Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heck, Rita Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Portelinha, Marcia Kaster, Sousa, Josué Barbosa, Pereira, Gabriel Moura, Treptow, Vitoria Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215
Resumo: As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discuti do dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discuti r a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem.
id UFPL_93fa16e3ebb96aa37de67c155ae2a890
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7215
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Heck, Rita MariaPortelinha, Marcia KasterSousa, Josué BarbosaPereira, Gabriel MouraTreptow, Vitoria Peres2021-03-05T14:07:41Z2021-03-05T14:07:41Z2020HECK, Rita Maria; PORTELINHA, Marcia Kaster; SOUSA, Josué Barbosa ; PEREIRA, Gabriel Moura; TREPTOW, Vitoria Peres. Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem.Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 391-396, set-dez, 2020.2358-8195http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discuti do dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discuti r a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem.porUniversidade Federal de PelotasEnfermagemExtensão universitáriaIdososSaberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagemKNOWLEDGE AND EXPERIENCE: IMPORTANCE OF ELDERLY PERSON OPEN UNIVERSITY IN THE TRAINING OF NURSE STUDENTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.txtSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.txtExtracted texttext/plain18536http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/6/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.txt5e9269c37fc0870514886a64e6a06ba0MD56open accessTHUMBNAILSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.jpgSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1790http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/7/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.jpg5cf79fc5299bc7281ede8da3e0e74924MD57open accessORIGINALSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdfSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdfapplication/pdf2014280http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/1/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf66e3cf31cb023e03543bf5c5b70202fcMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72152023-07-13 03:21:13.257open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7215VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:21:13Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv KNOWLEDGE AND EXPERIENCE: IMPORTANCE OF ELDERLY PERSON OPEN UNIVERSITY IN THE TRAINING OF NURSE STUDENTS
title Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
spellingShingle Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
Heck, Rita Maria
Enfermagem
Extensão universitária
Idosos
title_short Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
title_full Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
title_fullStr Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
title_full_unstemmed Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
title_sort Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
author Heck, Rita Maria
author_facet Heck, Rita Maria
Portelinha, Marcia Kaster
Sousa, Josué Barbosa
Pereira, Gabriel Moura
Treptow, Vitoria Peres
author_role author
author2 Portelinha, Marcia Kaster
Sousa, Josué Barbosa
Pereira, Gabriel Moura
Treptow, Vitoria Peres
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heck, Rita Maria
Portelinha, Marcia Kaster
Sousa, Josué Barbosa
Pereira, Gabriel Moura
Treptow, Vitoria Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Extensão universitária
Idosos
topic Enfermagem
Extensão universitária
Idosos
description As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discuti do dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discuti r a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-05T14:07:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-05T14:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HECK, Rita Maria; PORTELINHA, Marcia Kaster; SOUSA, Josué Barbosa ; PEREIRA, Gabriel Moura; TREPTOW, Vitoria Peres. Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem.Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 391-396, set-dez, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2358-8195
identifier_str_mv HECK, Rita Maria; PORTELINHA, Marcia Kaster; SOUSA, Josué Barbosa ; PEREIRA, Gabriel Moura; TREPTOW, Vitoria Peres. Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem.Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 391-396, set-dez, 2020.
2358-8195
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/6/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/7/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/1/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e9269c37fc0870514886a64e6a06ba0
5cf79fc5299bc7281ede8da3e0e74924
66e3cf31cb023e03543bf5c5b70202fc
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846890967334912