LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE CARVALHO PEREIRA, ANDERSON
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALVES FERREIRA, MILENA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1178
Resumo: Por meio deste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a constituição da autoria na produção escrita de textos de alunos que participaram de sessões de contação de histórias. Os textos dos alunos foram analisados textos de alunos das séries iniciais conforme o paradigma indiciário e a Análise do Discurso pecheutiana. Por meio da análise destes textos, veiculados na forma de narrativas e formatados em pequenos livretos, obtivemos os seguintes resultados: indícios organizados como marcas de autoria e a identificação da manifestação autoritária do discurso pedagógico escolar. Por meio do debate entre indícios de autoria e as marcas do discurso pedagógico foram postos em questão os mecanismos ideológicos envolvidos nas posições discursivas que foram possíveis de serem analisadas.
id UFPI-5_8df37a72182e71aabaf68c56b360b6f2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1178
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAISAutoriaLetramentoEscritaDiscurso pedagógicoPor meio deste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a constituição da autoria na produção escrita de textos de alunos que participaram de sessões de contação de histórias. Os textos dos alunos foram analisados textos de alunos das séries iniciais conforme o paradigma indiciário e a Análise do Discurso pecheutiana. Por meio da análise destes textos, veiculados na forma de narrativas e formatados em pequenos livretos, obtivemos os seguintes resultados: indícios organizados como marcas de autoria e a identificação da manifestação autoritária do discurso pedagógico escolar. Por meio do debate entre indícios de autoria e as marcas do discurso pedagógico foram postos em questão os mecanismos ideológicos envolvidos nas posições discursivas que foram possíveis de serem analisadas.Universidade Federal do Piauí2018-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/117810.26694/les.v0i39.7972Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 206-228Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 206-228Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 206-2282526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1178/1026Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CARVALHO PEREIRA, ANDERSON ALVES FERREIRA, MILENA 2021-12-13T17:17:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1178Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
title LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
spellingShingle LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
DE CARVALHO PEREIRA, ANDERSON
Autoria
Letramento
Escrita
Discurso pedagógico
title_short LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
title_full LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
title_fullStr LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
title_full_unstemmed LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
title_sort LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
author DE CARVALHO PEREIRA, ANDERSON
author_facet DE CARVALHO PEREIRA, ANDERSON
ALVES FERREIRA, MILENA
author_role author
author2 ALVES FERREIRA, MILENA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE CARVALHO PEREIRA, ANDERSON
ALVES FERREIRA, MILENA
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Letramento
Escrita
Discurso pedagógico
topic Autoria
Letramento
Escrita
Discurso pedagógico
description Por meio deste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a constituição da autoria na produção escrita de textos de alunos que participaram de sessões de contação de histórias. Os textos dos alunos foram analisados textos de alunos das séries iniciais conforme o paradigma indiciário e a Análise do Discurso pecheutiana. Por meio da análise destes textos, veiculados na forma de narrativas e formatados em pequenos livretos, obtivemos os seguintes resultados: indícios organizados como marcas de autoria e a identificação da manifestação autoritária do discurso pedagógico escolar. Por meio do debate entre indícios de autoria e as marcas do discurso pedagógico foram postos em questão os mecanismos ideológicos envolvidos nas posições discursivas que foram possíveis de serem analisadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1178
10.26694/les.v0i39.7972
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1178
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i39.7972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1178/1026
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 206-228
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 206-228
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 206-228
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442545418240