Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52972
Resumo: A proclamação da República (1889) trouxe, entre outras coisas, uma visão parcial e depreciativa sobre a produção cultural brasileira durante o século XIX, em especial desde a chegada da Missão Artística Francesa (1816) até o golpe republicano. No campo das Artes Plásticas esta visão depreciativa denunciava um atraso de nossa produção pictural e escultórica, configurada como uma imitação tosca e pouco criativa dos modelos acadêmicos europeus; a Semana de Arte Moderna (1822) vai consolidar estes equívocos. A partir dos anos 1930, uma série de pesquisadores ligados ao serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deu início a uma investigação descritiva e crítica sobre a arquitetura, a talha, as imagens sacras, as pinturas produzidas desde o século XVI até o século XIX, valorizando em especial artistas e artífices nascidos na então colônia (1500-1815) e no Brasil Reino Unido (1816-1822) e no Brasil Império (1822-1889). Debruçados sobre essas pesquisas (1930-1950), novos pesquisadores aprofundaram a temática e derramaram luzes de crítica positiva às obras produzidas por artistas e artífices desse recorte espaço- temporal. Nos anos 1960, outro bloco de pesquisadores passou a fazer análise crítica das visões depreciativas sobre nossa arte colonial e imperial. Ao mesmo tempo, traçava-se as bases para o estudo da História da Arte e da crítica de Arte no Brasil e das influências que nossos artistas, artífices, historiadores e críticos de arte sofreram para produzirem suas obras. O doutorando Antônio Alves Sobrinho expõe em sua tese como surgiram a História da Arte e da Crítica de Arte no Brasil entre 1816 e 1922.
id UFPE_81530e234964ddc34e5b1d42705f64c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52972
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/1175102515202082http://lattes.cnpq.br/9299027485408607TEIXEIRA, Flávio Weinstein2023-10-16T19:33:46Z2023-10-16T19:33:46Z2023-08-31SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da. Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil: da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922). 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52972A proclamação da República (1889) trouxe, entre outras coisas, uma visão parcial e depreciativa sobre a produção cultural brasileira durante o século XIX, em especial desde a chegada da Missão Artística Francesa (1816) até o golpe republicano. No campo das Artes Plásticas esta visão depreciativa denunciava um atraso de nossa produção pictural e escultórica, configurada como uma imitação tosca e pouco criativa dos modelos acadêmicos europeus; a Semana de Arte Moderna (1822) vai consolidar estes equívocos. A partir dos anos 1930, uma série de pesquisadores ligados ao serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deu início a uma investigação descritiva e crítica sobre a arquitetura, a talha, as imagens sacras, as pinturas produzidas desde o século XVI até o século XIX, valorizando em especial artistas e artífices nascidos na então colônia (1500-1815) e no Brasil Reino Unido (1816-1822) e no Brasil Império (1822-1889). Debruçados sobre essas pesquisas (1930-1950), novos pesquisadores aprofundaram a temática e derramaram luzes de crítica positiva às obras produzidas por artistas e artífices desse recorte espaço- temporal. Nos anos 1960, outro bloco de pesquisadores passou a fazer análise crítica das visões depreciativas sobre nossa arte colonial e imperial. Ao mesmo tempo, traçava-se as bases para o estudo da História da Arte e da crítica de Arte no Brasil e das influências que nossos artistas, artífices, historiadores e críticos de arte sofreram para produzirem suas obras. O doutorando Antônio Alves Sobrinho expõe em sua tese como surgiram a História da Arte e da Crítica de Arte no Brasil entre 1816 e 1922.The proclamation of the Republic in Brazil (1889) brought, among other things, a partial and derogatory view of Brazilian cultural production during the 19th century, especially since the arrival of the French Artistic Mission (1816) until the republican coup. For the Visual Arts, this derogatory view denounced the backwardness of our pictorial and sculptural production, configured as a rough and uncreative imitation of European academic models; the Modern Art Week (1822) consolidated these misconceptions. From the 1930s onwards, a series of researchers related to the National Historical and Artistic Heritage Service began a descriptive and critical investigation of architecture, carving, sacred images, paintings produced from the 16th to the 19th century, valuing, in particular, artists and craftsmen born in the colony (1500-1815), in the Brazilian United Kingdom (1816-1822) and in the Brazilian Empire (1822-1889). Focusing on these surveys (1930-1950), new researchers deepened the theme and shed positive critical light on the works produced by artists and craftsmen of this space-time frame. In the 1960s, another group of researchers began to critically analyze derogatory views of our colonial and imperial art. At the same time, the bases for the study of Art History and Art Criticism in Brazil and the influences that our artists, craftsmen, historians and art critics suffered to produce their works were laid out. Doctoral student Antônio Alves Sobrinho exposes in his thesis how the History of Art and the Art Criticism emerged in Brazil between 1816 and 1922.