Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Codato, Adriano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lorencetti, Mariana, Bittencourt, Maiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/81809
Resumo: PALAVRAS-CHAVE: história intelectual; Ciência Política; cientometria; bibliometria; periódico científicoRESUMO Introdução: Periódicos são mediadores científicos legítimos em comunidades acadêmicas. Eles funcionam como marcadores institucionais para definir fronteiras entre disciplinas, domínios de pesquisa e áreas de conhecimento. O seu estudo permite compreender rotinas intelectuais, tópicos de investigação e a ascensão ou o declínio de modelos de análise ao longo do tempo. Este artigo trata desses problemas explorando as mudanças temáticas da Revista de Sociologia e Política durante três décadas de existência. Materiais e Métodos: Utilizando técnicas bibliométricas, analisamos os metadados de 746 documentos publicados entre novembro de 1993 (número 1) e dezembro de 2019 (n. 72). Dois tipos de análises foram feitos: 1) coocorrência de termos nos títulos e resumos dos artigos; 2) cocitação de autores nas referências bibliográficas. Resultados: Os dados mostraram uma mudança acentuada no perfil do periódico, que deixou de ser uma publicação centrada em temas variados de ciências sociais, história política e teoria social para se tornar uma publicação especializada em tópicos da agenda mainstream de Ciência Política. Descrevemos esse processo metaforicamente como “americanização” da Revista de Sociologia e Política. Discussão: A assunção de temas tradicionais de Ciência Política (tais como partidos, eleições, legislativo etc.), pautados por uma abordagem empírica e quantitativa, acompanha e documenta as transformações ocorridas na própria Ciência Política brasileira do início do século XXI.
id UFPR-10_ebd62732b5700fb8d9796157d69e2fc7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/81809
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e PolíticaPALAVRAS-CHAVE: história intelectual; Ciência Política; cientometria; bibliometria; periódico científicoRESUMO Introdução: Periódicos são mediadores científicos legítimos em comunidades acadêmicas. Eles funcionam como marcadores institucionais para definir fronteiras entre disciplinas, domínios de pesquisa e áreas de conhecimento. O seu estudo permite compreender rotinas intelectuais, tópicos de investigação e a ascensão ou o declínio de modelos de análise ao longo do tempo. Este artigo trata desses problemas explorando as mudanças temáticas da Revista de Sociologia e Política durante três décadas de existência. Materiais e Métodos: Utilizando técnicas bibliométricas, analisamos os metadados de 746 documentos publicados entre novembro de 1993 (número 1) e dezembro de 2019 (n. 72). Dois tipos de análises foram feitos: 1) coocorrência de termos nos títulos e resumos dos artigos; 2) cocitação de autores nas referências bibliográficas. Resultados: Os dados mostraram uma mudança acentuada no perfil do periódico, que deixou de ser uma publicação centrada em temas variados de ciências sociais, história política e teoria social para se tornar uma publicação especializada em tópicos da agenda mainstream de Ciência Política. Descrevemos esse processo metaforicamente como “americanização” da Revista de Sociologia e Política. Discussão: A assunção de temas tradicionais de Ciência Política (tais como partidos, eleições, legislativo etc.), pautados por uma abordagem empírica e quantitativa, acompanha e documenta as transformações ocorridas na própria Ciência Política brasileira do início do século XXI.UFPRCodato, AdrianoLorencetti, MarianaBittencourt, Maiane2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/81809Revista de Sociologia e Política; v. 28, n. 76 (2020): DEZEMBRO; 1-201678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/81809/44184Direitos autorais 2021 Revista de Sociologia e Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-05T15:40:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/81809Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2021-07-05T15:40:59Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
title Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
spellingShingle Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
Codato, Adriano
title_short Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
title_full Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
title_fullStr Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
title_full_unstemmed Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
title_sort Disseram que eu voltei americanizada: a história temática da Revista de Sociologia e Política
author Codato, Adriano
author_facet Codato, Adriano
Lorencetti, Mariana
Bittencourt, Maiane
author_role author
author2 Lorencetti, Mariana
Bittencourt, Maiane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Codato, Adriano
Lorencetti, Mariana
Bittencourt, Maiane
description PALAVRAS-CHAVE: história intelectual; Ciência Política; cientometria; bibliometria; periódico científicoRESUMO Introdução: Periódicos são mediadores científicos legítimos em comunidades acadêmicas. Eles funcionam como marcadores institucionais para definir fronteiras entre disciplinas, domínios de pesquisa e áreas de conhecimento. O seu estudo permite compreender rotinas intelectuais, tópicos de investigação e a ascensão ou o declínio de modelos de análise ao longo do tempo. Este artigo trata desses problemas explorando as mudanças temáticas da Revista de Sociologia e Política durante três décadas de existência. Materiais e Métodos: Utilizando técnicas bibliométricas, analisamos os metadados de 746 documentos publicados entre novembro de 1993 (número 1) e dezembro de 2019 (n. 72). Dois tipos de análises foram feitos: 1) coocorrência de termos nos títulos e resumos dos artigos; 2) cocitação de autores nas referências bibliográficas. Resultados: Os dados mostraram uma mudança acentuada no perfil do periódico, que deixou de ser uma publicação centrada em temas variados de ciências sociais, história política e teoria social para se tornar uma publicação especializada em tópicos da agenda mainstream de Ciência Política. Descrevemos esse processo metaforicamente como “americanização” da Revista de Sociologia e Política. Discussão: A assunção de temas tradicionais de Ciência Política (tais como partidos, eleições, legislativo etc.), pautados por uma abordagem empírica e quantitativa, acompanha e documenta as transformações ocorridas na própria Ciência Política brasileira do início do século XXI.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/81809
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/81809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/81809/44184
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista de Sociologia e Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista de Sociologia e Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 28, n. 76 (2020): DEZEMBRO; 1-20
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761023633195008