A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vadell, Javier
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31755
Resumo: O artigo analisa as implicações políticas da crescente interdependência econômica entre a República Popular da China(RPC) e os países da América do Sul. Apresentam-se dados sobre o comércio e investimento da RPC na sub-região edestacam-se os avanços diplomáticos em matéria de cooperação bilateral no decorrer do século XXI. Parte-se da questãode se estaríamos perante um padrão de relacionamento que poderia constituir uma renovada relação de cooperação Sul-Sul ou, pelo contrário, um novo tipo de relacionamento Norte-Sul. A nossa hipótese é que a evolução e a dinâmica desserelacionamento se assemelham mais a um sistema ou padrão Norte-Sul com características bem particulares. Denominamosesse padrão de relacionamento de Consenso do Pacífico (CP). Embora no curto prazo o fator China estimule o crescimentoda sub-região, o CP traz implicações diferenciadas para o desenvolvimento dos países que possuem um setor industrialimportante – ex. Brasil e Argentina – e aqueles que não o possuem – ex. Chile e Peru, que inclusive assinaram tratados delivre comércio com o gigante asiático. O artigo conclui com algumas considerações a respeito das conseqüências que o CPtem no processo de integração sul-americana.
id UFPR-10_f7efb5a8f732408f11bff1f1050ee330
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31755
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICORelações InternacionaisChina; América do Sul; integração; Consenso do PacíficoO artigo analisa as implicações políticas da crescente interdependência econômica entre a República Popular da China(RPC) e os países da América do Sul. Apresentam-se dados sobre o comércio e investimento da RPC na sub-região edestacam-se os avanços diplomáticos em matéria de cooperação bilateral no decorrer do século XXI. Parte-se da questãode se estaríamos perante um padrão de relacionamento que poderia constituir uma renovada relação de cooperação Sul-Sul ou, pelo contrário, um novo tipo de relacionamento Norte-Sul. A nossa hipótese é que a evolução e a dinâmica desserelacionamento se assemelham mais a um sistema ou padrão Norte-Sul com características bem particulares. Denominamosesse padrão de relacionamento de Consenso do Pacífico (CP). Embora no curto prazo o fator China estimule o crescimentoda sub-região, o CP traz implicações diferenciadas para o desenvolvimento dos países que possuem um setor industrialimportante – ex. Brasil e Argentina – e aqueles que não o possuem – ex. Chile e Peru, que inclusive assinaram tratados delivre comércio com o gigante asiático. O artigo conclui com algumas considerações a respeito das conseqüências que o CPtem no processo de integração sul-americana.UFPRVadell, Javier2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31755Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 40-1 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31755/20269info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T04:22:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/31755Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-05-01T04:22:21Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
title A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
spellingShingle A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
Vadell, Javier
Relações Internacionais
China; América do Sul; integração; Consenso do Pacífico
title_short A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
title_full A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
title_fullStr A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
title_full_unstemmed A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
title_sort A CHINA NA AMÉRICA DO SUL E AS IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO CONSENSO DO PACÍFICO
author Vadell, Javier
author_facet Vadell, Javier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vadell, Javier
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Internacionais
China; América do Sul; integração; Consenso do Pacífico
topic Relações Internacionais
China; América do Sul; integração; Consenso do Pacífico
description O artigo analisa as implicações políticas da crescente interdependência econômica entre a República Popular da China(RPC) e os países da América do Sul. Apresentam-se dados sobre o comércio e investimento da RPC na sub-região edestacam-se os avanços diplomáticos em matéria de cooperação bilateral no decorrer do século XXI. Parte-se da questãode se estaríamos perante um padrão de relacionamento que poderia constituir uma renovada relação de cooperação Sul-Sul ou, pelo contrário, um novo tipo de relacionamento Norte-Sul. A nossa hipótese é que a evolução e a dinâmica desserelacionamento se assemelham mais a um sistema ou padrão Norte-Sul com características bem particulares. Denominamosesse padrão de relacionamento de Consenso do Pacífico (CP). Embora no curto prazo o fator China estimule o crescimentoda sub-região, o CP traz implicações diferenciadas para o desenvolvimento dos países que possuem um setor industrialimportante – ex. Brasil e Argentina – e aqueles que não o possuem – ex. Chile e Peru, que inclusive assinaram tratados delivre comércio com o gigante asiático. O artigo conclui com algumas considerações a respeito das conseqüências que o CPtem no processo de integração sul-americana.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31755
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31755/20269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 40-1 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025691549696