Do papel à tela: anotando para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Andréa Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000012sns
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30365
Resumo: Neste trabalho, promovemos a discussão acerca do uso de tecnologias digitais para a produção de anotações, especialmente em contextos de ensino-aprendizagem. Nosso objetivo principal foi investigar o uso e configuração do gênero textual anotação em suportes digitais e suas possíveis contribuições para a construção de conhecimentos no processo de aprendizagem escolar. Especificamente, averiguamos se havia subsídios teórico-metodológicos para orientar a prática de anotar no ambiente escolar, seja através da voz do professor ou de materiais didáticos diversos. Identificamos também quais recursos visuais foram utilizados na construção de anotações em suporte digital. Por fim, tecemos considerações acerca da experiência com anotações na tela digital, observando como os textos produzidos estavam relacionados às atividades pedagógicas dos estudantes. Contamos com a coleta de dados em dois momentos: o primeiro caracterizado pela observação do grupo-classe, com a finalidade de traçar um perfil mais geral e selecionar, dentre eles, dez alunos que pudessem anotar na tela digital durante as aulas de Língua Portuguesa por determinado período de tempo. O segundo momento se refere ao convite feito a dez estudantes para anotarem utilizando como suporte a tela digital e, posteriormente, uma entrevista realizada com eles. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com o referencial teórico, que principiou discutindo historicamente o gênero anotação e sua relação com a aprendizagem (Jackson, 2001; Kawakkel, 2014; Chartier, 1998), assim como algumas hipóteses sobre os efeitos da anotação na tela digital. Também compôs parte da fundamentação teórica a discussão sobre gênero textual, suporte e ensino, utilizando como referências autores como Bazerman (2011), Marcuschi (2008) e Koch (2009). Abordamos, ainda, as relações entre os conceitos de relevância, compreensão e inferência e o gênero anotação (Sperber e Wilson, 2005; Marcuschi, 2008; Koch, 2011). Finalizando as reflexões teóricas, discutimos a leitura e a escrita na tela, assim como o contexto pedagógico atual face à escrita de anotações. Quanto à análise das anotações escritas na tela digital, os resultados indicaram que, apesar de possibilitarem o uso de diversos recursos multimodais, conferindo aos textos anotados maior retórica visual, as notas mantiveram um formato tradicional em sua maioria. As entrevistas realizadas evidenciaram que, apesar de ter reconhecido seu potencial enquanto ferramenta no processo de aprendizagem, o gênero textual anotação vem sendo pouco explorado didaticamente e sua escrita acontece de maneira casual e não-planejada. De forma geral, a contribuição deste trabalho foi de instigar um olhar mais atento ao gênero anotação, trazendo à luz a discussão sobre a sua escrita planejada e consciente, de forma que seu potencial para mobilizar processos cognitivos seja melhor aproveitado, especialmente no contexto atual, em que a tela digital surge como um suporte cada vez mais atraente.
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Por fim, tecemos considerações acerca da experiência com anotações na tela digital, observando como os textos produzidos estavam relacionados às atividades pedagógicas dos estudantes. Contamos com a coleta de dados em dois momentos: o primeiro caracterizado pela observação do grupo-classe, com a finalidade de traçar um perfil mais geral e selecionar, dentre eles, dez alunos que pudessem anotar na tela digital durante as aulas de Língua Portuguesa por determinado período de tempo. O segundo momento se refere ao convite feito a dez estudantes para anotarem utilizando como suporte a tela digital e, posteriormente, uma entrevista realizada com eles. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com o referencial teórico, que principiou discutindo historicamente o gênero anotação e sua relação com a aprendizagem (Jackson, 2001; Kawakkel, 2014; Chartier, 1998), assim como algumas hipóteses sobre os efeitos da anotação na tela digital. Também compôs parte da fundamentação teórica a discussão sobre gênero textual, suporte e ensino, utilizando como referências autores como Bazerman (2011), Marcuschi (2008) e Koch (2009). Abordamos, ainda, as relações entre os conceitos de relevância, compreensão e inferência e o gênero anotação (Sperber e Wilson, 2005; Marcuschi, 2008; Koch, 2011). Finalizando as reflexões teóricas, discutimos a leitura e a escrita na tela, assim como o contexto pedagógico atual face à escrita de anotações. Quanto à análise das anotações escritas na tela digital, os resultados indicaram que, apesar de possibilitarem o uso de diversos recursos multimodais, conferindo aos textos anotados maior retórica visual, as notas mantiveram um formato tradicional em sua maioria. As entrevistas realizadas evidenciaram que, apesar de ter reconhecido seu potencial enquanto ferramenta no processo de aprendizagem, o gênero textual anotação vem sendo pouco explorado didaticamente e sua escrita acontece de maneira casual e não-planejada. De forma geral, a contribuição deste trabalho foi de instigar um olhar mais atento ao gênero anotação, trazendo à luz a discussão sobre a sua escrita planejada e consciente, de forma que seu potencial para mobilizar processos cognitivos seja melhor aproveitado, especialmente no contexto atual, em que a tela digital surge como um suporte cada vez mais atraente.In this dissertation, the discussion about the uses of digital technology for note taking production is promoted, especially in teaching and learning environments. The main goal was based on investigating the use and configuration of the note taking genre and its digital supports and contributions to the construction of knowledge in the school learning process. Specifically, It was verified if there were theoretical and methodological aids to guide the note taking practice in the school setting, whether through the teacher’s voice or other teaching materials. Also, which visual resources were used in the construction of