O concreto e o digital reunidos em um lugar : encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Matheus Severo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40450
Resumo: Com o surgimento do jogo Pokémon GO, em 2016, novas possibilidades de ter contato com o lúdico surgiram. Se tornou possível pessoas estarem jogando nesta plataforma digital em paralelo a atividades em uma dimensão concreta e material. Além disso, através da proposta do jogo de fazer as pessoas percorrem os espaços das cidades, vivenciando-as, em busca dos chamados pokémons, muitos jogadores ganharam a oportunidade de se aproximar ou reaproximar de suas cidades. Somado a isto, com os eventos do jogo conhecidos como Dias Comunitários, encontros entre jogadores nos espaços públicos se tornaram mais recorrentes. No Recife, o Bairro do Recife se tornou um dos principais pontos de encontro destes jogadores, de maneira mensal. A partir deste contexto, surge a questão de se é possível, a partir dos encontros em Dias Comunitários, e as geograficidades desenvolvidas, os jogadores de Pokémon GO tornarem este espaço lugar. Com base nisto, que surgiu o objetivo da pesquisa, de compreender o potencial do Bairro do Recife se tornar lugares para os jogadores de Pokémon GO a partir das geograficidades realizadas nos encontros em dias comunitários. Este objetivo geral provoca os seguintes objetivos específicos: 1) Elucidar de que modos os contextos espaciais concretos e digitais influenciam as experiências dos jogadores durante os dias comunitários no Bairro do Recife; 2) Entender as geograficidades da relação entre espaço concreto e digital pela mediação do Pokémon GO no contexto dos encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife; 3) Demonstrar as lugaridades produzidas pelos jogadores de Pokémon GO nos encontros em dias comunitários. Esta pesquisa foi construída por meio de revisão bibliográfica a respeito de conceitos como geograficidade, ciberespaço e lugar; observações empíricas dos encontros dos jogadores; além de diálogos com estes sujeitos através de entrevistas semiestruturadas com pautas. Com a realização desta pesquisa, se tornou possível compreender como os jogadores de Pokémon GO se relacionam com o Bairro do Recife a partir dos encontros, de maneira que, através da entrega ao lúdico significam os espaços vivenciados durante as estas atividades, os tornando lugares de confraternização.
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Somado a isto, com os eventos do jogo conhecidos como Dias Comunitários, encontros entre jogadores nos espaços públicos se tornaram mais recorrentes. No Recife, o Bairro do Recife se tornou um dos principais pontos de encontro destes jogadores, de maneira mensal. A partir deste contexto, surge a questão de se é possível, a partir dos encontros em Dias Comunitários, e as geograficidades desenvolvidas, os jogadores de Pokémon GO tornarem este espaço lugar. Com base nisto, que surgiu o objetivo da pesquisa, de compreender o potencial do Bairro do Recife se tornar lugares para os jogadores de Pokémon GO a partir das geograficidades realizadas nos encontros em dias comunitários. Este objetivo geral provoca os seguintes objetivos específicos: 1) Elucidar de que modos os contextos espaciais concretos e digitais influenciam as experiências dos jogadores durante os dias comunitários no Bairro do Recife; 2) Entender as geograficidades da relação entre espaço concreto e digital pela mediação do Pokémon GO no contexto dos encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife; 3) Demonstrar as lugaridades produzidas pelos jogadores de Pokémon GO nos encontros em dias comunitários. Esta pesquisa foi construída por meio de revisão bibliográfica a respeito de conceitos como geograficidade, ciberespaço e lugar; observações empíricas dos encontros dos jogadores; além de diálogos com estes sujeitos através de entrevistas semiestruturadas com pautas. Com a realização desta pesquisa, se tornou possível compreender como os jogadores de Pokémon GO se relacionam com o Bairro do Recife a partir dos encontros, de maneira que, através da entrega ao lúdico significam os espaços vivenciados durante as estas atividades, os tornando lugares de confraternização.CNPqAfter the release, in 2016, of the Pokémon GO game, new possibilities of contact with the ludic emerged. It became possible for people to play on this digital platform parallel with activities in a concrete and material dimension. Furthermore, based on the game propose of making people walk in the urban spaces and living the cities in a search for pokémons, many players won the opportunity to connect or reconnect with your cities. Added to this, with the game events known as community days, players meetings in the public spaces started to be more usual. In Recife, the Recife neighborhood became one of the main points of players meetings, that happen monthly. From this context, the research question is, it’s possible, from the community days, and the developed geographicities of the Pokémon GO players turn this space in a place. Based on this, the research objective isto understand the Recife Neighborhood potential to become a place for the Pokémon GO players based on the geographicities accomplished in the meetings of community days. Based on that main objective, three specific objectives were derived: 1) Clarify the ways that the concrete and digital contexts influence the players experiences on the community days in Recife neighborhood; 2) Understand the geographicities that exist in the relationship between the concrete and digital by the Pokémon GO in the player`s meetings context in the Recife neighborhood.; 3) Demonstrate the sense of place produced by the Pokémon GO`s players in the meetings. This research was built through literature review, focused on concepts as geographicity, cyberspace and place; empirical observations of players meetings and dialogues with these subjects through semi-structured interviews with guidelines. With this research, it became possible to understand how the Pokémon GO players relate with the Recife neighborhood based on the meetings, in a way that, through the commitment to the ludic they signify the lived spaces during those activities, making then confraternization places.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeografiaEspaços públicosCiberespaçoPokémon (Jogo)O concreto e o digital reunidos em um lugar : encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40450/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Matheus Severo Ramos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Matheus Severo Ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain206720https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40450/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Matheus%20Severo%20Ramos.pdf.txt2a55c3e4907a952f3a7f6c3dfa5a80d9MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Matheus Severo Ramos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Matheus Severo Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40450/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Matheus%20Severo%20Ramos.pdf.jpg04807322b86af067eb4847b5fa29e33aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Matheus Severo Ramos.pdfDISSERTAÇÃO Matheus Severo Ramos.pdfapplication/pdf5774706https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40450/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Matheus%20Severo%20Ramos.pdf944b4492c9f1237afa0d3ebed0feb3bbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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