As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALCANTARA, João André da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27907
Resumo: Na região Nordeste, onde discursivamente se reiteram moldes heteronormativos e conservadores de ser masculino, vemos como alguns cantores moldam masculinidades dissidentes em seus videoclipes, e se afastam destas normatividades na produção musical. O objetivo desse estudo é compreender as construções de diferentes performances de gênero nos videoclipes, regidos sob dinâmicas da música popular massiva. O exercício é aplicado em análises das produções do cantor cearense Daniel Peixoto e do pernambucano Johnny Hooker. Em suas performances, os cantores se utilizam de figurinos, maquiagens e gestualidades que não se adequam aos moldes do que Albuquerque Jr. (2014) descrevera como a idealização de um “tipo nordestino”, e fogem, em momentos, das próprias normatividades do “ser masculino”. Estas observações são amparadas por estudos de gênero, como em Butler (2015), Lopes Louro (2004), Welzer-Lang (2004), bem como pelos estudos de música e de gêneros musicais, em Janotti Jr. (2006), Pereira de Sá (2016), Soares (2009) e Trotta (2014). A pesquisa traz considerações da atuação destes cantores em relação aos diferentes gêneros musicais da região nordeste, os acionamentos às suas referências musicais e locais e/ ou cosmopolitas de suas produções. Também passa pelas formas de compreensão das performances e da configuração do videoclipe em diferentes contextos. Por fim, os aspectos observados nas produções dos cantores apontam para a compreensão de que as (des)construções masculinas na música popular massiva podem ser lidas pelo exercício de contextualização radical (Grossberg, 2010), na elaboração de análises que considerem as pré-inscrições dos gêneros musicais e de performances de gênero, conjuntamente, no videoclipe pós-MTV.
id UFPE_9e77781fff867dcb884a9fd0216d38fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/27907
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ALCANTARA, João André da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9435368393301216http://lattes.cnpq.br/6366551742319233JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira2018-12-03T20:19:46Z2018-12-03T20:19:46Z2017-02-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27907Na região Nordeste, onde discursivamente se reiteram moldes heteronormativos e conservadores de ser masculino, vemos como alguns cantores moldam masculinidades dissidentes em seus videoclipes, e se afastam destas normatividades na produção musical. O objetivo desse estudo é compreender as construções de diferentes performances de gênero nos videoclipes, regidos sob dinâmicas da música popular massiva. O exercício é aplicado em análises das produções do cantor cearense Daniel Peixoto e do pernambucano Johnny Hooker. Em suas performances, os cantores se utilizam de figurinos, maquiagens e gestualidades que não se adequam aos moldes do que Albuquerque Jr. (2014) descrevera como a idealização de um “tipo nordestino”, e fogem, em momentos, das próprias normatividades do “ser masculino”. Estas observações são amparadas por estudos de gênero, como em Butler (2015), Lopes Louro (2004), Welzer-Lang (2004), bem como pelos estudos de música e de gêneros musicais, em Janotti Jr. (2006), Pereira de Sá (2016), Soares (2009) e Trotta (2014). A pesquisa traz considerações da atuação destes cantores em relação aos diferentes gêneros musicais da região nordeste, os acionamentos às suas referências musicais e locais e/ ou cosmopolitas de suas produções. Também passa pelas formas de compreensão das performances e da configuração do videoclipe em diferentes contextos. Por fim, os aspectos observados nas produções dos cantores apontam para a compreensão de que as (des)construções masculinas na música popular massiva podem ser lidas pelo exercício de contextualização radical (Grossberg, 2010), na elaboração de análises que considerem as pré-inscrições dos gêneros musicais e de performances de gênero, conjuntamente, no videoclipe pós-MTV.FACEPEIn the brazilian northeast, where heteronormative and conservative male models are discursively reiterated, we see how some singers shape dissident masculinities in their music videos, and move away from this heteronormativity by the musical production. The purpose of this study is to understand the constructions of different gender performances in music videos, governed under the dynamics of pop music. The exercise is applied in the analysis of the productions of Daniel Peixoto, singer from Ceará, and Johnny Hooker, from Pernambuco. In their performances, the singers use of costumes, make-up and gestures that do not fit the molds of what Albuquerque Jr. (2014) described as the idealization of a "northeastern type", and at times flee from the very norms of "be masculine ". These observations are supported by gender studies, such as Butler (2015), Lopes Louro (2004), Welzer-Lang (2004), as well as studies of music and musical genres in Janotti Jr. (2006), Pereira de Sá (2016), Soares (2009) and Trotta (2014). The research brings into consideration the performance of these singers in relation to the different musical genres of the brazilian northeast region, and the activations of their musical references and local and / or cosmopolitan in their audiovisual productions. The study also goes through ways of understanding performances and configuring the video clip in different contexts. Finally, the aspects observed in the singer’s productions point to the understanding that the masculinities desconstructions in the pop music can be read by the exercise of radical contextualization (Grossberg, 2010), in the elaboration of analysys that consider the pre-inscriptions of musical genres and gender performances associated in the post-MTV music videos.