O desvelamento da verdade: Heidegger e a ontologia da obra de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensando |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4585 |
Resumo: | Este trabalho examina o texto heideggeriano A origem da obra de arte para sustentar a noção da verdade como desvelamento. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte, enquanto encaminha o pensar para a busca do lugar e da importância da arte, que se revela originariamente como habitação poética do próprio homem. O desenvolvimento do trabalho se concentra, principalmente, em três pontos: analisa a diferença da ontologia heideggeriana em relação à estética tradicional; entende o círculo hermenêutico como o modo mais apropriado de pensar a arte e discute as definições de coisa que conduzem a um novo horizonte para abordar a arte a partir do pensamento apropriador. A investigação assegura como resultado a concepção de que o homem está lançado no processo de desvelamento da verdade que, pela ontologia, via obra de arte lhe garante um acesso privilegiado ao ser. |
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O desvelamento da verdade: Heidegger e a ontologia da obra de arteFilosofia; OntologiaObra de Arte; Heidegger; Ontologia; VerdadeEste trabalho examina o texto heideggeriano A origem da obra de arte para sustentar a noção da verdade como desvelamento. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte, enquanto encaminha o pensar para a busca do lugar e da importância da arte, que se revela originariamente como habitação poética do próprio homem. O desenvolvimento do trabalho se concentra, principalmente, em três pontos: analisa a diferença da ontologia heideggeriana em relação à estética tradicional; entende o círculo hermenêutico como o modo mais apropriado de pensar a arte e discute as definições de coisa que conduzem a um novo horizonte para abordar a arte a partir do pensamento apropriador. A investigação assegura como resultado a concepção de que o homem está lançado no processo de desvelamento da verdade que, pela ontologia, via obra de arte lhe garante um acesso privilegiado ao ser. Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPICosta, Solange Aparecida de Campos2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/458510.26694/pensando.v7i13.4585Pensando - Revista de Filosofia; v. 7, n. 13 (2016): Dossiê Filosofia Hermenêutica/VARIA; 193-2192178-843X10.26694/pensando.v7i13reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4585/315110.26694/pensando.v7i13.4585.g3151Direitos autorais 2016 Pensando - Revista de Filosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-03T04:08:49Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4585Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2021-09-03T04:08:49Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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