Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276 OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade. |
id |
UFPI-7_39998c6b69220d62b445bf70818124d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/420 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective Saúde públicaSistema Único de SaúdeEstágiosServiços de saúdeDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276 OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade.EDUFPI2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 4 (2016): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 5 n. 4 (2016): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v5i4reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420/400Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa2022-11-27T07:09:17Zoai:periodicos.ufpi.br:article/420Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:09:17Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective |
title |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective |
spellingShingle |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa Saúde pública Sistema Único de Saúde Estágios Serviços de saúde |
title_short |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective |
title_full |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective |
title_fullStr |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective |
title_full_unstemmed |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective |
title_sort |
Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective |
author |
Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa |
author_facet |
Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde pública Sistema Único de Saúde Estágios Serviços de saúde |
topic |
Saúde pública Sistema Único de Saúde Estágios Serviços de saúde |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276 OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420/400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 4 (2016): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 5 n. 4 (2016): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v5i4 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387764436107264 |