Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spolle, Marcus Vinicius
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zorzi, Analisa
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6239
Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia e os resultados do projeto de ensino ligado ao Curso de Ciências Sociais da UFPel denominado Transposição Didática. Para tanto, situamos o debate sobre os conteúdos próprios da Sociologia no Ensino Médio. Abordamos, ainda, de um lado, o conceito de Transposição Didática a partir, principalmente do referencial de Yves Chevallard, Marie-Alberte Joshua e, de outro lado o desdobramento em termos de aprendizagem e cooperação que esse processo empreende. Em seguida o texto destaca o formato metodológico que o projeto vem constituindo na efetivação das propostas de transposição realizadas pelos licenciandos do curso na disciplina de Estágio I em Ciências Sociais. Na sequência do artigo, apresentamos os resultados obtidos com o projeto e o relato da construção de duas transposições didáticas realizadas no segundo semestre de 2018. Por fim destacamos, nas considerações finais, a pertinência e a importância do desenvolvimento do projeto de transposição didática para a formação dos licenciandos e para a construção de materiais didáticos-pedagógicos para o público do Ensino Médio.
id UFPL_a72a1e96fdce9f23692edbe1511619f5
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6239
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-07-16T03:07:40Z2020-07-16T03:07:40Z2019SPOLLE, Marcus Vinicius; ZORZI, Analisa. Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas. In: Monteiro, Solange Aparecida de Souza (Org.) As Ciências Humanas e a Produção Criativa Humana, Ponta Grossa, Atena, 2019. p.170-180.978-85-7247-208-1http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6239O objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia e os resultados do projeto de ensino ligado ao Curso de Ciências Sociais da UFPel denominado Transposição Didática. Para tanto, situamos o debate sobre os conteúdos próprios da Sociologia no Ensino Médio. Abordamos, ainda, de um lado, o conceito de Transposição Didática a partir, principalmente do referencial de Yves Chevallard, Marie-Alberte Joshua e, de outro lado o desdobramento em termos de aprendizagem e cooperação que esse processo empreende. Em seguida o texto destaca o formato metodológico que o projeto vem constituindo na efetivação das propostas de transposição realizadas pelos licenciandos do curso na disciplina de Estágio I em Ciências Sociais. Na sequência do artigo, apresentamos os resultados obtidos com o projeto e o relato da construção de duas transposições didáticas realizadas no segundo semestre de 2018. Por fim destacamos, nas considerações finais, a pertinência e a importância do desenvolvimento do projeto de transposição didática para a formação dos licenciandos e para a construção de materiais didáticos-pedagógicos para o público do Ensino Médio.porAtenaSociologiaTransposição didáticaFormação de professoresMetodologia de ensinoCooperaçãoCiências SociaisTransposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartSpolle, Marcus ViniciusZorzi, Analisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.txtTRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.txtExtracted texttext/plain32795http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/6/TRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.txt4b2fbee1cfbd092345c1e7bcae49b184MD56open accessTHUMBNAILTRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.jpgTRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/7/TRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.jpgf4568123316e8fd4679e6c5603f0cde9MD57open accessORIGINALTRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdfTRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdfapplication/pdf883060http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/1/TRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf0e5e2f5e091c93c5f7498e92d72bbcafMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/62392023-07-13 06:17:52.258open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6239VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:17:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
title Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
spellingShingle Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
Spolle, Marcus Vinicius
Sociologia
Transposição didática
Formação de professores
Metodologia de ensino
Cooperação
Ciências Sociais
title_short Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
title_full Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
title_fullStr Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
title_full_unstemmed Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
title_sort Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
author Spolle, Marcus Vinicius
author_facet Spolle, Marcus Vinicius
Zorzi, Analisa
author_role author
author2 Zorzi, Analisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spolle, Marcus Vinicius
Zorzi, Analisa
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Transposição didática
Formação de professores
Metodologia de ensino
Cooperação
Ciências Sociais
topic Sociologia
Transposição didática
Formação de professores
Metodologia de ensino
Cooperação
Ciências Sociais
description O objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia e os resultados do projeto de ensino ligado ao Curso de Ciências Sociais da UFPel denominado Transposição Didática. Para tanto, situamos o debate sobre os conteúdos próprios da Sociologia no Ensino Médio. Abordamos, ainda, de um lado, o conceito de Transposição Didática a partir, principalmente do referencial de Yves Chevallard, Marie-Alberte Joshua e, de outro lado o desdobramento em termos de aprendizagem e cooperação que esse processo empreende. Em seguida o texto destaca o formato metodológico que o projeto vem constituindo na efetivação das propostas de transposição realizadas pelos licenciandos do curso na disciplina de Estágio I em Ciências Sociais. Na sequência do artigo, apresentamos os resultados obtidos com o projeto e o relato da construção de duas transposições didáticas realizadas no segundo semestre de 2018. Por fim destacamos, nas considerações finais, a pertinência e a importância do desenvolvimento do projeto de transposição didática para a formação dos licenciandos e para a construção de materiais didáticos-pedagógicos para o público do Ensino Médio.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-16T03:07:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-16T03:07:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SPOLLE, Marcus Vinicius; ZORZI, Analisa. Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas. In: Monteiro, Solange Aparecida de Souza (Org.) As Ciências Humanas e a Produção Criativa Humana, Ponta Grossa, Atena, 2019. p.170-180.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6239
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-85-7247-208-1
identifier_str_mv SPOLLE, Marcus Vinicius; ZORZI, Analisa. Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas. In: Monteiro, Solange Aparecida de Souza (Org.) As Ciências Humanas e a Produção Criativa Humana, Ponta Grossa, Atena, 2019. p.170-180.
978-85-7247-208-1
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Atena
publisher.none.fl_str_mv Atena
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/6/TRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/7/TRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/1/TRANSPOSICAO_DIDATICA_DE_SOCIOLOGIA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6239/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b2fbee1cfbd092345c1e7bcae49b184
f4568123316e8fd4679e6c5603f0cde9
0e5e2f5e091c93c5f7498e92d72bbcaf
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793442660408623104