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaArte – Brasil – HistóriaArte e história – BrasilCrítica de arte – Brasil – HistóriaSurgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Antonio Alves Pereira da Silva Sobrinho.pdfTESE Antonio Alves Pereira da Silva Sobrinho.pdfapplication/pdf1570806https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/1/TESE%20Antonio%20Alves%20Pereira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf8293f065c0ca3c11ad7541bb08e5a60eMD51TEXTTESE Antonio Alves Pereira da Silva Sobrinho.pdf.txtTESE Antonio Alves Pereira da Silva Sobrinho.pdf.txtExtracted texttext/plain543465https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/4/TESE%20Antonio%20Alves%20Pereira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.txtdbd1ba909b3d2488e29e89e46aed0a86MD54THUMBNAILTESE Antonio Alves Pereira da Silva Sobrinho.pdf.jpgTESE Antonio Alves Pereira da Silva Sobrinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/5/TESE%20Antonio%20Alves%20Pereira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg4e758ce8fa33c14eb643130cdcc5881aMD55123456789/529722023-10-17 02:22:39.581oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-10-17T05:22:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
title Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
spellingShingle Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da
História
Arte – Brasil – História
Arte e história – Brasil
Crítica de arte – Brasil – História
title_short Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
title_full Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
title_fullStr Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
title_full_unstemmed Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
title_sort Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
author SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da
author_facet SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1175102515202082
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9299027485408607
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
contributor_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
dc.subject.por.fl_str_mv História
Arte – Brasil – História
Arte e história – Brasil
Crítica de arte – Brasil – História
topic História
Arte – Brasil – História
Arte e história – Brasil
Crítica de arte – Brasil – História
description A proclamação da República (1889) trouxe, entre outras coisas, uma visão parcial e depreciativa sobre a produção cultural brasileira durante o século XIX, em especial desde a chegada da Missão Artística Francesa (1816) até o golpe republicano. No campo das Artes Plásticas esta visão depreciativa denunciava um atraso de nossa produção pictural e escultórica, configurada como uma imitação tosca e pouco criativa dos modelos acadêmicos europeus; a Semana de Arte Moderna (1822) vai consolidar estes equívocos. A partir dos anos 1930, uma série de pesquisadores ligados ao serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deu início a uma investigação descritiva e crítica sobre a arquitetura, a talha, as imagens sacras, as pinturas produzidas desde o século XVI até o século XIX, valorizando em especial artistas e artífices nascidos na então colônia (1500-1815) e no Brasil Reino Unido (1816-1822) e no Brasil Império (1822-1889). Debruçados sobre essas pesquisas (1930-1950), novos pesquisadores aprofundaram a temática e derramaram luzes de crítica positiva às obras produzidas por artistas e artífices desse recorte espaço- temporal. Nos anos 1960, outro bloco de pesquisadores passou a fazer análise crítica das visões depreciativas sobre nossa arte colonial e imperial. Ao mesmo tempo, traçava-se as bases para o estudo da História da Arte e da crítica de Arte no Brasil e das influências que nossos artistas, artífices, historiadores e críticos de arte sofreram para produzirem suas obras. O doutorando Antônio Alves Sobrinho expõe em sua tese como surgiram a História da Arte e da Crítica de Arte no Brasil entre 1816 e 1922.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-16T19:33:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-16T19:33:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da. Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil: da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922). 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52972
identifier_str_mv SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da. Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil: da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922). 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/1/TESE%20Antonio%20Alves%20Pereira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/4/TESE%20Antonio%20Alves%20Pereira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52972/5/TESE%20Antonio%20Alves%20Pereira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
8293f065c0ca3c11ad7541bb08e5a60e
dbd1ba909b3d2488e29e89e46aed0a86
4e758ce8fa33c14eb643130cdcc5881a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310789267193856