VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POLI, ANA PAULA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: DOMENEGHETTI BADIA, DENIS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1165
Resumo: O presente artigo busca evidenciar um imaginário da violência que estrutura e desestrutura a instituição escolar expressando a complexidade do fenômeno com base na ambivalência em que esse é composto. Também, reconhecer a pluralidade da violência enquanto fenômeno complexo que é intrínseco ao homem, configurando-o e configurando um imaginário sociocultural do ambiente escolar. Assim, embasados na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Teoria do Imaginário criada por Gilbert Durand mostramos o quanto a escola é um ambiente rico em termos simbólicos organizacionais e pode nos oferecer pistas para o enfrentamento da violência escolar.
id UFPI-5_0cebf31600f81b99c9b3760355e3a4f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1165
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIOescolaviolênciaimaginárioambivalênciacotidianocomplexidadeO presente artigo busca evidenciar um imaginário da violência que estrutura e desestrutura a instituição escolar expressando a complexidade do fenômeno com base na ambivalência em que esse é composto. Também, reconhecer a pluralidade da violência enquanto fenômeno complexo que é intrínseco ao homem, configurando-o e configurando um imaginário sociocultural do ambiente escolar. Assim, embasados na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Teoria do Imaginário criada por Gilbert Durand mostramos o quanto a escola é um ambiente rico em termos simbólicos organizacionais e pode nos oferecer pistas para o enfrentamento da violência escolar.Universidade Federal do Piauí2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/116510.26694/les.v1i40.8205Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 249-268Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 249-268Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 249-2682526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1165/1014Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPOLI, ANA PAULA DOMENEGHETTI BADIA, DENIS 2021-12-13T17:17:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1165Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
title VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
spellingShingle VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
POLI, ANA PAULA
escola
violência
imaginário
ambivalência
cotidiano
complexidade
title_short VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
title_full VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
title_fullStr VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
title_sort VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO
author POLI, ANA PAULA
author_facet POLI, ANA PAULA
DOMENEGHETTI BADIA, DENIS
author_role author
author2 DOMENEGHETTI BADIA, DENIS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv POLI, ANA PAULA
DOMENEGHETTI BADIA, DENIS
dc.subject.por.fl_str_mv escola
violência
imaginário
ambivalência
cotidiano
complexidade
topic escola
violência
imaginário
ambivalência
cotidiano
complexidade
description O presente artigo busca evidenciar um imaginário da violência que estrutura e desestrutura a instituição escolar expressando a complexidade do fenômeno com base na ambivalência em que esse é composto. Também, reconhecer a pluralidade da violência enquanto fenômeno complexo que é intrínseco ao homem, configurando-o e configurando um imaginário sociocultural do ambiente escolar. Assim, embasados na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Teoria do Imaginário criada por Gilbert Durand mostramos o quanto a escola é um ambiente rico em termos simbólicos organizacionais e pode nos oferecer pistas para o enfrentamento da violência escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1165
10.26694/les.v1i40.8205
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1165
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i40.8205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1165/1014
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 249-268
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 249-268
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 249-268
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442526543872