A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/3339 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de educação ambiental para a população que reside na Área de Proteção Ambiental do estuário do rio Ceará, bem como os visitantes, esclarecendo a importância da preservação dos recursos naturais e o uso sustentável, garantindo assim uma natureza equilibrada para as gerações futuras. A metodologia constou da análise bibliográfica, visitação a órgãos públicos, análise de imagens de satélites e fotografias aéreas e visitas ao campo. A partir da análise dos dados coletados, foi possível elaborar o mapa de uso e ocupação, identificando as limitações de uso. Utilizou-se a educação ambiental como ferramenta didática para a proteção da Área de Proteção Ambiental em estudo. |
id |
UFPI-2_4e6b2aa59eaa31e129d0c13d91cc5fcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/3339 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE)Educação ambiental, GeografiaUso e Ocupação. Área de Proteção Ambiental. Educação Ambiental.A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de educação ambiental para a população que reside na Área de Proteção Ambiental do estuário do rio Ceará, bem como os visitantes, esclarecendo a importância da preservação dos recursos naturais e o uso sustentável, garantindo assim uma natureza equilibrada para as gerações futuras. A metodologia constou da análise bibliográfica, visitação a órgãos públicos, análise de imagens de satélites e fotografias aéreas e visitas ao campo. A partir da análise dos dados coletados, foi possível elaborar o mapa de uso e ocupação, identificando as limitações de uso. Utilizou-se a educação ambiental como ferramenta didática para a proteção da Área de Proteção Ambiental em estudo.UFPIMORAES, MARIA Valdirene Araújo RochaPORTELA, João PauloCOSTA, Sidineyde Soares de Lima2015-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/333910.26694/equador.v4i02.3339REVISTA EQUADOR; v. 4, n. 02 (2015); 36 - 552317-349110.26694/equador.v4i02reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/3339/2065info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T18:19:58Zoai:ojs.10.22.15.19:article/3339Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2015-07-17T18:19:58Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) MORAES, MARIA Valdirene Araújo Rocha Educação ambiental, Geografia Uso e Ocupação. Área de Proteção Ambiental. Educação Ambiental. |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ (CE) |
author |
MORAES, MARIA Valdirene Araújo Rocha |
author_facet |
MORAES, MARIA Valdirene Araújo Rocha PORTELA, João Paulo COSTA, Sidineyde Soares de Lima |
author_role |
author |
author2 |
PORTELA, João Paulo COSTA, Sidineyde Soares de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, MARIA Valdirene Araújo Rocha PORTELA, João Paulo COSTA, Sidineyde Soares de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental, Geografia Uso e Ocupação. Área de Proteção Ambiental. Educação Ambiental. |
topic |
Educação ambiental, Geografia Uso e Ocupação. Área de Proteção Ambiental. Educação Ambiental. |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de educação ambiental para a população que reside na Área de Proteção Ambiental do estuário do rio Ceará, bem como os visitantes, esclarecendo a importância da preservação dos recursos naturais e o uso sustentável, garantindo assim uma natureza equilibrada para as gerações futuras. A metodologia constou da análise bibliográfica, visitação a órgãos públicos, análise de imagens de satélites e fotografias aéreas e visitas ao campo. A partir da análise dos dados coletados, foi possível elaborar o mapa de uso e ocupação, identificando as limitações de uso. Utilizou-se a educação ambiental como ferramenta didática para a proteção da Área de Proteção Ambiental em estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/3339 10.26694/equador.v4i02.3339 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/3339 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v4i02.3339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/3339/2065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 4, n. 02 (2015); 36 - 55 2317-3491 10.26694/equador.v4i02 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756063500664832 |