Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49275 |
Resumo: | Esse estudo buscou analisar a relação entre a generatividade, o ativismo ambiental e o orgulho com a intenção de compra de alimentos orgânicos. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 212 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que a intenção de consumir alimentos orgânicos é influenciada direta e positivamente pelo ativismo ambiental e orgulho. Já a generatividade não mostrou influência direta e positiva com a intenção de consumir alimentos orgânicos, porém teve um papel de influência sobre o ativismo ambiental e o orgulho. Ademais, esse estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, conclui-se que o presente estudo traz um contexto inédito no que se refere à intenção de compra de alimentos orgânicos, contribuindo, assim, para o avanço das pesquisas relacionadas à temática de consumo sustentável e o comportamento do consumidor. Em relação às contribuições práticas, os produtores e empresas poderão utilizar essas informações aqui contidas para fundamentar suas estratégias de marketing perante a temática, com a oportunidade de melhorarem o seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade. Além disso, este estudo pode acarretar em políticas públicas de incentivo a este tipo de produção agrícola. |
id |
UFPE_21c85e6813b0da8a705ae42957ad3d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/49275 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SOUZA, Jéssica Carvalho Veras dehttp://lattes.cnpq.br/6292199249078466http://lattes.cnpq.br/7359522003689133COSTA, Marconi Freitas da2023-03-07T14:57:52Z2023-03-07T14:57:52Z2022-03-28SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de. Generatividade, ativismo ambiental e orgulho: antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49275Esse estudo buscou analisar a relação entre a generatividade, o ativismo ambiental e o orgulho com a intenção de compra de alimentos orgânicos. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 212 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que a intenção de consumir alimentos orgânicos é influenciada direta e positivamente pelo ativismo ambiental e orgulho. Já a generatividade não mostrou influência direta e positiva com a intenção de consumir alimentos orgânicos, porém teve um papel de influência sobre o ativismo ambiental e o orgulho. Ademais, esse estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, conclui-se que o presente estudo traz um contexto inédito no que se refere à intenção de compra de alimentos orgânicos, contribuindo, assim, para o avanço das pesquisas relacionadas à temática de consumo sustentável e o comportamento do consumidor. Em relação às contribuições práticas, os produtores e empresas poderão utilizar essas informações aqui contidas para fundamentar suas estratégias de marketing perante a temática, com a oportunidade de melhorarem o seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade. Além disso, este estudo pode acarretar em políticas públicas de incentivo a este tipo de produção agrícola.FACEPEThis study sought to analyze the relationship between generativity, environmental activism and pride with the intention to purchase organic foods. For this objective to be determined probabilistic, a descriptive research was carried out, using a type of non-probabilistic research. Data collection was carried out through an online survey, distributed by the snowball technique. The sample consisted of 212 respondents and used Structural Equation Modeling for data analysis. The results obtained that the intention to consume organic foods are directly and positively influential by environmental activism and pride. Generativity, on the other hand, did not show a direct and positive influence on the intention to consume organic foods, but it had an influential role on environmental activism and pride. In addition, this study raises scientific and practical contributions. With regard to scientific contributions, it is said that the present study brings an unprecedented context with regard to the purchase of consumer food, it was developed thus, for the sustainable behavior of issues related to consumption. In relation to practical contributions, producers and companies will be able to use this information contained here to base their marketing strategies on the subject, with the opportunity to improve their positioning, in competitive advantage and profitability. In addition, this production study can encourage this type of public policy.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComprasAlimentos orgânicosMovimento ecológicoComportamento do consumidorGeneratividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Jéssica Carvalho Veras de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Jéssica Carvalho Veras de Souza.pdfapplication/pdf789598https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Carvalho%20Veras%20de%20Souza.pdf3a0dca581f5059e22820f0e47cfd09faMD51TEXTDISSERTAÇÃO Jéssica Carvalho Veras de Souza.pdf.txtDISSERTAÇÃO Jéssica Carvalho Veras de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain161606https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Carvalho%20Veras%20de%20Souza.pdf.txt5e964794b2ac464d9b7dd625322146deMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Jéssica Carvalho Veras de Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jéssica Carvalho Veras de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Carvalho%20Veras%20de%20Souza.pdf.jpg64d86f0b5dc6ac5648232dc6935fb40dMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53123456789/492752023-03-08 02:19:44.539oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-03-08T05:19:44Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos |
title |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos |
spellingShingle |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de Compras Alimentos orgânicos Movimento ecológico Comportamento do consumidor |
title_short |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos |
title_full |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos |
title_fullStr |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos |
title_full_unstemmed |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos |
title_sort |
Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos |
author |
SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de |
author_facet |
SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6292199249078466 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7359522003689133 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da |
contributor_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compras Alimentos orgânicos Movimento ecológico Comportamento do consumidor |
topic |
Compras Alimentos orgânicos Movimento ecológico Comportamento do consumidor |
description |
Esse estudo buscou analisar a relação entre a generatividade, o ativismo ambiental e o orgulho com a intenção de compra de alimentos orgânicos. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 212 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que a intenção de consumir alimentos orgânicos é influenciada direta e positivamente pelo ativismo ambiental e orgulho. Já a generatividade não mostrou influência direta e positiva com a intenção de consumir alimentos orgânicos, porém teve um papel de influência sobre o ativismo ambiental e o orgulho. Ademais, esse estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, conclui-se que o presente estudo traz um contexto inédito no que se refere à intenção de compra de alimentos orgânicos, contribuindo, assim, para o avanço das pesquisas relacionadas à temática de consumo sustentável e o comportamento do consumidor. Em relação às contribuições práticas, os produtores e empresas poderão utilizar essas informações aqui contidas para fundamentar suas estratégias de marketing perante a temática, com a oportunidade de melhorarem o seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade. Além disso, este estudo pode acarretar em políticas públicas de incentivo a este tipo de produção agrícola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-07T14:57:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-07T14:57:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de. Generatividade, ativismo ambiental e orgulho: antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49275 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de. Generatividade, ativismo ambiental e orgulho: antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Carvalho%20Veras%20de%20Souza.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Carvalho%20Veras%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Carvalho%20Veras%20de%20Souza.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49275/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a0dca581f5059e22820f0e47cfd09fa 5e964794b2ac464d9b7dd625322146de 64d86f0b5dc6ac5648232dc6935fb40d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310685446635520 |