annotation in digital supports were identified. Ultimately, reflections about the experience with annotations in digital screens are made, observing how the produced texts were related to the pedagogical activities of the students. Data collection is taken into account in two moments: the first was characterized by observation of the class group with the aim of building a more general profile and select, among them, ten students that could take notes in a digital screen during Portuguese language lessons for a determined time period. The second refers to the invitation made to ten students to take notes using the digital screen as the support and, after that, an interview with them. The data was organized and analyzed according to the literature review, that first discussed historically about genre and annotation in its relation to learning (Jackson, 2001; Kawakkel, 2014; Chartier, 1998), as well as some hypotheses about the effects of note taking in digital screens. Also, the discussion about genre as text, teaching and support, were a part of the literature review with references such as Bazerman (2011), Marcuschi (2008) and Koch (2009). The relations among the relevance concepts, comprehension and inference, and the note taking genre (Sperber and Wilson, 2005; Marcuschi, 2008; Koch, 2011) were also addressed. After concluding the theoretical reflections, the writing and reading in a screen are focused, as well as the current pedagogical context, whose relationship between text and reader long for the solidity of knowledge. As for the note taking analysis in digital screens, the results point out that, even though they enable the use of varied multimodal resources, granting the annotated texts better visual rhetoric, the notes maintained a traditional shape most of the times. The interviews revealed that, despite having recognized its potential as a tool in the learning process, the note taking genre is little explored pedagogically and its writing happens in a casual and unplanned way. In general, the contribution of this thesis seems to incite a closer look to the annotation genre, bringing to light the discussion about its planned and conscious writing, in a way that its potential to mobilize cognitive processes can be better availed, especially in the current context, in which the digital screen emerges as an increasingly inviting support.En este trabajo, promovemos una discusión acerca del uso de tecnologías digitales para la producción de anotaciones, especialmente en contextos de enseñanza y aprendizaje. Nuestro objetivo principal tuvo principio investigar el uso y la configuración del género anotación en soportes digitales y sus contribuciones para la construcción de conocimientos en el proceso de aprendizaje escolar. Específicamente, si hay subsidios teóricos y metodológicos para orientar la práctica de tomar nota en el ambiente escolar, sea a través de la voz del profesor o de materiales didácticos diversos. Todavía, identificamos cuales recursos visuales fueron utilizados en la construcción de anotaciones en soporte digital. Por fin, tejemos reflexiones acerca de la experiencia con anotaciones en pantalla digital, observando como los textos producidos se relacionaban a las actividades pedagógicas de los estudiantes. Colectamos datos en dos momentos: el primero caracterizado por la observación de los discentes, con el objetivo de trazar un perfil más general y seleccionar, entre ellos, diez alumnos que pudiesen hacer anotaciones en pantalla digital durante las clases de portugués por determinado periodo de tiempo. El segundo momento se refiere a la invitación a diez estudiantes para que tomaran nota utilizando como soporte la pantalla digital y, posteriormente, una entrevista realizada con ellos. Los datos fueron sistematizados y analizados de acuerdo con el referencial teórico, que al inicio discutió históricamente el género anotación y su relación con el aprendizaje (Jackson, 2001; Kawakkel, 2014, Chartier, 1998), así como algunas hipótesis sobre los efectos de la anotación en pantalla digital. También hizo parte de la fundamentación teórica la discusión sobre género textual, soporte y enseñanza, utilizando como referencias nombres como Bezerman (2011), Marcuschi (2008) y Koch (2009). Tratamos, aún, de las relaciones entre los conceptos de relevancia, comprensión e inferencia y el género anotación (Spercer y Wilson, 2005; Marcuschi, 2008; Koch, 2011). Finalizando las reflexiones teóricas, discutimos la lectura y la escrita en pantalla, así como el contexto pedagógico actual, cuya relación entre texto y lector busca la solidez de conocimientos. Con relación al análisis de las anotaciones escritas en pantalla digital, los resultados indicaron que, a pesar de posibilitar el uso de diversos recursos multimodales, agregando a los textos anotados mayor retórica visual, las anotaciones mantuvieron un formato tradicional en su mayoría. Las entrevistas realizadas evidenciaron que, a pesar de haber reconocido su potencial como herramienta en el proceso de aprendizaje, se explora poco el género anotación y su escrita ocurre de manera casual y no-planificada. De manera general, la contribución de este trabajo parece ser instigar una mirada más atenta hacia el género anotación, trayendo a la luz la discusión sobre su escrita planificada y consciente, de forma que se aproveche mejor su potencial para movilizar procesos cognitivos, especialmente en el contexto actual, en que la pantalla digital surge como un soporte cada vez más atractivo.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnotaçãoGênero textualSuporteTela digitalDo papel à tela: anotando para aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Andrea Silva Moraes.pdf.jpgTESE Andrea Silva Moraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30365/5/TESE%20Andrea%20Silva%20Moraes.pdf.jpg0115eea9283d6eceb39aa21c492d2ef1MD55ORIGINALTESE Andrea Silva Moraes.pdfTESE Andrea Silva Moraes.pdfapplication/pdf4405404https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30365/1/TESE%20Andrea%20Silva%20Moraes.pdf492a2977ca082eabe2c91d55a85a597fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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