O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mozdzenski, Leonardo Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11671
Resumo: O objetivo central desta investigação consiste em estudar de que forma se dá a construção do ethos e do pathos em videoclipes femininos. Em outras palavras, a minha principal finalidade é analisar as marcas linguisticamente inscritas no discurso videoclíptico feminino para a criação identitária de uma autoimagem das cantoras e para a encenação das suas emoções e sentimentos a partir dos vários modos semióticos orquestrados nesse gênero textual: imagem, música e palavra. De maneira mais específica, proponho-me aqui a: i) investigar o videoclipe como gênero textual, observando a sua formação histórica e sociorretórica, as suas configurações genéricas e também como dialoga intertextualmente com outros textos, discursos e gêneros; ii) examinar de que modo se dá a construção da identidade feminina no videoclipe a partir do debate entre feministas e pósfeministas em torno da constituição identitária da mulher; e iii) apresentar e discutir as principais abordagens teóricas sobre o ethos e o pathos ao longo da história e na atualidade, propondo por fim a adoção de uma perspectiva sociocognitiva acerca desses dois fenômenos. Para tanto, foram conjugadas interdisciplinarmente as contribuições teóricas de diversos campos do conhecimento: da Retórica Clássica, da Escola Americana da Nova Retórica, da Retórica Visual, da Análise do Discurso, dos Estudos Enunciativos, da Semiótica Social, bem como da Semiótica da Canção, sempre assumindo como principal norte teórico a sociocognição. O corpus analisado compõe-se dos seguintes videoclipes: Born this way (Lady Gaga, 2011), Firework (Katy Perry, 2010), Run the world (girls) (Beyoncé, 2011), Rolling in the deep (Adele, 2010) e Super bass (Nicki Minaj, 2011). A partir da amostra, realizei um estudo de caráter qualitativo, investigando exemplarmente a construção do ethos e do pathos nesses vídeos femininos selecionados, os quais se encontram dispostos em duas macrocategorias de análise: os ethe de engajamento (constituídos pelo ethos de identificação e pelo ethos de solidariedade) e os ethe de personalidade (formados pelo ethos de comandante ou líder, pelo ethos de humanidade e pelo ethos de ‘não-sério’ ou de ‘não-virtude’). Como resultado da análise, é possível concluir que as autoimagens construídas pelas cantoras em seus videoclipes se apresentam sob formas múltiplas, diversificadas e complexas, ao contrário do que apregoam os tradicionais estudos críticos de orientação feminista, os quais dicotomizam tais imagens entre boas (a serem usadas como modelo de comportamento) e más (a serem repelidas).
id UFPE_f6fda24489d701233427f41fbb1b26df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11671
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Mozdzenski, Leonardo PinheiroDionisio, Angela Paiva 2015-03-10T14:48:12Z2015-03-10T14:48:12Z2012-05-15MOZDZENSKI, Leonardo Pinheiro. O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções. Recife, 2012. 356 f. + 1 DVD. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2012.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11671O objetivo central desta investigação consiste em estudar de que forma se dá a construção do ethos e do pathos em videoclipes femininos. Em outras palavras, a minha principal finalidade é analisar as marcas linguisticamente inscritas no discurso videoclíptico feminino para a criação identitária de uma autoimagem das cantoras e para a encenação das suas emoções e sentimentos a partir dos vários modos semióticos orquestrados nesse gênero textual: imagem, música e palavra. De maneira mais específica, proponho-me aqui a: i) investigar o videoclipe como gênero textual, observando a sua formação histórica e sociorretórica, as suas configurações genéricas e também como dialoga intertextualmente com outros textos, discursos e gêneros; ii) examinar de que modo se dá a construção da identidade feminina no videoclipe a partir do debate entre feministas e pósfeministas em torno da constituição identitária da mulher; e iii) apresentar e discutir as principais abordagens teóricas sobre o ethos e o pathos ao longo da história e na atualidade, propondo por fim a adoção de uma perspectiva sociocognitiva acerca desses dois fenômenos. Para tanto, foram conjugadas interdisciplinarmente as contribuições teóricas de diversos campos do conhecimento: da Retórica Clássica, da Escola Americana da Nova Retórica, da Retórica Visual, da Análise do Discurso, dos Estudos Enunciativos, da Semiótica Social, bem como da Semiótica da Canção, sempre assumindo como principal norte teórico a sociocognição. O corpus analisado compõe-se dos seguintes videoclipes: Born this way (Lady Gaga, 2011), Firework (Katy Perry, 2010), Run the world (girls) (Beyoncé, 2011), Rolling in the deep (Adele, 2010) e Super bass (Nicki Minaj, 2011). A partir da amostra, realizei um estudo de caráter qualitativo, investigando exemplarmente a construção do ethos e do pathos nesses vídeos femininos selecionados, os quais se encontram dispostos em duas macrocategorias de análise: os ethe de engajamento (constituídos pelo ethos de identificação e pelo ethos de solidariedade) e os ethe de personalidade (formados pelo ethos de comandante ou líder, pelo ethos de humanidade e pelo ethos de ‘não-sério’ ou de ‘não-virtude’). Como resultado da análise, é possível concluir que as autoimagens construídas pelas cantoras em seus videoclipes se apresentam sob formas múltiplas, diversificadas e complexas, ao contrário do que apregoam os tradicionais estudos críticos de orientação feminista, os quais dicotomizam tais imagens entre boas (a serem usadas como modelo de comportamento) e más (a serem repelidas).porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEthosPathosVideoclipeRetóricaSociocogniçãoO ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese - Ethos e pathos em videoclipes femininos - Leonardo Mozdzenski (biblioteca).pdf.jpgTese - Ethos e pathos em videoclipes femininos - Leonardo Mozdzenski (biblioteca).