Relações entre argumentação e flexibilidade cognitiva no envelhecimento típico : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARAL, Stefânio Ramalho do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50542
Resumo: A senescência é um conjunto de processos naturais decorrentes do processo de maturidade do ser humano e difere da senilidade, compreendida como um conjunto de transformações patológicas do indivíduo. Este estudo teve como objetivo geral investigar empiricamente e analisar discursivamente o potencial de um programa sistemático de intervenção focado em argumentação adaptado para pessoas idosas com declínios cognitivos típicos, especificamente em processos relacionados à flexibilidade argumentativa, compreendida como construto teórico observável empiricamente através de movimentos argumentativos, como antecipação e resposta a perspectivas múltiplas, contrárias e divergentes. A especificidade desta tese está: a) na adaptação e aplicação para senescentes de um programa sistemático de intervenção focado em argumentação, e b) na análise discursiva do potencial da referida adaptação, especificamente em processos relacionados às flexibilidades cognitiva e argumentativa. Participaram 15 pessoas com idade entre 60 e 75 anos, com declínios cognitivos típicos, com autonomia e baixos índices de depressão e ansiedade. Como método, adaptou-se o Modelo do Debate Crítico em quatro ciclos, durante dez sessões, focando quatro tópicos: fake News, inserção da pessoa idosa na sociedade brasileira do século XXI, políticas públicas para a pessoa idosa e finitude. As transcrições das intervenções foram analisadas em duas etapas, através da unidade triádica argumentativa – argumento (ponto de vista e justificativa), contra-argumento e resposta – e com ancoramento em modalizadores discursivos, em busca de indicadores discursivos de flexibilidade argumentativa. Na microanálise – análises minuciosas e detalhadas, que servem como exemplo das análises realizadas no corpus – foram selecionados intencionalmente dois participantes que estiveram em todas as dez sessões. Na macroanálise, foram selecionados intencionalmente seis participantes que tiveram frequência superior a sete sessões, em busca de possíveis transformações na frequência dos indicadores discursivos durante a intervenção. Ao comparar as cinco sessões iniciais e as cinco finais, as análises indicaram tendência ao aumento da densidade de movimentos flexibilizadores e à diminuição de movimentos conservadores. Estes resultados sugerem possíveis impactos do programa de intervenção na cognição dos participantes, especificamente quanto à reflexão, antecipação e consideração de perspectivas divergentes.
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Este estudo teve como objetivo geral investigar empiricamente e analisar discursivamente o potencial de um programa sistemático de intervenção focado em argumentação adaptado para pessoas idosas com declínios cognitivos típicos, especificamente em processos relacionados à flexibilidade argumentativa, compreendida como construto teórico observável empiricamente através de movimentos argumentativos, como antecipação e resposta a perspectivas múltiplas, contrárias e divergentes. A especificidade desta tese está: a) na adaptação e aplicação para senescentes de um programa sistemático de intervenção focado em argumentação, e b) na análise discursiva do potencial da referida adaptação, especificamente em processos relacionados às flexibilidades cognitiva e argumentativa. Participaram 15 pessoas com idade entre 60 e 75 anos, com declínios cognitivos típicos, com autonomia e baixos índices de depressão e ansiedade. Como método, adaptou-se o Modelo do Debate Crítico em quatro ciclos, durante dez sessões, focando quatro tópicos: fake News, inserção da pessoa idosa na sociedade brasileira do século XXI, políticas públicas para a pessoa idosa e finitude. As transcrições das intervenções foram analisadas em duas etapas, através da unidade triádica argumentativa – argumento (ponto de vista e justificativa), contra-argumento e resposta – e com ancoramento em modalizadores discursivos, em busca de indicadores discursivos de flexibilidade argumentativa. Na microanálise – análises minuciosas e detalhadas, que servem como exemplo das análises realizadas no corpus – foram selecionados intencionalmente dois participantes que estiveram em todas as dez sessões. Na macroanálise, foram selecionados intencionalmente seis participantes que tiveram frequência superior a sete sessões, em busca de possíveis transformações na frequência dos indicadores discursivos durante a intervenção. Ao comparar as cinco sessões iniciais e as cinco finais, as análises indicaram tendência ao aumento da densidade de movimentos flexibilizadores e à diminuição de movimentos conservadores. Estes resultados sugerem possíveis impactos do programa de intervenção na cognição dos participantes, especificamente quanto à reflexão, antecipação e consideração de perspectivas divergentes.CAPESSenescence is a set of natural processes resulting from the human being's maturity process and differs from senility, a group of pathological transformations of the individual. This study aimed empirically to investigate and discursively analyze the potential of a systematic intervention program focused on argumentation adapted for older adults with typical cognitive decline (senescent), specifically in processes related to argumentative flexibility, understood as a theoretical construct empirically observable through argumentative movements, as anticipation and response to multiple, contrary and divergent perspectives. The specificity of this thesis is: a) in the adaptation and application for senescent of a systematic intervention program focused on argumentation, and b) in the discursive analysis of the potential of said adaptation, specifically in processes related to cognitive and argumentative flexibilities. Participants were 15 people aged between 60 and 75 years, with typical cognitive decline, autonomy, and low rates of depression and anxiety. As a method, the Critical Debate Model was adapted in four cycles, during ten sessions, focusing on four topics: fake news, insertion of the elderly in Brazilian society in the 21st century, public policies for the older adults, and finitude. The transcripts of the interventions were analyzed in two stages, through the argumentative triadic unit – argument (point of view and justification), counter-argument, and answer – and anchored in discursive modalizers, in search of discursive indicators of argumentative flexibility. In the microanalysis – thorough and detailed analyses, which serve as an example of the analyzes carried out in the corpus – two participants intentionally selected who participated in all ten sessions. In the macroanalysis, six participants who attended more than seven sessions were intentionally selected, in search of possible changes in the frequency of discursive indicators during the intervention. When comparing the five initial and five final sessions, analyses indicated a tendency towards an increase in the density of flexibilities movements and a decrease in conservative movements. These results suggest possible impacts of the intervention program on the participants' cognition, specifically regarding reflection, anticipation, and consideration of divergent perspectives.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaArgumentaçãoCogniçãoEnvelhecimentoFlexibilidade cognitivaFlexibilidade argumentativaModelo do Debate CríticoRelações entre argumentação e flexibilidade cognitiva no envelhecimento típico : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50542/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTESE Stefânio Ramalho do Amaral.pdfTESE Stefânio Ramalho do Amaral.pdfapplication/pdf1469365https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50542/1/TESE%20Stef%c3%a2nio%20Ramalho%20do%20Amaral.pdffe35b3e2d5722831d1497863316c6d1eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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