Subjetivação e regime de verdade : percurso que perpassaram as mulheres da educação matemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43598 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de descrever sobre a inserção de professoras da Educação Matemática, seus processos de subjetivação, que as fizeram escolher a profissão, suas marcas durante os acontecimentos na graduação e enquanto docente e os acontecimentos que são percursos de um devir. Assim como também, trazer a história de algumas mulheres matemáticas de séculos passados. Para isso, utilizamos a cartografia como metodologia desta pesquisa. Assumindo o papel de cartógrafas, adentramos os territórios dos sujeitos. Escolhemos a narrativa para relatar os movimentos que perpassaram nossas participantes. Foram cinco passageiras, professoras da Educação Matemática, convidadas a embarcarem em uma navegação (fictícia), levando-as aos portos (conceitos) da Filosofia da Diferença, entrelaçando com os percursos vividos por elas. Não tencionamos buscar uma resposta para nossas inquietações, mas intervir em cada participante, conhecendo os movimentos que as perpassaram, os encontros, as fugas, os agenciamentos, as subjetivações, a trajetória de um devir, como professoras da Educação Matemática. |
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BRITO, Amital Aminadab Santoshttp://lattes.cnpq.br/5939661673941113http://lattes.cnpq.br/0630970592118924QUEIROZ, Simone Moura2022-03-29T19:12:24Z2022-03-29T19:12:24Z2021-11-11BRITO, Amital Aminadab Santos. Subjetivação e regime de verdade: percurso que perpassaram as mulheres da educação matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43598Este trabalho tem o objetivo de descrever sobre a inserção de professoras da Educação Matemática, seus processos de subjetivação, que as fizeram escolher a profissão, suas marcas durante os acontecimentos na graduação e enquanto docente e os acontecimentos que são percursos de um devir. Assim como também, trazer a história de algumas mulheres matemáticas de séculos passados. Para isso, utilizamos a cartografia como metodologia desta pesquisa. Assumindo o papel de cartógrafas, adentramos os territórios dos sujeitos. Escolhemos a narrativa para relatar os movimentos que perpassaram nossas participantes. Foram cinco passageiras, professoras da Educação Matemática, convidadas a embarcarem em uma navegação (fictícia), levando-as aos portos (conceitos) da Filosofia da Diferença, entrelaçando com os percursos vividos por elas. Não tencionamos buscar uma resposta para nossas inquietações, mas intervir em cada participante, conhecendo os movimentos que as perpassaram, os encontros, as fugas, os agenciamentos, as subjetivações, a trajetória de um devir, como professoras da Educação Matemática.This work aims to describe the insertion of Mathematics Education teachers, their subjectivation processes, which made them choose the profession, their marks during the events at graduation and as a teacher, and the events that are paths of becoming. As well as bringing the history of some women mathematicians from past centuries. For this, we use cartography as a methodology for this research. Assuming the role of cartographers, we enter the territories of the subjects. We chose the narrative to report the movements that permeated our participants. There were five passengers, teachers of Mathematics Education, invited to embark on a (fictitious) navigation, taking them to the ports (concepts) of the Philosophy of Difference, intertwining with the paths lived by them. We do not intend to seek an answer to our concerns, but intervene in each participant, getting to know the movements that permeated them, the encounters, the escapes, the assemblages, the subjectivations, the trajectory of a becoming, as teachers of Mathematics Education.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMulheresMatemática – Estudo e ensinoPoder (Filosofia)SubjetividadeDevir (Filosofia)Professoras de matemáticaSubjetivação e regime de verdade : percurso que perpassaram as mulheres da educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Amital Aminadab Santos Brito.pdfDISSERTAÇÃO Amital Aminadab Santos Brito.pdfapplication/pdf1311143https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43598/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amital%20Aminadab%20Santos%20Brito.pdf78f4be574581f14fb20e19630416d806MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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