Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276 OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade.
id UFPI-7_39998c6b69220d62b445bf70818124d1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/420
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective Saúde públicaSistema Único de SaúdeEstágiosServiços de saúdeDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276 OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade.EDUFPI2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 4 (2016): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 5 n. 4 (2016): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v5i4reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420/400Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa2022-11-27T07:09:17Zoai:periodicos.ufpi.br:article/420Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:09:17Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
title Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
spellingShingle Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Estágios
Serviços de saúde
title_short Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
title_full Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
title_fullStr Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
title_full_unstemmed Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
title_sort Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
author Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa
author_facet Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Estágios
Serviços de saúde
topic Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Estágios
Serviços de saúde
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276 OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420/400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 4 (2016): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 5 n. 4 (2016): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v5i4
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764436107264