AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO NASCIMENTO, IVANY
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1172
Resumo: Este estudo foi realizado com o financiamento do CNPq. A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas sobre a sua permanência na docência na perspectiva das objetivações e ancoragens que organizam essas representações. A metodologia seguida consistiu numa pesquisa de caráter descritivo, com referência na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978). A amostra envolveu 25 professores do Ensino Fundamental, distribuídos entre o sexo feminino e masculino com os seguintes critérios de seleção: do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de instituições públicas e privadas; com 5 a 10 anos de tempo de exercício na profissão; da cidade de Belém/PA. O Instrumento utilizado para a coleta de informações seguiu a técnica Q que consistiu na ordenação de 70 itens pré-elaborados sobre a temática em estudo para serem organizados pela ordem de importância de acordo com cada informante. A análise das informações dos professores, após registro, seguiu os procedimentos da referida Técnica. Os resultados parciais, deste estudo, destacam que as representações sociais de professores sobre a permanência na docência se organizam em torno de objetivações e de ancoragens com sentidos muito mais desprazerosos do que prazerosos sobre a profissão.
id UFPI-5_7f413d354591dc894f9ef288bd740a3d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1172
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTALRepresentações Sociais de professoresPermanecerDocênciaEste estudo foi realizado com o financiamento do CNPq. A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas sobre a sua permanência na docência na perspectiva das objetivações e ancoragens que organizam essas representações. A metodologia seguida consistiu numa pesquisa de caráter descritivo, com referência na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978). A amostra envolveu 25 professores do Ensino Fundamental, distribuídos entre o sexo feminino e masculino com os seguintes critérios de seleção: do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de instituições públicas e privadas; com 5 a 10 anos de tempo de exercício na profissão; da cidade de Belém/PA. O Instrumento utilizado para a coleta de informações seguiu a técnica Q que consistiu na ordenação de 70 itens pré-elaborados sobre a temática em estudo para serem organizados pela ordem de importância de acordo com cada informante. A análise das informações dos professores, após registro, seguiu os procedimentos da referida Técnica. Os resultados parciais, deste estudo, destacam que as representações sociais de professores sobre a permanência na docência se organizam em torno de objetivações e de ancoragens com sentidos muito mais desprazerosos do que prazerosos sobre a profissão.Universidade Federal do Piauí2018-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/117210.26694/les.v0i39.7675Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 48-70Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 48-70Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 48-702526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1172/1020Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPINTO NASCIMENTO, IVANY 2021-12-13T17:17:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1172Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
PINTO NASCIMENTO, IVANY
Representações Sociais de professores
Permanecer
Docência
title_short AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
author PINTO NASCIMENTO, IVANY
author_facet PINTO NASCIMENTO, IVANY
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO NASCIMENTO, IVANY
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais de professores
Permanecer
Docência
topic Representações Sociais de professores
Permanecer
Docência
description Este estudo foi realizado com o financiamento do CNPq. A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas sobre a sua permanência na docência na perspectiva das objetivações e ancoragens que organizam essas representações. A metodologia seguida consistiu numa pesquisa de caráter descritivo, com referência na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978). A amostra envolveu 25 professores do Ensino Fundamental, distribuídos entre o sexo feminino e masculino com os seguintes critérios de seleção: do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de instituições públicas e privadas; com 5 a 10 anos de tempo de exercício na profissão; da cidade de Belém/PA. O Instrumento utilizado para a coleta de informações seguiu a técnica Q que consistiu na ordenação de 70 itens pré-elaborados sobre a temática em estudo para serem organizados pela ordem de importância de acordo com cada informante. A análise das informações dos professores, após registro, seguiu os procedimentos da referida Técnica. Os resultados parciais, deste estudo, destacam que as representações sociais de professores sobre a permanência na docência se organizam em torno de objetivações e de ancoragens com sentidos muito mais desprazerosos do que prazerosos sobre a profissão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1172
10.26694/les.v0i39.7675
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1172
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i39.7675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1172/1020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 48-70
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 48-70
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 48-70
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442535981056