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/5/Tese%20-%20Ethos%20e%20pathos%20em%20videoclipes%20femininos%20-%20Leonardo%20Mozdzenski%20%28biblioteca%29.pdf.jpgb359ccf6ec9042cb2095b0d1d89f7762MD55ORIGINALTese - Ethos e pathos em videoclipes femininos - Leonardo Mozdzenski (biblioteca).pdfTese - Ethos e pathos em videoclipes femininos - Leonardo Mozdzenski (biblioteca).pdfapplication/pdf9158414https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/1/Tese%20-%20Ethos%20e%20pathos%20em%20videoclipes%20femininos%20-%20Leonardo%20Mozdzenski%20%28biblioteca%29.pdf609cd3f1408bf0e6c7fd77ffb09931d6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese - Ethos e pathos em videoclipes femininos - Leonardo Mozdzenski (biblioteca).pdf.txtTese - Ethos e pathos em videoclipes femininos - Leonardo Mozdzenski (biblioteca).pdf.txtExtracted texttext/plain887392https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/4/Tese%20-%20Ethos%20e%20pathos%20em%20videoclipes%20femininos%20-%20Leonardo%20Mozdzenski%20%28biblioteca%29.pdf.txtb966328ee90c27c8e29f19c25d23352dMD54123456789/116712019-10-25 04:44:47.401oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:44:47Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
title O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
spellingShingle O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
Mozdzenski, Leonardo Pinheiro
Ethos
Pathos
Videoclipe
Retórica
Sociocognição
title_short O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
title_full O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
title_fullStr O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
title_full_unstemmed O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
title_sort O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções
author Mozdzenski, Leonardo Pinheiro
author_facet Mozdzenski, Leonardo Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mozdzenski, Leonardo Pinheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dionisio, Angela Paiva
contributor_str_mv Dionisio, Angela Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Ethos
Pathos
Videoclipe
Retórica
Sociocognição
topic Ethos
Pathos
Videoclipe
Retórica
Sociocognição
description O objetivo central desta investigação consiste em estudar de que forma se dá a construção do ethos e do pathos em videoclipes femininos. Em outras palavras, a minha principal finalidade é analisar as marcas linguisticamente inscritas no discurso videoclíptico feminino para a criação identitária de uma autoimagem das cantoras e para a encenação das suas emoções e sentimentos a partir dos vários modos semióticos orquestrados nesse gênero textual: imagem, música e palavra. De maneira mais específica, proponho-me aqui a: i) investigar o videoclipe como gênero textual, observando a sua formação histórica e sociorretórica, as suas configurações genéricas e também como dialoga intertextualmente com outros textos, discursos e gêneros; ii) examinar de que modo se dá a construção da identidade feminina no videoclipe a partir do debate entre feministas e pósfeministas em torno da constituição identitária da mulher; e iii) apresentar e discutir as principais abordagens teóricas sobre o ethos e o pathos ao longo da história e na atualidade, propondo por fim a adoção de uma perspectiva sociocognitiva acerca desses dois fenômenos. Para tanto, foram conjugadas interdisciplinarmente as contribuições teóricas de diversos campos do conhecimento: da Retórica Clássica, da Escola Americana da Nova Retórica, da Retórica Visual, da Análise do Discurso, dos Estudos Enunciativos, da Semiótica Social, bem como da Semiótica da Canção, sempre assumindo como principal norte teórico a sociocognição. O corpus analisado compõe-se dos seguintes videoclipes: Born this way (Lady Gaga, 2011), Firework (Katy Perry, 2010), Run the world (girls) (Beyoncé, 2011), Rolling in the deep (Adele, 2010) e Super bass (Nicki Minaj, 2011). A partir da amostra, realizei um estudo de caráter qualitativo, investigando exemplarmente a construção do ethos e do pathos nesses vídeos femininos selecionados, os quais se encontram dispostos em duas macrocategorias de análise: os ethe de engajamento (constituídos pelo ethos de identificação e pelo ethos de solidariedade) e os ethe de personalidade (formados pelo ethos de comandante ou líder, pelo ethos de humanidade e pelo ethos de ‘não-sério’ ou de ‘não-virtude’). Como resultado da análise, é possível concluir que as autoimagens construídas pelas cantoras em seus videoclipes se apresentam sob formas múltiplas, diversificadas e complexas, ao contrário do que apregoam os tradicionais estudos críticos de orientação feminista, os quais dicotomizam tais imagens entre boas (a serem usadas como modelo de comportamento) e más (a serem repelidas).
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-10T14:48:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-10T14:48:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOZDZENSKI, Leonardo Pinheiro. O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções. Recife, 2012. 356 f. + 1 DVD. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11671
identifier_str_mv MOZDZENSKI, Leonardo Pinheiro. O ethos e o pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções. Recife, 2012. 356 f. + 1 DVD. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2012.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/5/Tese%20-%20Ethos%20e%20pathos%20em%20videoclipes%20femininos%20-%20Leonardo%20Mozdzenski%20%28biblioteca%29.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/1/Tese%20-%20Ethos%20e%20pathos%20em%20videoclipes%20femininos%20-%20Leonardo%20Mozdzenski%20%28biblioteca%29.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11671/4/Tese%20-%20Ethos%20e%20pathos%20em%20videoclipes%20femininos%20-%20Leonardo%20Mozdzenski%20%28biblioteca%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b359ccf6ec9042cb2095b0d1d89f7762
609cd3f1408bf0e6c7fd77ffb09931d6
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
b966328ee90c27c8e29f19c25d23352d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310750596759552