Representações sociais, minorias religiosas, pertenças identitárias no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Fernando Antônio da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39050
Resumo: O controverso “retorno do sagrado” para a esfera pública tem produzido impactos significativos no âmbito político e social no Brasil e no exterior. A intolerância religiosa é uma importante faceta desse retorno, revelando que a presença do sagrado nas sociedades não se limita a proporcionar aos Homens a possibilidade de transcendência, mas também pode contribuir para o incremento de conflitos pessoais e grupais. No Brasil, nos últimos 10 anos, mesmo com a implementação de políticas afirmativas para diversidade religiosa nacional, contata-se um progressivo aumento nos registros oficiais de denúncias de casos de intolerância religiosa, sobretudo, ataques e perseguições às Religiões Afro-brasileiras. Compreendemos que fenômenos psicossociais como estes são construções sociais complexas e polissêmicas que demandam uma abordagem teórica em níveis de análise. Optamos, assim, por investigar grupos diversos e articular a proposta clássica de níveis de análise de Allport com a perspectiva societal de Doise e a estrutural de Abric, tomando a Teoria das Representações Sociais, como modelo teórico de referência, para analisar como a pertença e a não pertença identitária religiosa se relacionam à intolerância religiosa em contextos diversos, Brasil e Portugal. Realizamos dois estudos de campo, um para cada contexto. Para um total de 260 participantes, aplicamos o teste de associação de palavras mais a produção de justificativas, tomando como objeto de representação minorias religiosas por grupos com religião e sem religião dos dois contextos: no Brasil, Religiões Afro-brasileiras expressas com termos indutores variados; em Portugal, os termos foram muçulmanos, judeus e IURD. O corpus das justificativas foi submetido a análise de conteúdo, e o software Iramutec contribuiu na análise prototípica e análise de similitude das palavras evocadas. Os resultados convergem, nos dois contextos, para um campo comum de representações sociais de minorias religiosas por grupos com religião apresentando mais elementos de valor semântico relacionados a preconceitos; no Brasil, o subgrupo dos neopentecostais revelou representação social das RAb ancorada em imagens do mal, rituais malignos, associação ao demônio; em Portugal, o subgrupo de católicos não praticantes associa judeus a eventos históricos de perseguição; em Portugal, a IURD evoca crenças ligadas ao mal; no Brasil a IURD foi a que mais associou as RAb ao mal; em Portugal, com menor diversidade religiosa, há elementos latentes ligados à intolerância religiosa; no Brasil, o campo religioso diversificado favorece a emergência de representações sociais de minorias religiosas associadas à sentidos de malignidade, e o contexto social favorável justificaria as práticas de intolerância.
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spelling SILVA, Fernando Antônio dahttp://lattes.cnpq.br/2883055180150549http://lattes.cnpq.br/0484091401612310CRUZ, Fatima Maria Leite2021-01-12T19:53:51Z2021-01-12T19:53:51Z2020-07-17SILVA, Fernando Antônio da. Representações sociais, minorias religiosas, pertenças identitárias no Brasil e em Portugal. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39050ark:/64986/0013000000s8bO controverso “retorno do sagrado” para a esfera pública tem produzido impactos significativos no âmbito político e social no Brasil e no exterior. A intolerância religiosa é uma importante faceta desse retorno, revelando que a presença do sagrado nas sociedades não se limita a proporcionar aos Homens a possibilidade de transcendência, mas também pode contribuir para o incremento de conflitos pessoais e grupais. No Brasil, nos últimos 10 anos, mesmo com a implementação de políticas afirmativas para diversidade religiosa nacional, contata-se um progressivo aumento nos registros oficiais de denúncias de casos de intolerância religiosa, sobretudo, ataques e perseguições às Religiões Afro-brasileiras. Compreendemos que fenômenos psicossociais como estes são construções sociais complexas e polissêmicas que demandam uma abordagem teórica em níveis de análise. Optamos, assim, por investigar grupos diversos e articular a proposta clássica de níveis de análise de Allport com a perspectiva societal de Doise e a estrutural de Abric, tomando a Teoria das Representações Sociais, como modelo teórico de referência, para analisar como a pertença e a não pertença identitária religiosa se relacionam à intolerância religiosa em contextos diversos, Brasil e Portugal. Realizamos dois estudos de campo, um para cada contexto. Para um total de 260 participantes, aplicamos