Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/453
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.5893 Objetivo: identificar os diagnósticos de enfermagem em pacientes adultos, internados em uma unidade de pós-operatório complexa. Método: Estudo exploratório descritivo, de abordagem quantitativa. Realizado em uma unidade pós-operatória de alta complexidade em transplantes, de um Hospital Público Terciário, do Município de Fortaleza. A população foi constituída pelos prontuários dos pacientes internados na unidade, no período de março a abril de 2016, sendo a amostra constituída por 51 prontuários. Como critérios de inclusão foram estabelecidos os seguintes parâmetros: estar internado na unidade há pelo menos 24 horas. Resultados: Foram identificados 24 Diagnóstico de Enfermagem mais prevalente. O domínio 11 foi o mais predominante no estudo, com oito diagnósticos de enfermagem, destacando-se quatro deles com 100% de frequência: risco de lesão por posicionamento perioperatório, risco de infecção, risco de quedas e risco de recuperação cirúrgica retardada. Conclusão: O estudo trouxe os principais diagnósticos de enfermagem que são representativos da assistência de enfermagem a pacientes assistidos em uma unidade pós-operatória de alta complexidade e o conhecimento acerca destes, traz importantes contribuições para o conhecimento da enfermagem e para a documentação da prática profissional.
id UFPI-7_c07ca07c4e505a15864595caf30e740d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/453
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit Diagnóstico de enfermagemUnidades de terapia intensivaCuidados de enfermagemDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.5893 Objetivo: identificar os diagnósticos de enfermagem em pacientes adultos, internados em uma unidade de pós-operatório complexa. Método: Estudo exploratório descritivo, de abordagem quantitativa. Realizado em uma unidade pós-operatória de alta complexidade em transplantes, de um Hospital Público Terciário, do Município de Fortaleza. A população foi constituída pelos prontuários dos pacientes internados na unidade, no período de março a abril de 2016, sendo a amostra constituída por 51 prontuários. Como critérios de inclusão foram estabelecidos os seguintes parâmetros: estar internado na unidade há pelo menos 24 horas. Resultados: Foram identificados 24 Diagnóstico de Enfermagem mais prevalente. O domínio 11 foi o mais predominante no estudo, com oito diagnósticos de enfermagem, destacando-se quatro deles com 100% de frequência: risco de lesão por posicionamento perioperatório, risco de infecção, risco de quedas e risco de recuperação cirúrgica retardada. Conclusão: O estudo trouxe os principais diagnósticos de enfermagem que são representativos da assistência de enfermagem a pacientes assistidos em uma unidade pós-operatória de alta complexidade e o conhecimento acerca destes, traz importantes contribuições para o conhecimento da enfermagem e para a documentação da prática profissional.EDUFPI2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/453Rev Enferm UFPI; Vol. 6 No. 3 (2017): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 6 n. 3 (2017): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v6i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/453/432Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart2022-11-27T07:08:13Zoai:periodicos.ufpi.br:article/453Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:08:13Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
title Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
spellingShingle Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
Aglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart
Diagnóstico de enfermagem
Unidades de terapia intensiva
Cuidados de enfermagem
title_short Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
title_full Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
title_fullStr Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
title_full_unstemmed Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
title_sort Nursing diagnostics in patients hospitalized in a high complexity postoperative unit
author Aglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart
author_facet Aglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aglauvanir Soares Barbosa, Rita Mônica Borges Studart
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico de enfermagem
Unidades de terapia intensiva
Cuidados de enfermagem
topic Diagnóstico de enfermagem
Unidades de terapia intensiva
Cuidados de enfermagem
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.5893 Objetivo: identificar os diagnósticos de enfermagem em pacientes adultos, internados em uma unidade de pós-operatório complexa. Método: Estudo exploratório descritivo, de abordagem quantitativa. Realizado em uma unidade pós-operatória de alta complexidade em transplantes, de um Hospital Público Terciário, do Município de Fortaleza. A população foi constituída pelos prontuários dos pacientes internados na unidade, no período de março a abril de 2016, sendo a amostra constituída por 51 prontuários. Como critérios de inclusão foram estabelecidos os seguintes parâmetros: estar internado na unidade há pelo menos 24 horas. Resultados: Foram identificados 24 Diagnóstico de Enfermagem mais prevalente. O domínio 11 foi o mais predominante no estudo, com oito diagnósticos de enfermagem, destacando-se quatro deles com 100% de frequência: risco de lesão por posicionamento perioperatório, risco de infecção, risco de quedas e risco de recuperação cirúrgica retardada. Conclusão: O estudo trouxe os principais diagnósticos de enfermagem que são representativos da assistência de enfermagem a pacientes assistidos em uma unidade pós-operatória de alta complexidade e o conhecimento acerca destes, traz importantes contribuições para o conhecimento da enfermagem e para a documentação da prática profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/453
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/453/432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 6 No. 3 (2017): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 6 n. 3 (2017): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v6i3
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764495876096