Recontextualização curricular de dois programas de residência em área profissional da saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um hospital de ensino : um estudo sobre a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10235 |
Resumo: | Este trabalho teve como foco a política curricular de dois Programas de Residência em Área Profissional da Saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um Hospital de Ensino, considerados a partir da Lei nº 11.129 de 2005 (BRASIL, 2005a), que instituiu a Residência em Área Profissional da Saúde (RAPS). O objetivo principal desta tese foi analisar o processo de recontextualização da política curricular desses Programas, tendo como destaque a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, a partir das percepções de coordenadores de Programas, tutores, docentes e preceptores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados deu-se mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e estudo documental, analisados por meio do método de Análise Temática (AT) de Braun e Clarke (2006) com suporte do software de análise de dados qualitativos webQDA. A teoria sociológica de Basil Bernstein (1981, 1984, 1988a, 1988b, 1996, 1998a, 1998b, 2003) foi o principal referencial teórico-metodológico adotado para compreender o campo da prática pedagógica e o processo de recontextualização do currículo dos Programas de Residência, áreas de concentração: Atenção ao Câncer e Urgência e Emergência. Como resultado, foi possível verificar que há necessidade de que o texto da política subsidie os agentes envolvidos nos Programas a compreenderem a relevância de estimular a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, propiciando que com suas práticas pedagógicas enfatizem o proposto pelo discurso pedagógico oficial, de modo a favorecer a realização de atividades integradoras e multiprofissionais. Os participantes da pesquisa reconheceram a relevância da interdisciplinaridade e da multiprofissionalidade para a formação dos futuros profissionais, como, também, demonstraram que carecem de maior conhecimento nesses temas, não se sentindo tão preparados para conduzir os conhecimentos dentro de uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. Por outro lado, nesta investigação, a presença de uma instituição formadora não representa elemento fundamental para que as práticas em saúde ocorram de maneira interdisciplinar e multiprofissional. Ressalta-se a importância deste estudo para vislumbrar que as RAPS são potentes para favorecer aproximações entre o ensino e o serviço, diminuindo fronteiras entre as áreas de conhecimento e as profissões, superando as mazelas da fragmentação do cuidado e da uniprofissionalidade. O desenvolvimento deste estudo, evidenciou a necessidade de instrumentalizar o corpo docente assistencial para o desenvolvimento de uma prática integral, interdisciplinar e em equipe, possível de tornar essa modalidade de pós-graduação ensino-serviço capaz de formar recursos humanos aptos a atender as necessidades de saúde da população. Entende-se que a preceptoria, assim como as demais atividades exercidas por docentes e tutores, exigem do profissional da saúde um desempenho clínico qualificado aliado a competências pedagógicas. Portanto, neste estudo, espaços formativos para capacitá-los se mostraram essenciais para a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, a efetividade da política das Residências em Saúde e para o fortalecimento do SUS. |
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2023-10-06T19:40:33Z2023-10-06T19:40:33Z2022-04-29CASTRO, Alessandra Rodrigues Moreira de. Recontextualização curricular de dois programas de residência em área profissional da saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um hospital de ensino: um estudo sobre a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade. Orientadora: Maria Cecilia Lorea Leite. 2022. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10235Este trabalho teve como foco a política curricular de dois Programas de Residência em Área Profissional da Saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um Hospital de Ensino, considerados a partir da Lei nº 11.129 de 2005 (BRASIL, 2005a), que instituiu a Residência em Área Profissional da Saúde (RAPS). O objetivo principal desta tese foi analisar o processo de recontextualização da política curricular desses Programas, tendo como destaque a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, a partir das percepções de coordenadores de Programas, tutores, docentes e preceptores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados deu-se mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e estudo documental, analisados por meio do método de Análise Temática (AT) de Braun e Clarke (2006) com suporte do software de análise de dados qualitativos webQDA. A teoria sociológica de Basil Bernstein (1981, 1984, 1988a, 1988b, 1996, 1998a, 1998b, 2003) foi o principal referencial teórico-metodológico adotado para compreender o campo da prática pedagógica e o processo de recontextualização do currículo dos Programas de Residência, áreas de concentração: Atenção ao Câncer e Urgência e Emergência. Como resultado, foi possível verificar que há necessidade de que o texto da política subsidie os agentes envolvidos nos Programas a compreenderem a relevância de estimular a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, propiciando que com suas práticas pedagógicas enfatizem o proposto pelo discurso pedagógico oficial, de modo a favorecer a realização de atividades integradoras e multiprofissionais. Os participantes da pesquisa reconheceram a relevância da interdisciplinaridade