MODELOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA RURAL PARA VIVER A DEMOCRACIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOIX TOMÀS, ROSER
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RIUS ROIG, JOSEP
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1120
Resumo: Atualmente, muitas escolas estão implementando modelos pedagógicos que apostam na democracia escolar. Estes são modelos em que as relações entre as pessoas da sala de aula e na escola não seguem uma hierarquia vertical clássica, mas a partir de uma abordagem horizontal e onde a organização tradicional do currículo por assunto se rompe para utilizar os conteúdos e as competências de forma mais transversal; a diversidade torna-se um valor pedagógico em vez de um problema. O objetivo principal do artigo é aprofundar o conceito de democracia escolar na escola rural como um processo que é necessário para viver, como já disse Dewey em 1916, em seu famoso livro Democracia e Educação: Uma Introdução à Filosofia da Educação; e isso pode ser feito a partir de modelos pedagógicos onde o trabalho colaborativo e as estratégias ativo participativas favorecem a vivencia dos valores plurais, humanos e inclusivos na escola e ademais respondem a abordagens de justiça social, igualdade, equidade e participação, compartilhando-as com a comunidade de educação rural em todos os aspectos relevantes do centro e o agrupamento de escolas rurais, tanto do ponto de vista da gestão quanto dos aspectos relacionados a ela com a aprendizagem dos alunos.
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