeiros Tavares.pdf.jpgDISSERTAÇAO Luiza Medeiros Tavares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29359/5/DISSERTA%c3%87AO%20Luiza%20Medeiros%20Tavares.pdf.jpg77f1eb34ef2eb43d9cd460b40ef7c327MD55ORIGINALDISSERTAÇAO Luiza Medeiros Tavares.pdfDISSERTAÇAO Luiza Medeiros Tavares.pdfapplication/pdf4374531https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29359/1/DISSERTA%c3%87AO%20Luiza%20Medeiros%20Tavares.pdfc2dabd19ffa090f5d0a13c4f63142757MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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