e da multiprofissionalidade para a formação dos futuros profissionais, como, também, demonstraram que carecem de maior conhecimento nesses temas, não se sentindo tão preparados para conduzir os conhecimentos dentro de uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. Por outro lado, nesta investigação, a presença de uma instituição formadora não representa elemento fundamental para que as práticas em saúde ocorram de maneira interdisciplinar e multiprofissional. Ressalta-se a importância deste estudo para vislumbrar que as RAPS são potentes para favorecer aproximações entre o ensino e o serviço, diminuindo fronteiras entre as áreas de conhecimento e as profissões, superando as mazelas da fragmentação do cuidado e da uniprofissionalidade. O desenvolvimento deste estudo, evidenciou a necessidade de instrumentalizar o corpo docente assistencial para o desenvolvimento de uma prática integral, interdisciplinar e em equipe, possível de tornar essa modalidade de pós-graduação ensino-serviço capaz de formar recursos humanos aptos a atender as necessidades de saúde da população. Entende-se que a preceptoria, assim como as demais atividades exercidas por docentes e tutores, exigem do profissional da saúde um desempenho clínico qualificado aliado a competências pedagógicas. Portanto, neste estudo, espaços formativos para capacitá-los se mostraram essenciais para a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, a efetividade da política das Residências em Saúde e para o fortalecimento do SUS.This paper had as a focus the curricular policy of two Residency Programs in the Professional Health Area - multiprofessional modality, linked to a Teaching Hospital, considered from the Law # 11.129 of 2005 (BRAZIL, 2005y), which established the Residency in Health Professional (RAPS). The main objective of this thesis was to analyze the process of recontextualizing the curricular policy of these Programs, with emphasis on interdisciplinarity and multiprofessionality, based on the perceptions of Program coordinators, tutors, professors, and preceptors. This is qualitative research of the multiple case study type. Data collection took place through semi-structured interviews and a documental study, analyzed using the Thematic Analysis (TA) method of Braun and Clarke (2006) supported by the webQDA qualitative data analysis software Basil Bernstein's sociological theory (1981, 1984, 1988a, 1988b, 1996, 1998a, 1998b, 2003) was the main theoretical-methodological framework adopted to understand the field of pedagogical practice and the process of recontextualizing the curriculum of the Residency Programs, areas of concentration: Cancer Care and Urgent Care. As a result, it was possible to verify that there is a need for the content of the text of the policy to subsidize the agents involved in the Programs to understand the relevance of stimulating interdisciplinarity and multiprofessionality, providing that with their pedagogical practices they emphasize what is proposed by the official pedagogical discourse, in order to to favor the accomplishment of integrative and multiprofessional activities.Research participants recognized the relevance of interdisciplinarity and multiprofessionality for the training of future professionals, but also demonstrated that they lack greater knowledge on these topics, not feeling so prepared to conduct knowledge within an interdisciplinary and multiprofessional perspective. On the other hand, in this investigation, the presence of a training institution does not represent a fundamental element for health practices to occur in an interdisciplinary and multiprofessional manner. The importance of this study is highlighted in order to see that RAPS are powerful in favoring approximations between teaching and service, reducing boundaries between areas of knowledge and professions, overcoming the ills of care fragmentation and uniprofessionality. The development of this study highlighted the need to equip the teaching staff for the development of an integral, interdisciplinary and team practice, making it possible to make this teaching-service postgraduate modality capable of training human resources capable of meeting the needs of population health. It is understood that preceptorship, as well as other activities performed by professors and tutors, demand from the health professional a qualified clinical performance combined with pedagogical skills. Therefore, in this study, training spaces to prepare them proved to be essential for the qualification of teaching-service-community integration, the effectiveness of the Health Residency policy and for the strengthening of SUS.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOCurrículoResidência em Área Profissional da SaúdePráticas interdisciplinaresEquipe multiprofissionalRecontextualizaçãoCurriculumResidency in Professional Health AreaInterdisciplinary practicesMultiprofessional teamRecontextualizationRecontextualização curricular de dois programas de residência em área profissional da saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um hospital de ensino : um estudo sobre a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidadeCurricular recontextualization of two residency programs in the professional health area – multiprofessional modality, linked to a teaching Hospital: a study on interdisciplinarity and multiprofessionalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/5198086691411508http://lattes.cnpq.br/6507656416518174Leite, Maria Cecilia LoreaCastro, Alessandra Rodrigues Moreira dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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