O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Laila da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Romero, Agnes Lenz, Kist, Giulia Belmonte, Rebs, Rebeca Recuero
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018
Resumo: O cinema brasileiro, como traz Hettwer (2019), nasceu sob o signo da dependência externa, especialmente dos EUA. Tanto a produção quanto a distribuição nacional não receberam grandes investimentos e assim, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema passaram a ser baixíssimas e com pouca rentabilidade para os donos dos complexos exibidores. No intuito de contornar esse problema, no ano de 2001 foi estabelecida a cota de tela para as salas de cinema (atualmente regulada pela INn°88/20101). Já nos canais de TV por assinatura, a Lei da TV paga só foi implantada em 2012 e formalizou o número de horas de conteúdo nacional exibido nesses canais, resultando em um maior número de produções independentes exibidas na televisão e também no crescimento de produtoras independentes (MORAIS, 2019). Nesse sentido, podemos pensar nas possibilidades trazidas pelas plataformas de streaming, que após sua popularização, hoje são uma das formas de acesso majoritárias a filmes, séries e demais produtos audiovisuais. Para compreendermos melhor quem está tendo acesso a esses produtos e quais as características desse consumidor, escolhemos como objeto de pesquisa a plataforma Netflix. Logo, buscamos entender quais produtos nacionais foram assistidos na plataforma pelo público brasileiro, o perfil desse consumidor e qual a motivação para isso.
id UFPL_bf5766d711f7538a3997e1ba9908b0c3
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11018
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-12-14T15:38:24Z2023-12-14T15:38:24Z2022http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018O cinema brasileiro, como traz Hettwer (2019), nasceu sob o signo da dependência externa, especialmente dos EUA. Tanto a produção quanto a distribuição nacional não receberam grandes investimentos e assim, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema passaram a ser baixíssimas e com pouca rentabilidade para os donos dos complexos exibidores. No intuito de contornar esse problema, no ano de 2001 foi estabelecida a cota de tela para as salas de cinema (atualmente regulada pela INn°88/20101). Já nos canais de TV por assinatura, a Lei da TV paga só foi implantada em 2012 e formalizou o número de horas de conteúdo nacional exibido nesses canais, resultando em um maior número de produções independentes exibidas na televisão e também no crescimento de produtoras independentes (MORAIS, 2019). Nesse sentido, podemos pensar nas possibilidades trazidas pelas plataformas de streaming, que após sua popularização, hoje são uma das formas de acesso majoritárias a filmes, séries e demais produtos audiovisuais. Para compreendermos melhor quem está tendo acesso a esses produtos e quais as características desse consumidor, escolhemos como objeto de pesquisa a plataforma Netflix. Logo, buscamos entender quais produtos nacionais foram assistidos na plataforma pelo público brasileiro, o perfil desse consumidor e qual a motivação para isso.porUFPelCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessProdutos brasileirosCinema brasileiroNetflix BrasilO consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectOliveira, Laila da SilvaRomero, Agnes LenzKist, Giulia BelmonteRebs, Rebeca Recueroreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdfO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdfapplication/pdf133594http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/1/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdfc37602e842df1f51a8011f7e414610b5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.txtO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.txtExtracted texttext/plain12008http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/3/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.txt6b1774474b429ca193c5ddf4404cb690MD53open accessTHUMBNAILO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.jpgO CONSUMO DE PRODUTOS BRASILEIROS LANÇADOS NA NETFLIX.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/4/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.jpge30485ecaf0ae5ceb8c3f0d028f6395bMD54open accessprefix/110182023-12-15 03:06:33.116open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-12-15T06:06:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
title O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
spellingShingle O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
Oliveira, Laila da Silva
Produtos brasileiros
Cinema brasileiro
Netflix Brasil
title_short O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
title_full O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
title_fullStr O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
title_full_unstemmed O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
title_sort O consumo de produtos brasileiros lançados na Netflix Brasil no último trimestre de 2021
author Oliveira, Laila da Silva
author_facet Oliveira, Laila da Silva
Romero, Agnes Lenz
Kist, Giulia Belmonte
Rebs, Rebeca Recuero
author_role author
author2 Romero, Agnes Lenz
Kist, Giulia Belmonte
Rebs, Rebeca Recuero
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Laila da Silva
Romero, Agnes Lenz
Kist, Giulia Belmonte
Rebs, Rebeca Recuero
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos brasileiros
Cinema brasileiro
Netflix Brasil
topic Produtos brasileiros
Cinema brasileiro
Netflix Brasil
description O cinema brasileiro, como traz Hettwer (2019), nasceu sob o signo da dependência externa, especialmente dos EUA. Tanto a produção quanto a distribuição nacional não receberam grandes investimentos e assim, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema passaram a ser baixíssimas e com pouca rentabilidade para os donos dos complexos exibidores. No intuito de contornar esse problema, no ano de 2001 foi estabelecida a cota de tela para as salas de cinema (atualmente regulada pela INn°88/20101). Já nos canais de TV por assinatura, a Lei da TV paga só foi implantada em 2012 e formalizou o número de horas de conteúdo nacional exibido nesses canais, resultando em um maior número de produções independentes exibidas na televisão e também no crescimento de produtoras independentes (MORAIS, 2019). Nesse sentido, podemos pensar nas possibilidades trazidas pelas plataformas de streaming, que após sua popularização, hoje são uma das formas de acesso majoritárias a filmes, séries e demais produtos audiovisuais. Para compreendermos melhor quem está tendo acesso a esses produtos e quais as características desse consumidor, escolhemos como objeto de pesquisa a plataforma Netflix. Logo, buscamos entender quais produtos nacionais foram assistidos na plataforma pelo público brasileiro, o perfil desse consumidor e qual a motivação para isso.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-14T15:38:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-14T15:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPel
publisher.none.fl_str_mv UFPel
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/1/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/3/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11018/4/O%20CONSUMO%20DE%20PRODUTOS%20BRASILEIROS%20LAN%c3%87ADOS%20NA%20NETFLIX.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c37602e842df1f51a8011f7e414610b5
a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
6b1774474b429ca193c5ddf4404cb690
e30485ecaf0ae5ceb8c3f0d028f6395b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846976090734592