PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarouco, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Madeira, Rafael Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34448
Resumo: A identificação da posição ideológica dos partidos é relevante para diversas aplicações em pesquisa, mas no caso doBrasil ainda não foi suficientemente discutida. Este artigo inicia discutindo os conceitos de esquerda e direita apartir de seus elementos constitutivos com o objetivo de identificar as categorias que podem ser usadas na elaboraçãode uma escala ideológica para classificar os partidos brasileiros. Diversas alternativas metodológicas presentesna literatura são comparadas e a técnica de análise de conteúdo dos documentos programáticos, aplicada napesquisa, é descrita. As especificidades da esquerda e da direita no Brasil são pontuadas tanto para indicar ainadequação de escalas aplicadas em outros contextos como para propor uma escala ideológica adaptada aosconteúdos de direita e esquerda brasileiros. Os resultados indicam que no que se refere aos conteúdos programáticos,os partidos brasileiros se distinguem menos do que parecem sugerir as classificações correntes, elaboradas majoritariamentea partir da análise de comportamentos parlamentares. A análise identificou diferenças entre os resultadosda aplicação da escala e as classificações usuais dos partidos brasileiros. Estas diferenças refletem os diferentesobjetos das mensurações correntes e revelam suas limitações. Os partidos brasileiros têm sido classificados deacordo com a sua atuação no legislativo e no governo, enquanto a classificação pela escala das ênfases leva emconta o programa. A contribuição desta análise consiste na discussão da validade das classificações baseadas emcomportamento, na sistematização de classificações baseadas em abordagens distintas e na proposição da escalaideológica medida pelas ênfases programáticas.
id UFPR-10_cf36da01fbbe1fb53a7bc8985fae2d6c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/34448
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASILSociologia Políticamanifestos; ênfases programáticas; ideologia; partidos políticosA identificação da posição ideológica dos partidos é relevante para diversas aplicações em pesquisa, mas no caso doBrasil ainda não foi suficientemente discutida. Este artigo inicia discutindo os conceitos de esquerda e direita apartir de seus elementos constitutivos com o objetivo de identificar as categorias que podem ser usadas na elaboraçãode uma escala ideológica para classificar os partidos brasileiros. Diversas alternativas metodológicas presentesna literatura são comparadas e a técnica de análise de conteúdo dos documentos programáticos, aplicada napesquisa, é descrita. As especificidades da esquerda e da direita no Brasil são pontuadas tanto para indicar ainadequação de escalas aplicadas em outros contextos como para propor uma escala ideológica adaptada aosconteúdos de direita e esquerda brasileiros. Os resultados indicam que no que se refere aos conteúdos programáticos,os partidos brasileiros se distinguem menos do que parecem sugerir as classificações correntes, elaboradas majoritariamentea partir da análise de comportamentos parlamentares. A análise identificou diferenças entre os resultadosda aplicação da escala e as classificações usuais dos partidos brasileiros. Estas diferenças refletem os diferentesobjetos das mensurações correntes e revelam suas limitações. Os partidos brasileiros têm sido classificados deacordo com a sua atuação no legislativo e no governo, enquanto a classificação pela escala das ênfases leva emconta o programa. A contribuição desta análise consiste na discussão da validade das classificações baseadas emcomportamento, na sistematização de classificações baseadas em abordagens distintas e na proposição da escalaideológica medida pelas ênfases programáticas.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Tarouco, Gabriela da SilvaMadeira, Rafael Machado2013-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34448Revista de Sociologia e Política; v. 21, n. 45 (2013): março1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34448/21364info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-14T13:19:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/34448Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2016-07-14T13:19:19Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
title PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
spellingShingle PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
Tarouco, Gabriela da Silva
Sociologia Política
manifestos; ênfases programáticas; ideologia; partidos políticos
title_short PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
title_full PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
title_fullStr PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
title_full_unstemmed PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
title_sort PARTIDOS, PROGRAMAS E O DEBATE SOBRE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL
author Tarouco, Gabriela da Silva
author_facet Tarouco, Gabriela da Silva
Madeira, Rafael Machado
author_role author
author2 Madeira, Rafael Machado
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarouco, Gabriela da Silva
Madeira, Rafael Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia Política
manifestos; ênfases programáticas; ideologia; partidos políticos
topic Sociologia Política
manifestos; ênfases programáticas; ideologia; partidos políticos
description A identificação da posição ideológica dos partidos é relevante para diversas aplicações em pesquisa, mas no caso doBrasil ainda não foi suficientemente discutida. Este artigo inicia discutindo os conceitos de esquerda e direita apartir de seus elementos constitutivos com o objetivo de identificar as categorias que podem ser usadas na elaboraçãode uma escala ideológica para classificar os partidos brasileiros. Diversas alternativas metodológicas presentesna literatura são comparadas e a técnica de análise de conteúdo dos documentos programáticos, aplicada napesquisa, é descrita. As especificidades da esquerda e da direita no Brasil são pontuadas tanto para indicar ainadequação de escalas aplicadas em outros contextos como para propor uma escala ideológica adaptada aosconteúdos de direita e esquerda brasileiros. Os resultados indicam que no que se refere aos conteúdos programáticos,os partidos brasileiros se distinguem menos do que parecem sugerir as classificações correntes, elaboradas majoritariamentea partir da análise de comportamentos parlamentares. A análise identificou diferenças entre os resultadosda aplicação da escala e as classificações usuais dos partidos brasileiros. Estas diferenças refletem os diferentesobjetos das mensurações correntes e revelam suas limitações. Os partidos brasileiros têm sido classificados deacordo com a sua atuação no legislativo e no governo, enquanto a classificação pela escala das ênfases leva emconta o programa. A contribuição desta análise consiste na discussão da validade das classificações baseadas emcomportamento, na sistematização de classificações baseadas em abordagens distintas e na proposição da escalaideológica medida pelas ênfases programáticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34448
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34448/21364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 21, n. 45 (2013): março
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761023728615424