O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018 |
Resumo: | O cinema brasileiro, como traz Hettwer (2019), nasceu sob o signo da dependência externa, especialmente dos EUA. Tanto a produção quanto a distribuição nacional não receberam grandes investimentos e assim, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema passaram a ser baixíssimas e com pouca rentabilidade para os donos dos complexos exibidores. No intuito de contornar esse problema, no ano de 2001 foi estabelecida a cota de tela para as salas de cinema (atualmente regulada pela INn°88/20101). Já nos canais de TV por assinatura, a Lei da TV paga só foi implantada em 2012 e formalizou o número de horas de conteúdo nacional exibido nesses canais, resultando em um maior número de produções independentes exibidas na televisão e também no crescimento de produtoras independentes (MORAIS, 2019). Nesse sentido, podemos pensar nas possibilidades trazidas pelas plataformas de streaming, que após sua popularização, hoje são uma das formas de acesso majoritárias a filmes, séries e demais produtos audiovisuais. Para compreendermos melhor quem está tendo acesso a esses produtos e quais as características desse consumidor, escolhemos como objeto de pesquisa a plataforma Netflix. Logo, buscamos entender quais produtos nacionais foram assistidos na plataforma pelo público brasileiro, o perfil desse consumidor e qual a motivação para isso. |
id |
UFPL_bf5766d711f7538a3997e1ba9908b0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11018 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-12-14T15:38:24Z2023-12-14T15:38:24Z2022http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018O cinema brasileiro, como traz Hettwer (2019), nasceu sob o signo da dependência externa, especialmente dos EUA. Tanto a produção quanto a distribuição nacional não receberam grandes investimentos e assim, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema passaram a ser baixíssimas e com pouca rentabilidade para os donos dos complexos exibidores. No intuito de contornar esse problema, no ano de 2001 foi estabelecida a cota de tela para as salas de cinema (atualmente regulada pela INn°88/20101). Já nos canais de TV por assinatura, a Lei da TV paga só foi implantada em 2012 e formalizou o número de horas de conteúdo nacional exibido nesses canais, resultando em um maior número de produções independentes exibidas na televisão e também no crescimento de produtoras independentes (MORAIS, 2019). Nesse sentido, podemos pensar nas possibilidades trazidas pelas plataformas de streaming, que após sua popularização, hoje são uma das formas de acesso majoritárias a filmes, séries e demais produtos audiovisuais. Para compreendermos melhor quem está tendo acesso a esses produtos e quais as características desse consumidor, escolhemos como objeto de pesquisa a plataforma Netflix. Logo, buscamos entender quais produtos nacionais foram assistidos na plataforma pelo público brasileiro, o perfil desse consumidor e qual a motivação para isso.porUFPelCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessProdutos brasileirosCinema brasileiroNetflix BrasilO consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectOliveira, Laila da SilvaRomero, Agnes LenzKist, Giulia BelmonteRebs, Rebeca Recueroreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdfO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdfapplication/pdf133594http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/1/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdfc37602e842df1f51a8011f7e414610b5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.txtO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.txtExtracted texttext/plain12008http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/3/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.txt6b1774474b429ca193c5ddf4404cb690MD53open accessTHUMBNAILO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.jpgO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/4/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.jpge30485ecaf0ae5ceb8c3f0d028f6395bMD54open accessprefix/110182023-12-15 03:06:33.116open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-12-15T06:06:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 |
title |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 |
spellingShingle |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 Oliveira, Laila da Silva Produtos brasileiros Cinema brasileiro Netflix Brasil |
title_short |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 |
title_full |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 |
title_fullStr |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 |
title_full_unstemmed |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 |
title_sort |
O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021 |
author |
Oliveira, Laila da Silva |
author_facet |
Oliveira, Laila da Silva Romero, Agnes Lenz Kist, Giulia Belmonte Rebs, Rebeca Recuero |
author_role |
author |
author2 |
Romero, Agnes Lenz Kist, Giulia Belmonte Rebs, Rebeca Recuero |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Laila da Silva Romero, Agnes Lenz Kist, Giulia Belmonte Rebs, Rebeca Recuero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos brasileiros Cinema brasileiro Netflix Brasil |
topic |
Produtos brasileiros Cinema brasileiro Netflix Brasil |
description |
O cinema brasileiro, como traz Hettwer (2019), nasceu sob o signo da dependência externa, especialmente dos EUA. Tanto a produção quanto a distribuição nacional não receberam grandes investimentos e assim, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema passaram a ser baixíssimas e com pouca rentabilidade para os donos dos complexos exibidores. No intuito de contornar esse problema, no ano de 2001 foi estabelecida a cota de tela para as salas de cinema (atualmente regulada pela INn°88/20101). Já nos canais de TV por assinatura, a Lei da TV paga só foi implantada em 2012 e formalizou o número de horas de conteúdo nacional exibido nesses canais, resultando em um maior número de produções independentes exibidas na televisão e também no crescimento de produtoras independentes (MORAIS, 2019). Nesse sentido, podemos pensar nas possibilidades trazidas pelas plataformas de streaming, que após sua popularização, hoje são uma das formas de acesso majoritárias a filmes, séries e demais produtos audiovisuais. Para compreendermos melhor quem está tendo acesso a esses produtos e quais as características desse consumidor, escolhemos como objeto de pesquisa a plataforma Netflix. Logo, buscamos entender quais produtos nacionais foram assistidos na plataforma pelo público brasileiro, o perfil desse consumidor e qual a motivação para isso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-14T15:38:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-14T15:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/1/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/3/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/4/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c37602e842df1f51a8011f7e414610b5 a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154 6b1774474b429ca193c5ddf4404cb690 e30485ecaf0ae5ceb8c3f0d028f6395b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846976090734592 |