A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/00130000150xx |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/954 |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho foi compreender aspectos da aprendizagem dos gerentes hoteleiros pela ótica de abordagens que enfatizam os relacionamentos sociais. Para tal, foram analisados dois casos, o Hotel Negócios e o Hotel Lazer. Certas perguntas de pesquisa, relacionadas à aprendizagem dos participantes durante suas carreiras profissionais, direcionaram o desenvolvimento desta investigação: a) como os respondentes se tornaram gerentes? b) como os gerentes têm aprendido por intermédio dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho? c) qual a classificação dos relacionamentos encontrados? Utilizou-se uma fundamentação teórica que abarca assuntos como aprendizagem situada e aprendizagem por meio de relacionamentos. Nos casos selecionados, houve a seleção de seis gerentes em cada hotel, em que o intuito foi buscar o entendimento do fenômeno estudado a partir dos próprios respondentes. A análise dos dados aconteceu em dois níveis, a análise dentro de cada caso e a análise cruzada entre eles, objetivando-se verificar as similaridades e diferenças entre ambos. A partir dos dados obtidos, conclui-se que: 1) O contexto do trabalhou influenciou os processos por meio dos quais os respondentes tornaram-se gerentes; 2) Os respondentes desenvolveram conhecimentos relacionados à gestão ao trabalharem nos diferentes setores da empresa; 3) Os participantes desenvolveram habilidades que colaboraram para o progresso profissional por meio da aquisição de experiência e conhecimentos ao colocarem a mão na massa ; 4) Os respondentes foram capazes de aprender, por meio dos relacionamentos estabelecidos, ao obterem orientação e ao observarem seus superiores; 5) Os relacionamentos interpessoais forneceram apoio para que os participantes fossem capazes de se desenvolver emocionalmente e profissionalmente |
id |
UFPE_9e98febe36011a93e6ed09128e25d83e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/954 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Ramos Ferreira Júnior, Wagnerde Aquino Lucena, Eduardo 2014-06-12T15:06:38Z2014-06-12T15:06:38Z2006Ramos Ferreira Júnior, Wagner; de Aquino Lucena, Eduardo. A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/954ark:/64986/00130000150xxO objetivo central deste trabalho foi compreender aspectos da aprendizagem dos gerentes hoteleiros pela ótica de abordagens que enfatizam os relacionamentos sociais. Para tal, foram analisados dois casos, o Hotel Negócios e o Hotel Lazer. Certas perguntas de pesquisa, relacionadas à aprendizagem dos participantes durante suas carreiras profissionais, direcionaram o desenvolvimento desta investigação: a) como os respondentes se tornaram gerentes? b) como os gerentes têm aprendido por intermédio dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho? c) qual a classificação dos relacionamentos encontrados? Utilizou-se uma fundamentação teórica que abarca assuntos como aprendizagem situada e aprendizagem por meio de relacionamentos. Nos casos selecionados, houve a seleção de seis gerentes em cada hotel, em que o intuito foi buscar o entendimento do fenômeno estudado a partir dos próprios respondentes. A análise dos dados aconteceu em dois níveis, a análise dentro de cada caso e a análise cruzada entre eles, objetivando-se verificar as similaridades e diferenças entre ambos. A partir dos dados obtidos, conclui-se que: 1) O contexto do trabalhou influenciou os processos por meio dos quais os respondentes tornaram-se gerentes; 2) Os respondentes desenvolveram conhecimentos relacionados à gestão ao trabalharem nos diferentes setores da empresa; 3) Os participantes desenvolveram habilidades que colaboraram para o progresso profissional por meio da aquisição de experiência e conhecimentos ao colocarem a mão na massa ; 4) Os respondentes foram capazes de aprender, por meio dos relacionamentos estabelecidos, ao obterem orientação e ao observarem seus superiores; 5) Os relacionamentos interpessoais forneceram apoio para que os participantes fossem capazes de se desenvolver emocionalmente e profissionalmenteporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministração GerênciaAprendizagem gerencial e situada Relacionamento socialTrajetória gerencial Atividade profissional Tipologia de relacionamentosA aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo1250_1.pdfapplication/pdf844873https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/1/arquivo1250_1.pdf9105aedc3300b75bff5b325870c21061MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1250_1.pdf.txtarquivo1250_1.pdf.txtExtracted texttext/plain271471https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/3/arquivo1250_1.pdf.txt155de686fd517a7f7169da26993c13c3MD53THUMBNAILarquivo1250_1.pdf.jpgarquivo1250_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/4/arquivo1250_1.pdf.jpg34dd671034764538949c7abd03a079adMD54123456789/9542019-10-25 02:36:27.752oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:36:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais |
