Pode uma árvore florescer no outono? : Mapeando os Caminhos do Pensamento Colonial no Ensino de Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERNARDES, Luisa Paiva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40263
Resumo: O presente trabalho se propõe a mapear como o pensamento colonial se revela no Ensino das Artes a partir da obervação das aulas da disciplina de Artes Visuais de duas turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental em um colégio de classe média da Zona Norte de Recife, em Pernambuco. A pesquisa nasce do espanto gerado por uma árvore florida no mês de maio em São Paulo: Pode uma árvore florescer no outono? Ao me indagar sobre aquele estranhamento, entendi que não eram as árvores que estavam fora de época, mas o ensino que havia turvado o nosso olhar de observadoras, havíamos aprendido regras e tabelas, mas não havíamos aprendido a nos inquietar com o mundo a nossa volta. Não dizem que branco é melhor, mas se aprende que o lápis bege é a cor da pele e que todas as outras tonalidades estão fora do padrão. Não se aprende que as árvores que florescem nas cidades são desreguladas, mas se cresce desenhando sol no verão, folhas caídas no chão no outono, neve no inverno e flores na primavera.
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Ao me indagar sobre aquele estranhamento, entendi que não eram as árvores que estavam fora de época, mas o ensino que havia turvado o nosso olhar de observadoras, havíamos aprendido regras e tabelas, mas não havíamos aprendido a nos inquietar com o mundo a nossa volta. Não dizem que branco é melhor, mas se aprende que o lápis bege é a cor da pele e que todas as outras tonalidades estão fora do padrão. Não se aprende que as árvores que florescem nas cidades são desreguladas, mas se cresce desenhando sol no verão, folhas caídas no chão no outono, neve no inverno e flores na primavera.CAPESEl presente trabajo de investigación tiene como finalidad mapear cómo el pensamiento colonial se revela en la Enseñanza de las Artes, a partir de la observación de clases de la disciplina de Artes Visuales em dos turnos del primer año de la Escuela Primaria, en una escuela de clase media en la Zona Norte de Recife, en Pernambuco. La investigación proviene del extrañamemto generado por un árbol en flor durante el mes de mayo en São Paulo: ¿Puede un árbol florecer en el otoño? Mientras nos cuestionavamos acerca de esta extrañeza, nos dimos cuenta de que no eran los árboles aquellos quienes estaban fuera de temporada, sino la enseñanza que había nublado nuestra mirada de observadoras, habíamos aprendido reglas y tablas, pero no habíamos aprendido a preocuparnos por el mundo que nos rodea. No se nos dice que el blanco es mejor, pero hemos aprendido que el lápiz beige es el color de la piel y que todos los demás tonos no son el estándar. No hemos aprendido que los árboles que florecen en nuestras ciudades no están regulados, pero crecemos dibujando el sol en verano, las hojas caídas en el suelo en otoño, la nieve en invierno y las flores en primavera.This paper aims to map how the colonial thought reveals itself in the teaching of the arts from the observation of two Visual Arts classes of the first year of Elementary School in a middle class college in the North Zone of Recife, Pernambuco. The research is born from the amazement generated by a flowering tree in May in São Paulo: Can a tree bloom in the fall? As we wondered at this strangeness, we realized that it was not the trees that were out of season, but the teaching that had clouded our eyes as observers, we had learned rules and tables, but we had not learned to be curious about the world around us. We are not told that white is better, but we have learned that beige pencil is the color of the skin and that all other shades are nonstandard. We have not learned that the trees that bloom in our cities are unregulated, but we grow up drawing sun in summer, fallen leaves on the ground in autumn, snow in winter, and flowers in spring.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessColonialidadeColonialismoPensamento ColonialPós-ColonialArte-EducaçãoEnsino de ArtesPode uma árvore florescer no outono? : Mapeando os Caminhos do Pensamento Colonial no Ensino de Artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Luisa Paiva Bernardes.pdfDISSERTAÇÃO Luisa Paiva Bernardes.pdfapplication/pdf3004871https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40263/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luisa%20Paiva%20Bernardes.pdfef4846cec80b92af6a7e4775fbd48939MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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