A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Marcelo Henriques de Albuquerque
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14237
Resumo: Esse estudo apresenta uma discussão sobre a ressignificação da cidade do Recife como destino turístico. Na base desse processo está a criatividade social dos gestores de marketing turístico que compõem uma rede local denominada Trade Turístico. As mutações das cidades em destinos turísticos são traduzidas pela visão estratégica capaz de transformá-las em produtos para turistas. Ao mesmo tempo, esses locais passam por um processo de internacionalização, graças à divulgação massiva de sua existência e da gestão homogênea de suas características. O Recife é ressignificado sob o olhar do lazer público ainda que o trade turístico representado pelos gestores de marketing para turismo continue reforçando características de local multicultural e centro de negócios. A cultura permeia todas as ressignificações da cidade e, ao mesmo tempo, determina o Recife como local aglutinador de múltiplas manifestações culturais presentes no estado de Pernambuco.
id UFPE_42947983231a18bb9e0311e470991ed6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/14237
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Pessoa, Marcelo Henriques de AlbuquerquePaiva Junior, Fernando Gomes de2015-10-21T19:32:24Z2015-10-21T19:32:24Z2014-09-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14237Esse estudo apresenta uma discussão sobre a ressignificação da cidade do Recife como destino turístico. Na base desse processo está a criatividade social dos gestores de marketing turístico que compõem uma rede local denominada Trade Turístico. As mutações das cidades em destinos turísticos são traduzidas pela visão estratégica capaz de transformá-las em produtos para turistas. Ao mesmo tempo, esses locais passam por um processo de internacionalização, graças à divulgação massiva de sua existência e da gestão homogênea de suas características. O Recife é ressignificado sob o olhar do lazer público ainda que o trade turístico representado pelos gestores de marketing para turismo continue reforçando características de local multicultural e centro de negócios. A cultura permeia todas as ressignificações da cidade e, ao mesmo tempo, determina o Recife como local aglutinador de múltiplas manifestações culturais presentes no estado de Pernambuco.CAPESporAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCriatividade nos negóciosRoteiros do BrasilDestinos turísticosRecifeMarketing turísticoA ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Marcelo Henriques de A Pessoa ATUALIZADA.pdf.jpgDissertação Marcelo Henriques de A Pessoa ATUALIZADA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcelo%20Henriques%20de%20A%20Pessoa%20ATUALIZADA.pdf.jpgad86dfe73c560d9384cfd7652c15700eMD55ORIGINALDissertação Marcelo Henriques de A Pessoa ATUALIZADA.pdfDissertação Marcelo Henriques de A Pessoa ATUALIZADA.pdfapplication/pdf2752996https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcelo%20Henriques%20de%20A%20Pessoa%20ATUALIZADA.pdf411ac3b5f19de3f3d7759698f260d6eaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertação Marcelo Henriques de A Pessoa ATUALIZADA.pdf.txtDissertação Marcelo Henriques de A Pessoa ATUALIZADA.pdf.txtExtracted texttext/plain176635https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcelo%20Henriques%20de%20A%20Pessoa%20ATUALIZADA.pdf.txtf8b6ddacc03938e3c6db33b0708fcb3cMD54123456789/142372019-10-25 20:15:33.915oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T23:15:33Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
title A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
spellingShingle A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
Pessoa, Marcelo Henriques de Albuquerque
Criatividade nos negócios
Roteiros do Brasil
Destinos turísticos
Recife
Marketing turístico
title_short A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
title_full A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
title_fullStr A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
title_full_unstemmed A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
title_sort A ressignificação do Recife como destino pela criatividade social de gestores públicos de marketing turístico
author Pessoa, Marcelo Henriques de Albuquerque
author_facet Pessoa, Marcelo Henriques de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Marcelo Henriques de Albuquerque
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva Junior, Fernando Gomes de
contributor_str_mv Paiva Junior, Fernando Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade nos negócios
Roteiros do Brasil
Destinos turísticos
Recife
Marketing turístico
topic Criatividade nos negócios
Roteiros do Brasil
Destinos turísticos
Recife
Marketing turístico
description Esse estudo apresenta uma discussão sobre a ressignificação da cidade do Recife como destino turístico. Na base desse processo está a criatividade social dos gestores de marketing turístico que compõem uma rede local denominada Trade Turístico. As mutações das cidades em destinos turísticos são traduzidas pela visão estratégica capaz de transformá-las em produtos para turistas. Ao mesmo tempo, esses locais passam por um processo de internacionalização, graças à divulgação massiva de sua existência e da gestão homogênea de suas características. O Recife é ressignificado sob o olhar do lazer público ainda que o trade turístico representado pelos gestores de marketing para turismo continue reforçando características de local multicultural e centro de negócios. A cultura permeia todas as ressignificações da cidade e, ao mesmo tempo, determina o Recife como local aglutinador de múltiplas manifestações culturais presentes no estado de Pernambuco.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-21T19:32:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21T19:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14237
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcelo%20Henriques%20de%20A%20Pessoa%20ATUALIZADA.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcelo%20Henriques%20de%20A%20Pessoa%20ATUALIZADA.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14237/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcelo%20Henriques%20de%20A%20Pessoa%20ATUALIZADA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ad86dfe73c560d9384cfd7652c15700e
411ac3b5f19de3f3d7759698f260d6ea
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
f8b6ddacc03938e3c6db33b0708fcb3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310893485162496