o teste de associação de palavras mais a produção de justificativas, tomando como objeto de representação minorias religiosas por grupos com religião e sem religião dos dois contextos: no Brasil, Religiões Afro-brasileiras expressas com termos indutores variados; em Portugal, os termos foram muçulmanos, judeus e IURD. O corpus das justificativas foi submetido a análise de conteúdo, e o software Iramutec contribuiu na análise prototípica e análise de similitude das palavras evocadas. Os resultados convergem, nos dois contextos, para um campo comum de representações sociais de minorias religiosas por grupos com religião apresentando mais elementos de valor semântico relacionados a preconceitos; no Brasil, o subgrupo dos neopentecostais revelou representação social das RAb ancorada em imagens do mal, rituais malignos, associação ao demônio; em Portugal, o subgrupo de católicos não praticantes associa judeus a eventos históricos de perseguição; em Portugal, a IURD evoca crenças ligadas ao mal; no Brasil a IURD foi a que mais associou as RAb ao mal; em Portugal, com menor diversidade religiosa, há elementos latentes ligados à intolerância religiosa; no Brasil, o campo religioso diversificado favorece a emergência de representações sociais de minorias religiosas associadas à sentidos de malignidade, e o contexto social favorável justificaria as práticas de intolerância.CAPESThe controversial “return of the sacred” to the public sphere has produced significant impacts in the political and social spheres in Brazil and abroad. Religious intolerance is an important facet of this return, revealing that the presence of the sacred in societies is not limited to providing men with the possibility of transcendence, but can also contribute to the increase of personal and group conflicts. In Brazil, in the last 10 years, even with the implementation of affirmative policies for national religious diversity, there has been a progressive increase in the official records of complaints of cases of religious intolerance, especially attacks and persecutions of Afro-Brazilian religions. We understand that psychosocial phenomena like these are complex and polysemic social constructions that demand a theoretical approach at levels of analysis. We therefore chose to investigate different groups and articulate Allport's classic proposal for levels of analysis with Doise's societal perspective and Abric's structural perspective, taking the Theory of Social Representations as a theoretical reference model to analyze how belonging and the lack of religious identity belong to religious intolerance in different contexts, Brazil and Portugal. We conducted two field studies, one for each context. For a total of 260 participants, we applied the word association test plus the production of justifications, taking as object of representation religious minorities by groups with religion and without religion from both contexts: in Brazil, Afro-Brazilian Religions expressed with different inducing terms ; in Portugal, the terms were Muslim, Jewish and IURD. The corpus of justifications was submitted to content analysis, and the Iramutec software contributed to the prototypical analysis and similarity analysis of the evoked words. The results converge, in both contexts, towards a common field of social representations of religious minorities by groups with religion, presenting more elements of semantic value related to prejudices; in Brazil, the neopentecostal subgroup revealed a social representation of the RAb anchored in images of evil, evil rituals, association with the devil; in Portugal, the subgroup of non-practicing Catholics associates Jews with historical events of persecution; in Portugal, IURD evokes beliefs linked to evil; in Brazil, IURD was the one that most associated RAb with evil; in Portugal, with less religious diversity, there are latent elements linked to religious intolerance; in Brazil, the diversified religious field favors the emergence of social representations of religious minorities associated with meanings of evil, and the favorable social context would justify the practices of intolerance.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaRepresentações sociaisIntolerância religiosaIdentidade socialBrasilPortugalRepresentações sociais, minorias religiosas, pertenças identitárias no Brasil e em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Fernando Antônio da Silva.pdfTESE Fernando Antônio da Silva.pdfapplication/pdf1843850https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39050/1/TESE%20Fernando%20Ant%c3%b4nio%20da%20Silva.pdf9036d97e94604614dc247e679ca9f682MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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