Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868 |
Resumo: | O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado, em fase final, e situa-se no âmbito dos estudos sobre o Imaginário (DURAND, 2012) e dos estudos sobre experiências autoformadoras (JOSSO, 2002, 2009) e DELORYMOMBERGER (2008), constituindo reflexões em torno do desvelamento de elementos simbólicos dos trajetos formativos no início da docência de professores de matemática. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os elementos simbólicos que constituem o imaginário sobre a docência presente no professor iniciante, formado em matemática pela UNIPAMPA, entre 2010 a 2014, a partir do seu ingresso na profissão. Do objetivo geral emergiram os seguintes objetivos específicos: capturar as imagens singulares sobre docência, sendo o fio condutor do processo de como se constitui o imaginário destes professores; desvelar os elementos simbólicos que constituem o imaginário destes professores os quais são capazes de diferenciá-los em sua singularidade imaginal e identificar o imaginário coletivo (DURAND, 2012) dos professores iniciantes por meio do singular (JOSSO, 2002). Vale ressaltar que a pesquisa encontra-se em sua fase final de análise e a etapa empirica ja foi realizada. |
id |
UFPL_021d6084421c98608ead8f0ad37e091f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5868 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-15T17:47:40Z2020-06-15T17:47:40Z2017LINDNER, L.M.T., PERES, L.M.V.. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_02069.pdf. Acesso em 12/06/2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado, em fase final, e situa-se no âmbito dos estudos sobre o Imaginário (DURAND, 2012) e dos estudos sobre experiências autoformadoras (JOSSO, 2002, 2009) e DELORYMOMBERGER (2008), constituindo reflexões em torno do desvelamento de elementos simbólicos dos trajetos formativos no início da docência de professores de matemática. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os elementos simbólicos que constituem o imaginário sobre a docência presente no professor iniciante, formado em matemática pela UNIPAMPA, entre 2010 a 2014, a partir do seu ingresso na profissão. Do objetivo geral emergiram os seguintes objetivos específicos: capturar as imagens singulares sobre docência, sendo o fio condutor do processo de como se constitui o imaginário destes professores; desvelar os elementos simbólicos que constituem o imaginário destes professores os quais são capazes de diferenciá-los em sua singularidade imaginal e identificar o imaginário coletivo (DURAND, 2012) dos professores iniciantes por meio do singular (JOSSO, 2002). Vale ressaltar que a pesquisa encontra-se em sua fase final de análise e a etapa empirica ja foi realizada.porUniversidade Federal de PelotasImaginárioExperiências autoformadorasDocênciaMatemáticaOs imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectLindner, Luciana Martins TeixeiraPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txtOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txtExtracted texttext/plain13380http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/6/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txt35a9a04dc5783f666db9da367e218d34MD56open accessTHUMBNAILOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpgOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1817http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/7/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpg59b4f4668f9c15e8856ad233d13937b8MD57open accessORIGINALOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdfOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdfapplication/pdf311221http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/1/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf093af4134f223264c9a28d1fb93ead90MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58682023-07-13 05:17:44.273open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5868VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:17:44Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. |
title |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. |
spellingShingle |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. Lindner, Luciana Martins Teixeira Imaginário Experiências autoformadoras Docência Matemática |
title_short |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. |
title_full |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. |
title_fullStr |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. |
title_full_unstemmed |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. |
title_sort |
Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. |
author |
Lindner, Luciana Martins Teixeira |
author_facet |
Lindner, Luciana Martins Teixeira Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lindner, Luciana Martins Teixeira Peres, Lúcia Maria Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Experiências autoformadoras Docência Matemática |
topic |
Imaginário Experiências autoformadoras Docência Matemática |
description |
O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado, em fase final, e situa-se no âmbito dos estudos sobre o Imaginário (DURAND, 2012) e dos estudos sobre experiências autoformadoras (JOSSO, 2002, 2009) e DELORYMOMBERGER (2008), constituindo reflexões em torno do desvelamento de elementos simbólicos dos trajetos formativos no início da docência de professores de matemática. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os elementos simbólicos que constituem o imaginário sobre a docência presente no professor iniciante, formado em matemática pela UNIPAMPA, entre 2010 a 2014, a partir do seu ingresso na profissão. Do objetivo geral emergiram os seguintes objetivos específicos: capturar as imagens singulares sobre docência, sendo o fio condutor do processo de como se constitui o imaginário destes professores; desvelar os elementos simbólicos que constituem o imaginário destes professores os quais são capazes de diferenciá-los em sua singularidade imaginal e identificar o imaginário coletivo (DURAND, 2012) dos professores iniciantes por meio do singular (JOSSO, 2002). Vale ressaltar que a pesquisa encontra-se em sua fase final de análise e a etapa empirica ja foi realizada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-15T17:47:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-15T17:47:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LINDNER, L.M.T., PERES, L.M.V.. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_02069.pdf. Acesso em 12/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868 |
identifier_str_mv |
LINDNER, L.M.T., PERES, L.M.V.. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_02069.pdf. Acesso em 12/06/2020. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/6/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/7/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/1/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35a9a04dc5783f666db9da367e218d34 59b4f4668f9c15e8856ad233d13937b8 093af4134f223264c9a28d1fb93ead90 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846957733314560 |