title |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais |
spellingShingle |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais Ramos Ferreira Júnior, Wagner Administração Gerência Aprendizagem gerencial e situada Relacionamento social Trajetória gerencial Atividade profissional Tipologia de relacionamentos |
title_short |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais |
title_full |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais |
title_fullStr |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais |
title_sort |
A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais |
author |
Ramos Ferreira Júnior, Wagner |
author_facet |
Ramos Ferreira Júnior, Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos Ferreira Júnior, Wagner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
de Aquino Lucena, Eduardo |
contributor_str_mv |
de Aquino Lucena, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Gerência Aprendizagem gerencial e situada Relacionamento social Trajetória gerencial Atividade profissional Tipologia de relacionamentos |
topic |
Administração Gerência Aprendizagem gerencial e situada Relacionamento social Trajetória gerencial Atividade profissional Tipologia de relacionamentos |
description |
O objetivo central deste trabalho foi compreender aspectos da aprendizagem dos gerentes hoteleiros pela ótica de abordagens que enfatizam os relacionamentos sociais. Para tal, foram analisados dois casos, o Hotel Negócios e o Hotel Lazer. Certas perguntas de pesquisa, relacionadas à aprendizagem dos participantes durante suas carreiras profissionais, direcionaram o desenvolvimento desta investigação: a) como os respondentes se tornaram gerentes? b) como os gerentes têm aprendido por intermédio dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho? c) qual a classificação dos relacionamentos encontrados? Utilizou-se uma fundamentação teórica que abarca assuntos como aprendizagem situada e aprendizagem por meio de relacionamentos. Nos casos selecionados, houve a seleção de seis gerentes em cada hotel, em que o intuito foi buscar o entendimento do fenômeno estudado a partir dos próprios respondentes. A análise dos dados aconteceu em dois níveis, a análise dentro de cada caso e a análise cruzada entre eles, objetivando-se verificar as similaridades e diferenças entre ambos. A partir dos dados obtidos, conclui-se que: 1) O contexto do trabalhou influenciou os processos por meio dos quais os respondentes tornaram-se gerentes; 2) Os respondentes desenvolveram conhecimentos relacionados à gestão ao trabalharem nos diferentes setores da empresa; 3) Os participantes desenvolveram habilidades que colaboraram para o progresso profissional por meio da aquisição de experiência e conhecimentos ao colocarem a mão na massa ; 4) Os respondentes foram capazes de aprender, por meio dos relacionamentos estabelecidos, ao obterem orientação e ao observarem seus superiores; 5) Os relacionamentos interpessoais forneceram apoio para que os participantes fossem capazes de se desenvolver emocionalmente e profissionalmente |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:06:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:06:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ramos Ferreira Júnior, Wagner; de Aquino Lucena, Eduardo. A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/954 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/00130000150xx |
identifier_str_mv |
Ramos Ferreira Júnior, Wagner; de Aquino Lucena, Eduardo. A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. ark:/64986/00130000150xx |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/1/arquivo1250_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/3/arquivo1250_1.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/954/4/arquivo1250_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9105aedc3300b75bff5b325870c21061 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 155de686fd517a7f7169da26993c13c3 34dd671034764538949c7abd03a079ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815173005636009984 |