Um Chatterbot para criação e desenvolvimento de ontologias com lógica de descrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Carlos Eduardo Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25236
Resumo: Chatterbots são aplicações que têm como objetivo simular uma conversa real com um ser humano, de forma com que eles se comportem também como humanos. A principal ideia em questão é fazer como que as duas partes do diálogo conversem sobre um determinado domínio de conhecimento, de forma que a conversa gire inteligentemente em torno deste domínio. A partir de um diálogo são emitidas diversas informações que podem, e devem ser relevantes para o domínio em questão. Assim, essas informações consequentemente geram conhecimento e aprendizado por meio das partes envolvidas no diálogo. Isso é bastante comum nas conversas de chat, fazendo com que sejam bastante utilizadas como fonte de conhecimento. De acordo com Thomas Gruber (1993), ontologia é uma especificação explícita de uma conceitualização. É um recurso de grande utilidade para representação de conhecimento. A ontologia encontra-se em nível de abstração tão alto, que a mesma estabelece uma terminologia comum e não ambígua para o domínio em questão. Isso faz com que ela seja um recurso fortemente adequado para seu uso como modelo de dados, uma vez que a representação dos conceitos do domínio proposto “ensina” o chatterbot, possibilitando a realização de inferências sobre os objetos, e o torna apto para conversar com o usuário de maneira mais natural possível. Existe um grande desafio no que diz respeito a extração de conhecimento a partir de linguagem na natural, uma vez que há uma variabilidade na forma como as pessoas escrevem e falam. Isso dificulta a obtenção de conhecimento por meio dos chatterbots a partir de linguagem natural. O objetivo geral deste projeto é demostrar que a construção e representação do conhecimento decorrentes de diálogos entre pessoas e chatterbots é uma solução viável para o processo de aquisição de um modelo de domínio baseado em ontologias, modelado em lógica de descrição.
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De acordo com Thomas Gruber (1993), ontologia é uma especificação explícita de uma conceitualização. É um recurso de grande utilidade para representação de conhecimento. A ontologia encontra-se em nível de abstração tão alto, que a mesma estabelece uma terminologia comum e não ambígua para o domínio em questão. Isso faz com que ela seja um recurso fortemente adequado para seu uso como modelo de dados, uma vez que a representação dos conceitos do domínio proposto “ensina” o chatterbot, possibilitando a realização de inferências sobre os objetos, e o torna apto para conversar com o usuário de maneira mais natural possível. Existe um grande desafio no que diz respeito a extração de conhecimento a partir de linguagem na natural, uma vez que há uma variabilidade na forma como as pessoas escrevem e falam. Isso dificulta a obtenção de conhecimento por meio dos chatterbots a partir de linguagem natural. O objetivo geral deste projeto é demostrar que a construção e representação do conhecimento decorrentes de diálogos entre pessoas e chatterbots é uma solução viável para o processo de aquisição de um modelo de domínio baseado em ontologias, modelado em lógica de descrição.Chatterbots are applications that aim to simulate a real conversation with a to be human, so that they also behave like humans. The main idea in issue is to make the two sides of the dialogue talk about a given domain of knowledge, so that the talk revolves intelligently around this domain. From a dialogue, a variety of information is issued that can, and should be, relevant to the domain in question. Thus, this information knowledge and learning through the parties involved in the dialogue. This is quite common in chat conversations, making them widely used as a source of knowledge. According to Thomas Gruber (1993), ontology is an explicit specification of a conceptualization. It is a very useful resource for representing knowledge. The ontology is at such a high level of abstraction that it establishes a terminology common and unambiguous for the domain in question. This makes it a strongly suitable for its use as a data model, since the representation of the concepts of the proposed domain "teaches"chatterbot, making it possible to make inferences on the objects, and makes it apt to talk to the user as naturally as possible. There is a great challenge regarding the extraction of knowledge from natural language, since there is a variability in the way people write and speak. This makes it difficult to obtain knowledge through chatterbots from natural language. The general objective of this project is to demonstrate that the construction and knowledge arising from dialogues between people and chatterbots is a viable solution for the process of acquisition of an ontology-based domain model, modeled on description.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInteligência artificialOntologiasUm Chatterbot para criação e desenvolvimento de ontologias com lógica de descriçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Carlos Eduardo Teixeira Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Carlos Eduardo Teixeira Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25236/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eduardo%20Teixeira%20Lima.pdf.jpg9c519419fa11c19309e6b6917510be01MD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Carlos Eduardo Teixeira Lima.pdfDISSERTAÇÃO Carlos Eduardo Teixeira Lima.pdfapplication/pdf2565674https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25236/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eduardo%20Teixeira%20Lima.pdff73ab55a801cb3313ce696862db86b3dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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