Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Josiane Gisela Franken
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Hoffmann, Carmen Anita, Jesus, Thiago Silva de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7035
https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14
Resumo: A investigação objetiva compreender o percurso histórico e legal sobre a inserção da dança na escola, enfocando o contexto sul-rio-grandense, local onde se desenvolve a pesquisa. Para tanto, foram estudados autores como Strazzacappa (2011), Almeida (2016), Hoffmann (2015) e Souza (2015), dentre outros, com o intuito de analisar os documentos legais e acontecimentos histórico-sociais, para subsidiar a discussão sobre as iniciativas que tornam possível a consolidação da profissão de professor em dança no Brasil e, especialmente, no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se que o crescente número de professores licenciados em dança no Brasil, associado à reconfiguração da área de Artes após a LDB de 1996, pressiona os gestores públicos a promover a expansão do campo de trabalho para esses profissionais, o que inclui a abertura de concursos públicos em nível municipal, estadual e federal. Porém, é preciso ressaltar que, não basta o aumento de vagas para a atuação dos professores de dança nas escolas de ensino formal, uma vez que é necessária a preparação do ambiente escolar para a recepção e inclusão dos mesmos, tanto sob o ponto de vista físico-estrutural quanto humano e conceitual.
id UFPL_d82bd1f0e2727a159fd9e6caed3d6168
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7035
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-02-16T23:44:15Z2021-02-16T23:44:15Z2018FRANKEN CORRÊA, J. G.; HOFFMANN, C. A.; JESUS, T. S. DE A. Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro. ouvirOUver, v. 14, n. 1, p. 194-205, 19 jul. 2018. https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39902. Acesso em: 12 de fev. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7035https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14A investigação objetiva compreender o percurso histórico e legal sobre a inserção da dança na escola, enfocando o contexto sul-rio-grandense, local onde se desenvolve a pesquisa. Para tanto, foram estudados autores como Strazzacappa (2011), Almeida (2016), Hoffmann (2015) e Souza (2015), dentre outros, com o intuito de analisar os documentos legais e acontecimentos histórico-sociais, para subsidiar a discussão sobre as iniciativas que tornam possível a consolidação da profissão de professor em dança no Brasil e, especialmente, no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se que o crescente número de professores licenciados em dança no Brasil, associado à reconfiguração da área de Artes após a LDB de 1996, pressiona os gestores públicos a promover a expansão do campo de trabalho para esses profissionais, o que inclui a abertura de concursos públicos em nível municipal, estadual e federal. Porém, é preciso ressaltar que, não basta o aumento de vagas para a atuação dos professores de dança nas escolas de ensino formal, uma vez que é necessária a preparação do ambiente escolar para a recepção e inclusão dos mesmos, tanto sob o ponto de vista físico-estrutural quanto humano e conceitual.porUFBEnsinoDançaEducação básicaTeachingDanceFormal educationConsiderações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCorrêa, Josiane Gisela FrankenHoffmann, Carmen AnitaJesus, Thiago Silva de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTConsideracoes_sobre_docencia.pdf.txtConsideracoes_sobre_docencia.pdf.txtExtracted texttext/plain35194http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/6/Consideracoes_sobre_docencia.pdf.txteddfc534d47972a3cb639940a2f9f796MD56open accessTHUMBNAILConsideracoes_sobre_docencia.pdf.jpgConsideracoes_sobre_docencia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/7/Consideracoes_sobre_docencia.pdf.jpgf2b347dbbcfeb1d65a7e1d395d5cee51MD57open accessORIGINALConsideracoes_sobre_docencia.pdfConsideracoes_sobre_docencia.pdfapplication/pdf322307http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/1/Consideracoes_sobre_docencia.pdff537648475c07ed9db6eafd47857be39MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/70352023-07-13 06:38:07.454open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7035VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:38:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
title Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
spellingShingle Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
Corrêa, Josiane Gisela Franken
Ensino
Dança
Educação básica
Teaching
Dance
Formal education
title_short Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
title_full Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
title_fullStr Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
title_full_unstemmed Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
title_sort Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
author Corrêa, Josiane Gisela Franken
author_facet Corrêa, Josiane Gisela Franken
Hoffmann, Carmen Anita
Jesus, Thiago Silva de Amorim
author_role author
author2 Hoffmann, Carmen Anita
Jesus, Thiago Silva de Amorim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Josiane Gisela Franken
Hoffmann, Carmen Anita
Jesus, Thiago Silva de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Dança
Educação básica
Teaching
Dance
Formal education
topic Ensino
Dança
Educação básica
Teaching
Dance
Formal education
description A investigação objetiva compreender o percurso histórico e legal sobre a inserção da dança na escola, enfocando o contexto sul-rio-grandense, local onde se desenvolve a pesquisa. Para tanto, foram estudados autores como Strazzacappa (2011), Almeida (2016), Hoffmann (2015) e Souza (2015), dentre outros, com o intuito de analisar os documentos legais e acontecimentos histórico-sociais, para subsidiar a discussão sobre as iniciativas que tornam possível a consolidação da profissão de professor em dança no Brasil e, especialmente, no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se que o crescente número de professores licenciados em dança no Brasil, associado à reconfiguração da área de Artes após a LDB de 1996, pressiona os gestores públicos a promover a expansão do campo de trabalho para esses profissionais, o que inclui a abertura de concursos públicos em nível municipal, estadual e federal. Porém, é preciso ressaltar que, não basta o aumento de vagas para a atuação dos professores de dança nas escolas de ensino formal, uma vez que é necessária a preparação do ambiente escolar para a recepção e inclusão dos mesmos, tanto sob o ponto de vista físico-estrutural quanto humano e conceitual.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-16T23:44:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-16T23:44:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANKEN CORRÊA, J. G.; HOFFMANN, C. A.; JESUS, T. S. DE A. Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro. ouvirOUver, v. 14, n. 1, p. 194-205, 19 jul. 2018. https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39902. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7035
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14
identifier_str_mv FRANKEN CORRÊA, J. G.; HOFFMANN, C. A.; JESUS, T. S. DE A. Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro. ouvirOUver, v. 14, n. 1, p. 194-205, 19 jul. 2018. https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39902. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7035
https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFB
publisher.none.fl_str_mv UFB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/6/Consideracoes_sobre_docencia.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/7/Consideracoes_sobre_docencia.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/1/Consideracoes_sobre_docencia.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7035/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eddfc534d47972a3cb639940a2f9f796
f2b347dbbcfeb1d65a7e1d395d5cee51
f537648475c07ed9db6eafd47857be39
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846989261897728