Nucleação e fechamento de escolas no campo no contexto do semiárido : vivências e resistências de comunidades camponesas no município de Sumé-PB
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54071 |
Resumo: | A presente pesquisa vincula-se à linha Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este estudo abordou os impactos decorridos da Política de Nucleação e Fechamento de Escolas no campo no município de Sumé, no estado da Paraíba, enfatizando os efeitos desta na dinâmica política, econômica, social e cultural das comunidades rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. Em nossa abordagem teórica-metodológica nos ancoramos ao Pensamento Decolonial, por nos possibilitar refletir sobre a negação do direito à educação dos povos do campo, que resistem diante do processo de silenciamento e inferiorizarão a que são postos. No que diz respeito ao Pensamento Decolonial nos embasamos nos estudos e conceitos propostos pelos seguintes autores (as): e, seus respetivos conceitos: Colonialismo, Racialização, Racionalização (MIGNOLO, 2008, 2020), Colonialidade do Poder, Saber, Ser (QUIJANO, 2005, 2007, 2000) e Natureza (WALSH, 2008, 2009), Decolonialidade, Diferença Colonial, Pensamento de Fronteira, Desobediência Epistêmica, e saberes Subalternos (MIGNOLO, 2008, 2020). Nossa pesquisa que se expressa no seguinte questionamento: como as comunidades campesinas tem reagido frente à subtração do direito à educação? Para respondermos à pergunta traçamos como objetivo geral: apreender, a partir das narrativas, das vivências e resistências sujeitos do campo, os impactos advindos do fechamento das escolas na dinâmica política, social e cultural das comunidades de Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru. Como objetivos específicos: a) mapear à realidade das comunidades das escolas do campo nucleadas e fechadas no município de Sumé-PB; b) compreender a Política de nucleação de escolas do campo no município de Sumé-PB; e c) discutir os desdobramentos da política de Nucleação nas comunidades rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. A política de nucleação imposta as comunidades da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru ocorreu de forma arbitrária e sem nenhum diálogo com a comunidade. Os argumentos trazidos pela gestão municipal se contradizem com os marcos normativos para a educação do campo e com as leis que regem o direito a educação do e no campo no Brasil. Enquanto desdobramentos dessa política de nucleação temos a resistência dos sujeitos à gestão centralizadora, questionando e tensionando o poder local e apontando a fragilidade do direito conquistado. |
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Este estudo abordou os impactos decorridos da Política de Nucleação e Fechamento de Escolas no campo no município de Sumé, no estado da Paraíba, enfatizando os efeitos desta na dinâmica política, econômica, social e cultural das comunidades rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. Em nossa abordagem teórica-metodológica nos ancoramos ao Pensamento Decolonial, por nos possibilitar refletir sobre a negação do direito à educação dos povos do campo, que resistem diante do processo de silenciamento e inferiorizarão a que são postos. No que diz respeito ao Pensamento Decolonial nos embasamos nos estudos e conceitos propostos pelos seguintes autores (as): e, seus respetivos conceitos: Colonialismo, Racialização, Racionalização (MIGNOLO, 2008, 2020), Colonialidade do Poder, Saber, Ser (QUIJANO, 2005, 2007, 2000) e Natureza (WALSH, 2008, 2009), Decolonialidade, Diferença Colonial, Pensamento de Fronteira, Desobediência Epistêmica, e saberes Subalternos (MIGNOLO, 2008, 2020). Nossa pesquisa que se expressa no seguinte questionamento: como as comunidades campesinas tem reagido frente à subtração do direito à educação? Para respondermos à pergunta traçamos como objetivo geral: apreender, a partir das narrativas, das vivências e resistências sujeitos do campo, os impactos advindos do fechamento das escolas na dinâmica política, social e cultural das comunidades de Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru. Como objetivos específicos: a) mapear à realidade das comunidades das escolas do campo nucleadas e fechadas no município de Sumé-PB; b) compreender a Política de nucleação de escolas do campo no município de Sumé-PB; e c) discutir os desdobramentos da política de Nucleação nas comunidades rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. A política de nucleação imposta as comunidades da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru ocorreu de forma arbitrária e sem nenhum diálogo com a comunidade. Os argumentos trazidos pela gestão municipal se contradizem com os marcos normativos para a educação do campo e com as leis que regem o direito a educação do e no campo no Brasil. Enquanto desdobramentos dessa política de nucleação temos a resistência dos sujeitos à gestão centralizadora, questionando e tensionando o poder local e apontando a fragilidade do direito conquistado.CAPESThis research is linked to the Education and Diversity line of the Graduate Program in Contemporary Education of the Academic Center of Agreste (CAA), of the Federal University of Pernambuco (UFPE). The research analyzed the impacts of the Policy for Nucleation and Closing of Schools in the countryside in the municipality of Sumé, in the state of Paraíba, emphasizing its effects on the political, economic, social and cultural dynamics of rural communities Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru . In our theoretical- methodological approach, we are anchored to Decolonial Thought, as it allows us to reflect on the denial of the right to education of rural people, who resist the process of silencing and will inferiorize what they are subjected to. With regard to Decolonial Thought, we will follow the path led by the authors and their respective concepts: Colonialism, Racialization, Rationalization (MIGNOLO, 2008, 2020), Coloniality of Power, Knowledge, Being (QUIJANO, 2005, 2007, 2000) and Nature (WALSH, 2008, 2009), Decoloniality, Colonial Difference, Border Thinking, Epistemic Disobedience, and Subaltern Knowledges (MIGNOLO, 2008, 2020). Our research is expressed in the following question: how have peasant communities reacted to the subtraction of the right to education? In order to answer the question, we outline the general objective: to apprehend, from the narratives, experiences and resistances of rural subjects, the impacts arising from the closing of schools on the political, social and cultural dynamics of the communities of Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru. As specific objectives: a) to map the reality of the communities of nucleated and closed rural schools in the municipality of Sumé-PB; b) Understand the policy for the nucleation of rural schools in the municipality of Sumé-PB. c) discuss the impacts of the Nucleation policy in rural communities Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru. The nucleation policy imposed on the communities of Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru occurred arbitrarily and without any dialogue with the community. The arguments brought by the municipal administration contradict themselves with the normative frameworks for education in the countryside and with the laws that govern the right to education in and in the countryside in Brazil. As consequences of this policy of nucleation, we have the subjects' resistance to centralized management, questioning and putting pressure on local power and pointing out the fragility of the conquered right.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPensamento decolonialPolítica de nucleaçãoEducaçãoEscola do campoNucleação e fechamento de escolas no campo no contexto do semiárido : vivências e resistências de comunidades camponesas no município de Sumé-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54071/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Rosicreide Soares Nogueira.pdfDISSERTAÇÃO Rosicreide Soares Nogueira.pdfapplication/pdf4289931https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54071/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rosicreide%20Soares%20Nogueira.pdf1e3b94ad2bb0e7e53bb733f8fd9525a1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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