Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/426 |
Resumo: | O processo de avaliação de empresas tem avançado no sentido de incorporar novas metodologias e/ou adaptar as metodologias já existentes, comprovadamente eficientes, para os novos paradigmas da avaliação. Esses novos paradigmas envolvem a avaliação do capital intelectual ou, de uma forma mais ampla e abrangente, o capital intangível. Sendo a área de avaliação considerada uma área eclética, incorpora outras disciplinas além das já conhecidas de finanças e requer uma maior interação com a dinâmica estratégica das organizações. Em se tratando de avaliação dos intangíveis, uma questão se coloca bastante relevante: o valor do capital intelectual. Empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) são empresas diferenciadas e que precisam de um adequado tratamento quando do processo de determinação do seu valor de mercado. As metodologias tradicionais apenas demonstram o valor da a empresa, no entanto, por ser esse tipo de empresa preponderantemente de capital intangível, fica difícil identificar os geradores de valor das mesmas. Essa pesquisa teve como objetivo principal determinar os direcionadores de valor de empresas de tecnologia da informação e comunicação, usando como metodologia e estatística multivariada, particularmente a análise fatorial, para determinar os fatores geradores de valor e agrupar as variáveis da pesquisa em grupos coesos que representassem um determinado direcionador de valor. Em seguida, foi utilizado o modelo de equação estrutural para poder criar um modelo estrutural e formalizar as relações entre as variáveis e determinar os coeficientes da regressão, gerando variáveis não observadas até chegar a uma outra variável, essa de segundo grau, que foi determinada de capital intelectual ou capital intangível. Com base no modelo gerado, podemos afirmar que, numa empresa de predominância intangível, como no caso das empresas de tecnologia da informação e comunicação, o capital intangível é formado pelo Capital Humano, representando 36,42% do valor do intangível; a Gestão do Capital Humano, representando 30,47% do intangível; o Capital Estrutural, representando 26,23% do intangível e, finalmente, o Ambiente Organizacional, representando 6,88% do total do capital intangível |
id |
UFPE_f4cfd84f8fd28cf71c5e770456d71064 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/426 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Celestino de Lima, AdilsonUlises de Montreuil Carmona, Charles 2014-06-12T15:02:41Z2014-06-12T15:02:41Z2003Celestino de Lima, Adilson; Ulises de Montreuil Carmona, Charles. Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/426O processo de avaliação de empresas tem avançado no sentido de incorporar novas metodologias e/ou adaptar as metodologias já existentes, comprovadamente eficientes, para os novos paradigmas da avaliação. Esses novos paradigmas envolvem a avaliação do capital intelectual ou, de uma forma mais ampla e abrangente, o capital intangível. Sendo a área de avaliação considerada uma área eclética, incorpora outras disciplinas além das já conhecidas de finanças e requer uma maior interação com a dinâmica estratégica das organizações. Em se tratando de avaliação dos intangíveis, uma questão se coloca bastante relevante: o valor do capital intelectual. Empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) são empresas diferenciadas e que precisam de um adequado tratamento quando do processo de determinação do seu valor de mercado. As metodologias tradicionais apenas demonstram o valor da a empresa, no entanto, por ser esse tipo de empresa preponderantemente de capital intangível, fica difícil identificar os geradores de valor das mesmas. Essa pesquisa teve como objetivo principal determinar os direcionadores de valor de empresas de tecnologia da informação e comunicação, usando como metodologia e estatística multivariada, particularmente a análise fatorial, para determinar os fatores geradores de valor e agrupar as variáveis da pesquisa em grupos coesos que representassem um determinado direcionador de valor. Em seguida, foi utilizado o modelo de equação estrutural para poder criar um modelo estrutural e formalizar as relações entre as variáveis e determinar os coeficientes da regressão, gerando variáveis não observadas até chegar a uma outra variável, essa de segundo grau, que foi determinada de capital intelectual ou capital intangível. Com base no modelo gerado, podemos afirmar que, numa empresa de predominância intangível, como no caso das empresas de tecnologia da informação e comunicação, o capital intangível é formado pelo Capital Humano, representando 36,42% do valor do intangível; a Gestão do Capital Humano, representando 30,47% do intangível; o Capital Estrutural, representando 26,23% do intangível e, finalmente, o Ambiente Organizacional, representando 6,88% do total do capital intangívelUniversidade Católica de PernambucoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologia da informação e comunicaçãoCapital intelectualCapital intangívelAvaliação de empresasDeterminantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1083_1.pdf.jpgarquivo1083_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/4/arquivo1083_1.pdf.jpg3361fa5dec6f7066de21c5bb95c47822MD54ORIGINALarquivo1083_1.pdfapplication/pdf1402783https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/1/arquivo1083_1.pdfeb3a034217d3078981d80ab8f1afb751MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1083_1.pdf.txtarquivo1083_1.pdf.txtExtracted texttext/plain234364https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/3/arquivo1083_1.pdf.txt7f9df203602f7705eb0e1be2f33d417dMD53123456789/4262019-10-25 12:26:31.614oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T15:26:31Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital |