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVideoclipeMasculinidadesMúsica Popular MassivaGêneros musicaisNordesteAs (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hookerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO João André da Silva Alcantara.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João André da Silva Alcantara.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Andr%c3%a9%20da%20Silva%20Alcantara.pdf.jpgaf1bd32b1a2c664777a6301cfd852a89MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO João André da Silva Alcantara.pdfDISSERTAÇÃO João André da Silva Alcantara.pdfapplication/pdf2381819https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Andr%c3%a9%20da%20Silva%20Alcantara.pdfc52b8029289362194d673a0170ee12ecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO João André da Silva Alcantara.pdf.txtDISSERTAÇÃO João André da Silva Alcantara.pdf.txtExtracted texttext/plain236956https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Andr%c3%a9%20da%20Silva%20Alcantara.pdf.txt6ee66ae610ff734bbaa83773776b1c9aMD54123456789/279072019-10-26 02:18:37.711oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T05:18:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
title As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
spellingShingle As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
ALCANTARA, João André da Silva
Videoclipe
Masculinidades
Música Popular Massiva
Gêneros musicais
Nordeste
title_short As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
title_full As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
title_fullStr As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
title_full_unstemmed As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
title_sort As (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker
author ALCANTARA, João André da Silva
author_facet ALCANTARA, João André da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9435368393301216
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6366551742319233
dc.contributor.author.fl_str_mv ALCANTARA, João André da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira
contributor_str_mv JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Videoclipe
Masculinidades
Música Popular Massiva
Gêneros musicais
Nordeste
topic Videoclipe
Masculinidades
Música Popular Massiva
Gêneros musicais
Nordeste
description Na região Nordeste, onde discursivamente se reiteram moldes heteronormativos e conservadores de ser masculino, vemos como alguns cantores moldam masculinidades dissidentes em seus videoclipes, e se afastam destas normatividades na produção musical. O objetivo desse estudo é compreender as construções de diferentes performances de gênero nos videoclipes, regidos sob dinâmicas da música popular massiva. O exercício é aplicado em análises das produções do cantor cearense Daniel Peixoto e do pernambucano Johnny Hooker. Em suas performances, os cantores se utilizam de figurinos, maquiagens e gestualidades que não se adequam aos moldes do que Albuquerque Jr. (2014) descrevera como a idealização de um “tipo nordestino”, e fogem, em momentos, das próprias normatividades do “ser masculino”. Estas observações são amparadas por estudos de gênero, como em Butler (2015), Lopes Louro (2004), Welzer-Lang (2004), bem como pelos estudos de música e de gêneros musicais, em Janotti Jr. (2006), Pereira de Sá (2016), Soares (2009) e Trotta (2014). A pesquisa traz considerações da atuação destes cantores em relação aos diferentes gêneros musicais da região nordeste, os acionamentos às suas referências musicais e locais e/ ou cosmopolitas de suas produções. Também passa pelas formas de compreensão das performances e da configuração do videoclipe em diferentes contextos. Por fim, os aspectos observados nas produções dos cantores apontam para a compreensão de que as (des)construções masculinas na música popular massiva podem ser lidas pelo exercício de contextualização radical (Grossberg, 2010), na elaboração de análises que considerem as pré-inscrições dos gêneros musicais e de performances de gênero, conjuntamente, no videoclipe pós-MTV.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-03T20:19:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-03T20:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27907
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Andr%c3%a9%20da%20Silva%20Alcantara.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Andr%c3%a9%20da%20Silva%20Alcantara.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27907/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Andr%c3%a9%20da%20Silva%20Alcantara.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af1bd32b1a2c664777a6301cfd852a89
c52b8029289362194d673a0170ee12ec
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
6ee66ae610ff734bbaa83773776b1c9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310795798773760