ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Paula Custódio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte, Joyce Mara Gabriel, Costa, Nara dos Santos, Tirones, Andréia Silva Dutra, Simões, Ana Lúcia de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de clientes cirúrgicos de hospitais de ensino de Uberaba/ Minas Gerais, quanto à dimensão tangibilidade. Foram entrevistados 228 clientes, através de um questionário sociodemográfico e o instrumento baseado na escala SERVQUAL, cujos itens de 1 a 4 são relativos à dimensão tangibilidade. Os dados foram coletados entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. A análise da expectativa e percepção em relação ao domínio tangibilidade evidenciou que os clientes esperam que o hospital apresente estrutura física conservada e moderna, que a equipe tenha uma aparência pessoal adequada ao ambiente e que haja informação disponível de fácil compreensão. Já as médias do gap variaram entre -0,31 (s= 1,07) e -0,05 (s=0,75). A dimensão tangibilidade indicou insatisfação, ou seja, não atendeu as expectativas dos participantes em relação aos objetos tangíveis.
id UFPR-15_53502cdcf2f0e93e9c948fe940f5510f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49122
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITYAVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS CIRÚRGICOS DE HOSPITAIS DE ENSINO: ANÁLISE DA TANGIBILIDADEEVALUACIÓN DE SATISFACCIÓN DE PACIENTES QUIRÚRGICOS DE HOSPITALES DE ENSEÑANZA: ANÁLISIS DE TANGIBILIDADEnfermagem; Gestão em EnfermagemSatisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde.Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care.Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud.O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de clientes cirúrgicos de hospitais de ensino de Uberaba/ Minas Gerais, quanto à dimensão tangibilidade. Foram entrevistados 228 clientes, através de um questionário sociodemográfico e o instrumento baseado na escala SERVQUAL, cujos itens de 1 a 4 são relativos à dimensão tangibilidade. Os dados foram coletados entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. A análise da expectativa e percepção em relação ao domínio tangibilidade evidenciou que os clientes esperam que o hospital apresente estrutura física conservada e moderna, que a equipe tenha uma aparência pessoal adequada ao ambiente e que haja informação disponível de fácil compreensão. Já as médias do gap variaram entre -0,31 (s= 1,07) e -0,05 (s=0,75). A dimensão tangibilidade indicou insatisfação, ou seja, não atendeu as expectativas dos participantes em relação aos objetos tangíveis.The present study aimed to assess the degree of satisfactedion of surgical clients of teaching hospitals in Uberaba/Minas Gerais, regarding the tangibility dimension. In the study, 228 clients were interviewed using a sociodemographic questionnaire and an instrument based on the multi-item scale SERVQUAL, whose items 1 to 4 concern the dimension tangibility. Data was collected between July 2013 and February 2014, and analyzed with the SPSS program. Analysis of expectation and perception regarding the tangibility domain showed that clients expect to be treated in a hospital equipped with a modern and adequate physical structure and whose workers maintain a professional well-groomed appearance and where easy-to-understand information is available. The mean values of the gap ranged between -0.31 (s = 1.07) and -0.05 (s = 0.75). The dimension tangibility revealed dissatisfaction, i.e. it did not meet the participants’ expectations regarding tangible objects.El objetivo del estudio fue evaluar la satisfacción de pacientes quirúrgicos de hospitales de enseñanza de Uberaba/Minas Gerais, respecto de la dimensión tangibilidad. Fueron entrevistados 228 pacientes, utilizando un cuestionario sociodemográfico y el instrumento basado en la escala SERVQUAL, cuyos ítems del 1 al 4 son relativos a la dimensión tangibilidad. Datos recolectados de julio 2013 a febrero 2014, analizados utilizando programa estadístico Statistical Package for Social Sciences. El análisis de la expectativa y percepción respecto del dominio tangibilidad evidenció que los pacientes esperan que el hospital presente estructura física conservada y moderna, que el equipo tenga la apariencia personal adecuada al ámbito y que exista información disponible de sencilla comprensión. Ya los promedios del gap variaron entre -0,31 (s= 1,07) y -0,05 (s=0,75). La dimensión tangibilidad indicó insatisfacción, es decir, no satisfizo las expectativas de los participantes respecto de los objetos tangibles.Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Triângulo MineiroSilva, Maria Paula CustódioDuarte, Joyce Mara GabrielCosta, Nara dos SantosTirones, Andréia Silva DutraSimões, Ana Lúcia de Assis2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva; observacional; transversal;application/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4912210.5380/ce.v22i2.49122Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)2176-91331414-853610.5380/ce.v22i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26431https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26433https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26434https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/28610https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29083https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29084https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29085Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:27:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/49122Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:27:30Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS CIRÚRGICOS DE HOSPITAIS DE ENSINO: ANÁLISE DA TANGIBILIDADE
EVALUACIÓN DE SATISFACCIÓN DE PACIENTES QUIRÚRGICOS DE HOSPITALES DE ENSEÑANZA: ANÁLISIS DE TANGIBILIDAD
title ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
spellingShingle ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
Silva, Maria Paula Custódio
Enfermagem; Gestão em Enfermagem
Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde.
Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care.
Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud.
title_short ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
title_full ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
title_fullStr ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
title_full_unstemmed ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
title_sort ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
author Silva, Maria Paula Custódio
author_facet Silva, Maria Paula Custódio
Duarte, Joyce Mara Gabriel
Costa, Nara dos Santos
Tirones, Andréia Silva Dutra
Simões, Ana Lúcia de Assis
author_role author
author2 Duarte, Joyce Mara Gabriel
Costa, Nara dos Santos
Tirones, Andréia Silva Dutra
Simões, Ana Lúcia de Assis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Paula Custódio
Duarte, Joyce Mara Gabriel
Costa, Nara dos Santos
Tirones, Andréia Silva Dutra
Simões, Ana Lúcia de Assis
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Gestão em Enfermagem
Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde.
Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care.
Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud.
topic Enfermagem; Gestão em Enfermagem
Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde.
Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care.
Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud.
description O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de clientes cirúrgicos de hospitais de ensino de Uberaba/ Minas Gerais, quanto à dimensão tangibilidade. Foram entrevistados 228 clientes, através de um questionário sociodemográfico e o instrumento baseado na escala SERVQUAL, cujos itens de 1 a 4 são relativos à dimensão tangibilidade. Os dados foram coletados entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. A análise da expectativa e percepção em relação ao domínio tangibilidade evidenciou que os clientes esperam que o hospital apresente estrutura física conservada e moderna, que a equipe tenha uma aparência pessoal adequada ao ambiente e que haja informação disponível de fácil compreensão. Já as médias do gap variaram entre -0,31 (s= 1,07) e -0,05 (s=0,75). A dimensão tangibilidade indicou insatisfação, ou seja, não atendeu as expectativas dos participantes em relação aos objetos tangíveis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa descritiva; observacional; transversal;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122
10.5380/ce.v22i2.49122
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122
identifier_str_mv 10.5380/ce.v22i2.49122
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26431
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26433
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26434
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/28610
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29083
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29084
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29085
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)
Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)
Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v22i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068300647137280