Eros e Filosofia: a defesa de Sócrates e do modo de vida filosófico no Banquete de Platão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, João Raniery Elias da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000040ph
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33449
Resumo: No presente trabalho, abordaremos de que modo Platão, utilizando dos conceitos de éros e philosophia, procura elaborar uma nova apologia de Sócrates e do modo de vida filosófico. Para tanto, tomaremos como base bibliográfica primária a obra Banquete, texto em que o filósofo busca desenvolver uma reflexão aprofundada sobre o fenômeno de éros na vida humana, formando uma concepção da filosofia como atividade intermediária entre a falta e a abundância, entre o saber e a ignorância. Partindo dos primeiros discursos apresentados na obra, em que se destaca a retórica tradicional em sua vertente laudatória, analisaremos como se dá, mediante a arte do encômio, a celebração convencional do poder e da excelência de Éros. Em seguida, procuraremos desenvolver uma reflexão sobre a intervenção retórico-filosófica de Sócrates no diálogo, a qual se expressa principalmente no célebre discurso de Diotima, que evidencia o amor como elemento mediador (metaxý) entre o belo e sua privação, desembocando no elogio do ato de filosofar como a forma suprema do erotismo. Por fim, refletiremos sobre a passagem, efetuada na parte final da obra, do elogio da filosofia ao elogio de Sócrates, através da apaixonada fala de Alcibíades, que, exaltando a figura socrática como encarnação mesma de Éros, ressalta a filosofia como um genuíno modo de vida.
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spelling SILVA, João Raniery Elias dahttp://lattes.cnpq.br/9370278720004366http://lattes.cnpq.br/7747560843809145OLIVEIRA, Richard Romeiro2019-09-20T20:46:11Z2019-09-20T20:46:11Z2018-04-05https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33449ark:/64986/00130000040phNo presente trabalho, abordaremos de que modo Platão, utilizando dos conceitos de éros e philosophia, procura elaborar uma nova apologia de Sócrates e do modo de vida filosófico. Para tanto, tomaremos como base bibliográfica primária a obra Banquete, texto em que o filósofo busca desenvolver uma reflexão aprofundada sobre o fenômeno de éros na vida humana, formando uma concepção da filosofia como atividade intermediária entre a falta e a abundância, entre o saber e a ignorância. Partindo dos primeiros discursos apresentados na obra, em que se destaca a retórica tradicional em sua vertente laudatória, analisaremos como se dá, mediante a arte do encômio, a celebração convencional do poder e da excelência de Éros. Em seguida, procuraremos desenvolver uma reflexão sobre a intervenção retórico-filosófica de Sócrates no diálogo, a qual se expressa principalmente no célebre discurso de Diotima, que evidencia o amor como elemento mediador (metaxý) entre o belo e sua privação, desembocando no elogio do ato de filosofar como a forma suprema do erotismo. Por fim, refletiremos sobre a passagem, efetuada na parte final da obra, do elogio da filosofia ao elogio de Sócrates, através da apaixonada fala de Alcibíades, que, exaltando a figura socrática como encarnação mesma de Éros, ressalta a filosofia como um genuíno modo de vida.In the present work, we will discuss how Plato, using the concepts of eros and philosophia, seeks to elaborate a new apology for Socrates and the philosophical way of life. To do so, we will take as a primary bibliographic basis the work Symposium, a text in which the philosopher seeks to develop an in-depth reflection on the phenomenon of eros in human life, forming a conception of philosophy as an intermediate activity between lack and abundance, between knowledge and ignorance. Starting from the first discourses presented in the work, which highlights the traditional rhetoric in its laudatory aspect, we will analyze how the conventional celebration of the power and excellence of Eros is given through the art of encomium. Next, we will try to develop a reflection on Socrates' rhetorical-philosophical intervention in dialogue, which is expressed mainly in Diotima's celebrated speech, showing love as a mediating element (metaxy) between beauty and deprivation, and leading to the praise of the act of philosophizing as the supreme form of eroticism. Finally, we shall reflect on the change, performed in the final part of the work, from the praise of philosophy to the praise of Socrates through the passionate speech of Alcibiades, who, extolling the Socratic figure as the very incarnation of Eros, emphasizes philosophy as a genuine mode of life.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaRetóricaDialéticaSócratesPlatãoEros e Filosofia: a defesa de Sócrates e do modo de vida filosófico no Banquete de Platãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO João Raniery Elias da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João Raniery Elias da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33449/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Raniery%20Elias%20da%20Silva.pdf.jpg1a9fc2159e9a3490524c9233fcebcdb5MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO João Raniery Elias da Silva.pdfDISSERTAÇÃO João Raniery Elias da Silva.pdfapplication/pdf1352779https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33449/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Raniery%20Elias%20da%20Silva.pdf234bb42b94528fd9d63bddc913abd5a3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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