Controvérsias acadêmicas com mapas conceituais: requisitos para mediação via ambientes telemáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5562 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação têm produzido muitas ferramentas que visam dar suporte à aprendizagem em grupo, especialmente em condições não presenciais. Contudo, ainda é muito freqüente que tais ferramentas apóiem-se em modelos tradicionais de ensino-aprendizagem, reproduzindo assim as fraquezas do ensino tradicional e introduzindo, para muitos, novas dificuldades oriundas do uso das tecnologias nessa nova situação. O trabalho aqui relatado investigou uma proposta pedagógica relevante ao cenário atual o uso de Mapas Conceituais para apoiar o método de aprendizagem cooperativa denominado Controvérsia Acadêmica, em um contexto de mediação telemática. A partir de um processo de elicitação baseada em experimentos desenvolvidos em sala de aula, foram identificados os requisitos funcionais necessários para a adequada aplicação do método e do instrumento em contextos semi-presencial e a distância. Os requisitos foram, posteriormente, modelados segundo a notação da UML (Unified Modeling Language) e suas extensões para Web. Decorrente desse processo desenvolveu-se o protótipo de um ambiente denominado Versus, implementado através da linguagem PHP e do banco de dados MySQL, como forma de demonstrar como os requisitos funcionais apurados podem ser integrados a ambientes virtuais de aprendizagem |
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O trabalho aqui relatado investigou uma proposta pedagógica relevante ao cenário atual o uso de Mapas Conceituais para apoiar o método de aprendizagem cooperativa denominado Controvérsia Acadêmica, em um contexto de mediação telemática. A partir de um processo de elicitação baseada em experimentos desenvolvidos em sala de aula, foram identificados os requisitos funcionais necessários para a adequada aplicação do método e do instrumento em contextos semi-presencial e a distância. Os requisitos foram, posteriormente, modelados segundo a notação da UML (Unified Modeling Language) e suas extensões para Web. 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