Ações afirmativas em Ronald Dworkin: os limites de sua justificação e aplicabilidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Thaís Cristina Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5056
Resumo: Os modelos de ações afirmativas são um tipo de política que visam, grosso modo, a promoção da diversidade e da distribuição de renda entre as camadas sociais para reduzir ou equilibrar questões de igualdade. Inserido nessa dinâmica social contemporânea, o objetivo central deste texto é analisar se o modelo de ação afirmativa, enquanto desdobramento da teoria liberal igualitária de Ronald Dworkin, consegue ser uma alternativa justificada para resolver o desequilíbrio social presente nestas sociedades. Ademais, discutiremos criticamente o problema das ações afirmativas de acesso à universidade a partir do pensamento deste autor, testando sua resiliência frente às críticas de Michael Sandel e Thomas Sowell. Para isso, diferentes enfoques serão oferecidos para esta questão dado seu caráter de fronteira e sua discussão ser interdisciplinar. Nossa hipótese de trabalho é de que a melhor resposta será oferecida pela consideração de seus vários elementos – filosóficos, jurídicos, sociais e econômicos – a partir de dois pontos centrais: o âmbito justificacional e o âmbito prático. Para o primeiro, discutiremos a possibilidade da teoria de Dworkin oferecer justificação teórica suficiente para o que ele chama de policies, na qual o modelo de ação afirmativa está incluído. Para o segundo, tentaremos compreender a aplicabilidade destes modelos em seus respectivos contextos. Em suma, buscaremos descobrir se o modelo de ação afirmativa de acesso à universidade pode ser justificado e aplicado.
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Ademais, discutiremos criticamente o problema das ações afirmativas de acesso à universidade a partir do pensamento deste autor, testando sua resiliência frente às críticas de Michael Sandel e Thomas Sowell. Para isso, diferentes enfoques serão oferecidos para esta questão dado seu caráter de fronteira e sua discussão ser interdisciplinar. Nossa hipótese de trabalho é de que a melhor resposta será oferecida pela consideração de seus vários elementos – filosóficos, jurídicos, sociais e econômicos – a partir de dois pontos centrais: o âmbito justificacional e o âmbito prático. Para o primeiro, discutiremos a possibilidade da teoria de Dworkin oferecer justificação teórica suficiente para o que ele chama de policies, na qual o modelo de ação afirmativa está incluído. Para o segundo, tentaremos compreender a aplicabilidade destes modelos em seus respectivos contextos. Em suma, buscaremos descobrir se o modelo de ação afirmativa de acesso à universidade pode ser justificado e aplicado.Models of affirmative action are a kind of policy which aimed, roughly, the promotion of diversity and distribution of income between social classes to reduce or balance equality issues. Considering this contemporary social dynamics, the central aim of this paper is to analyze whether the affirmative action model, while deployment of egalitarian liberal theory of Ronald Dworkin, can be a justified alternative to solve the social imbalance present in these societies. Moreover, critically discuss the issue of affirmative action for university entrance from the thought of this author, testing their resilience in the face of criticism from Michael Sandel and Thomas Sowell. For this, different approaches will be offered to this issue given its border character and be interdisciplinary discussion. Our working hypothesis is that the best answer will be offered by considering its various elements - philosophical, legal, social and economic - from two central points: the scope of justification and the practical level. For the first, we discuss the possibility of Dworkin’s theory offers the sufficient theoretical justification for what he calls the policies, in which affirmative action model is included. For the second, we try to understand applicability of these models in their respective contexts. In short, we will seek to find out whether the affirmative action model for university admission can be justified and applied.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaAção afirmativaDiversidadeJustiçaJustificaçãoAplicabilidadeAffirmative actionDiversityJusticeJustificationApplicabilityAções afirmativas em Ronald Dworkin: os limites de sua justificação e aplicabilidade.Affirmative actions in Ronald Dworkin: the limits of its justification and applicability.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0301338236642593http://lattes.cnpq.br/6030637957237611Barbosa , Evandrohttp://lattes.cnpq.br/4540090727696342Ferraz, Carlos AdrianoCosta, Thaís Cristina Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTThais Cristina Alves Costa_Dissertacao.pdf.txtThais Cristina Alves Costa_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain383056http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5056/6/Thais%20Cristina%20Alves%20Costa_Dissertacao.pdf.txtd2a84306133bbc5cc42f22ec11e9439eMD56open accessTHUMBNAILThais Cristina Alves Costa_Dissertacao.pdf.jpgThais Cristina Alves Costa_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5056/7/Thais%20Cristina%20Alves%20Costa_Dissertacao.pdf.jpg9524aa3b7a7cff2bc4232fc1c984008cMD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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