title |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital |
spellingShingle |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital Celestino de Lima, Adilson Tecnologia da informação e comunicação Capital intelectual Capital intangível Avaliação de empresas |
title_short |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital |
title_full |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital |
title_fullStr |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital |
title_full_unstemmed |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital |
title_sort |
Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital |
author |
Celestino de Lima, Adilson |
author_facet |
Celestino de Lima, Adilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celestino de Lima, Adilson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ulises de Montreuil Carmona, Charles |
contributor_str_mv |
Ulises de Montreuil Carmona, Charles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e comunicação Capital intelectual Capital intangível Avaliação de empresas |
topic |
Tecnologia da informação e comunicação Capital intelectual Capital intangível Avaliação de empresas |
description |
O processo de avaliação de empresas tem avançado no sentido de incorporar novas metodologias e/ou adaptar as metodologias já existentes, comprovadamente eficientes, para os novos paradigmas da avaliação. Esses novos paradigmas envolvem a avaliação do capital intelectual ou, de uma forma mais ampla e abrangente, o capital intangível. Sendo a área de avaliação considerada uma área eclética, incorpora outras disciplinas além das já conhecidas de finanças e requer uma maior interação com a dinâmica estratégica das organizações. Em se tratando de avaliação dos intangíveis, uma questão se coloca bastante relevante: o valor do capital intelectual. Empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) são empresas diferenciadas e que precisam de um adequado tratamento quando do processo de determinação do seu valor de mercado. As metodologias tradicionais apenas demonstram o valor da a empresa, no entanto, por ser esse tipo de empresa preponderantemente de capital intangível, fica difícil identificar os geradores de valor das mesmas. Essa pesquisa teve como objetivo principal determinar os direcionadores de valor de empresas de tecnologia da informação e comunicação, usando como metodologia e estatística multivariada, particularmente a análise fatorial, para determinar os fatores geradores de valor e agrupar as variáveis da pesquisa em grupos coesos que representassem um determinado direcionador de valor. Em seguida, foi utilizado o modelo de equação estrutural para poder criar um modelo estrutural e formalizar as relações entre as variáveis e determinar os coeficientes da regressão, gerando variáveis não observadas até chegar a uma outra variável, essa de segundo grau, que foi determinada de capital intelectual ou capital intangível. Com base no modelo gerado, podemos afirmar que, numa empresa de predominância intangível, como no caso das empresas de tecnologia da informação e comunicação, o capital intangível é formado pelo Capital Humano, representando 36,42% do valor do intangível; a Gestão do Capital Humano, representando 30,47% do intangível; o Capital Estrutural, representando 26,23% do intangível e, finalmente, o Ambiente Organizacional, representando 6,88% do total do capital intangível |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:02:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:02:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Celestino de Lima, Adilson; Ulises de Montreuil Carmona, Charles. Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/426 |
identifier_str_mv |
Celestino de Lima, Adilson; Ulises de Montreuil Carmona, Charles. Determinantes de valor do ativo intangível nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação do Porto Digital. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/4/arquivo1083_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/1/arquivo1083_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/426/3/arquivo1083_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3361fa5dec6f7066de21c5bb95c47822 eb3a034217d3078981d80ab8f1afb751 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 7f9df203602f7705eb0e1be2f33d417d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310843836137472 |