Análise da implementação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco no contexto da expansão e interiorização das Universidades Federais brasileiras
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20173 |
Resumo: | Essa dissertação se propôs a analisar o processo de implementação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) - UFPE à luz das variáveis intervenientes no processo de implementação propostas por Sabatier (1986). Esse modelo considera seis variáveis, três delas ligadas às decisões políticas: objetivos claros e coerentes; adequada teoria causal; e o processo de implementação legalmente estruturado. E as outras três variáveis ligadas às pressões políticas: implementações governamentais comprometidas e habilidosas; apoio de grupos de interesse e superiores; e mudanças nas condições sócio-econômicas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi realizada por um estudo de caso de caráter descritivo. Os dados secundários foram coletados com a realização de pesquisa documental, em que as variáveis ligadas às decisões políticas foram analisadas, e por pesquisa aos dados primários, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores implementadores. A seleção inicial desses atores se deu por grau de participação no processo de implementação e prosseguiu utilizando a técnica “bola de neve”, em que cada entrevistado foi indicando outros agentes importantes na implementação do CAA. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados encontrados permitiram conhecer a dinâmica de cada variável nesse processo de implementação. A interiorização apresentava objetivos claros e coerentes, como: a elevação do nível educacional da população, provendo a demanda da região por educação pública superior e o desenvolvimento regional. A política também se valia de uma teoria causal válida: o desenvolvimento da região por meio da oferta da educação superior. Quanto ao processo legalmente estruturado, apesar do Programa não ter sido criado por meio de uma lei, o Ministério da Educação assumiu o compromisso de prover os recursos necessários para implementação. A burocracia encontrada nos trâmites do serviço público foi apontada como um fator de “engessamento” do processo de implementação. O comprometimento do Governo Federal com a interiorização foi destacado como principal diferencial para o êxito do processo, que também contou com apoio de grupos de interesse que viabilizaram a chegada da UFPE em Caruaru. A implementação foi também beneficiada por um momento de estabilidade econômica que favoreceu a implementação, como um todo. Apesar desse período de estabilidade, outras dificuldades interferiram nesse processo. Conclui-se que o cenário político nacional facilitou o processo de implementação do campus do Agreste, que apesar de ter encontrado alguns apoios importantes, também encontrou barreiras de natureza interna e externa, que foram administradas com a decisão política e a articulação da comunidade caruaruense. |
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A política também se valia de uma teoria causal válida: o desenvolvimento da região por meio da oferta da educação superior. Quanto ao processo legalmente estruturado, apesar do Programa não ter sido criado por meio de uma lei, o Ministério da Educação assumiu o compromisso de prover os recursos necessários para implementação. A burocracia encontrada nos trâmites do serviço público foi apontada como um fator de “engessamento” do processo de implementação. O comprometimento do Governo Federal com a interiorização foi destacado como principal diferencial para o êxito do processo, que também contou com apoio de grupos de interesse que viabilizaram a chegada da UFPE em Caruaru. A implementação foi também beneficiada por um momento de estabilidade econômica que favoreceu a implementação, como um todo. Apesar desse período de estabilidade, outras dificuldades interferiram nesse processo. Conclui-se que o cenário político nacional facilitou o processo de implementação do campus do Agreste, que apesar de ter encontrado alguns apoios importantes, também encontrou barreiras de natureza interna e externa, que foram administradas com a decisão política e a articulação da comunidade caruaruense.This dissertation aimed to analyze the process of implementing the Academic center of the Agreste (CAA) -UFPE according to the intervening variables in the process of implementation proposed by Sabatier (1986). This model considers six variables, three of them related to political decisions: clear and consistent goals; suitable causal theory; and legally structured implementation process. The other three variables are related to political pressures: committed and skilled government implementations; support of interested and superior groups; and changes in socio-economic conditions. The research had a qualitative approach and was conducted by a descriptive case study. Secondary data were collected through desk research in which the variables linked to political decisions were analyzed; for primary data research, semi-structured interviews were conducted with the implementing actors. The initial selection of these actors was based on the degree of participation in the implementation process. After these first interviews, this study used the technique "snowball" in which each interviewee indicated other important actors in implementing process. Data analysis was performed by the technique of content analysis. The results allowed us to know the dynamics of each variable in this implementation process. The process of internalization had a clear and consistent objectives, such as: raising the educational level of the population, providing the region's demand for public higher education and regional development. The policy also worth a valid causal theory: the development of the region through the provision of higher education. Although the policy has not been created by a law, the Ministry of Education is committed to providing the necessary resources for its implementation. The bureaucracy found in public service procedures was identified as a factor of "inflexibility" of the implementation process. The commitment of the Federal Government with the campus internalization was highlighted as a key differentiator for the success of the process, which also had the support of interest groups that enabled the arrival of UFPE in Caruaru. The implementation was also benefited from a time of economic stability that favored the implementation as a whole. Despite this period of stability, other difficulties interfered in this process. We conclude that the national political scene facilitated the implementation process of UFPE campus in the Agreste region of Pernambuco, that despite having found some important support, also found internal and external nature barriers, which were managed by the political decision and the articulation of local community of Caruaru.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessImplementação de Políticas PúblicasInteriorização das Universidades FederaisUniversidade Federal de PernambucoPublic Policy ImplementationInternalization of Federal UniversitiesFederal University of PernambucoAnálise da implementação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco no contexto da expansão e interiorização das Universidades Federais brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertacao Raquel Monica Lopes de Mendonca.pdf.jpgDissertacao Raquel Monica Lopes de Mendonca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20173/5/Dissertacao%20Raquel%20Monica%20Lopes%20de%20Mendonca.pdf.jpg542b0dab9d3c73877cc522cb0aac033eMD55ORIGINALDissertacao Raquel Monica Lopes de Mendonca.pdfDissertacao Raquel Monica Lopes de Mendonca.pdfapplication/pdf11290122https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20173/1/Dissertacao%20Raquel%20Monica%20Lopes%20de%20Mendonca.pdf358e7fae57d378c6df3e435c056bb642MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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