LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tamyris Arcoverde
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Bruna de Farias Pereira de, Neto, Waldemar Brandão, Araújo, Ednaldo Cavalcante de, Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de, Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478
Resumo: Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard.
id UFPR-15_88efb6d5e368f15df85847af0d4e2c1f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71478
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSYPROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EN LA CREACIÓN DE STORYBOARD PARA UN JUEGO DIGITAL SOBRE LEPRAPROTAGONISMO DE ADOLESCENTES NA CRIAÇÃO DE UM STORYBOARD PARA UM JOGO DIGITAL SOBRE HANSENÍASELeprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent.Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes.Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem.Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes.Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard.Objective: to describe the leading role of school adolescents in the creation of a storyboard for a digital educational game on leprosy.Method: qualitative research-action study. Carried out in a public school in the state of Pernambuco (Brazil) in 2019. There were eight pedagogical workshops with students, for the understanding and creation of the educational digital game, using Scratch software version 2.0. The production process followed the development model of digital educational material, created by Falkembach.Results: the educational action enabled the potentialities and stimulated the creativity of the adolescents to take on a leadership attitude in the creation of the storyboard for a digital game on leprosy.Conclusion: teenagers had a leading role in creating the storyboard of a digital game on leprosy. The concern in using the virtual environment contributed to the adolescents’ resourcefulness and creativity when they were encouraged and have access to benefit conditions for the elaboration of the storyboard.Objetivo: Describir el protagonismo de escolares adolescentes en la elaboración de un storyboard para un juego digital educativo sobre lepra. Método: Estudio cualitativo, tipo investigación-acción, realizado en una escuela pública de Pernambuco (Brasil) en 2019. Se organizaron ocho talleres pedagógicos con escolares, impartiéndoseconocimiento y construcción del juego digital educativo, utilizando el software Scratch versión 2.0. El proceso de producción siguió el modelo de desarrollo de material educativo digital creado por Falkembach. Resultados: La acción educativa instrumentalizó las potencialidades y estimuló la creatividad de los adolescentes, para que asumieran una actitud de protagonismo en la elaboración del storyboard para el juego digital sobre lepra. Conclusión: Los adolescentes asumieron un rol protagónico en la creación del storyboard para un juego digital sobre lepra. El interés en utilizar el ambiente virtual coadyuvó a la desenvoltura y creatividad de los adolescentes estimulados por tener acceso a condiciones propicias para elaborar el storyboard.Universidade Federal do ParanáCAPESSantos, Tamyris ArcoverdeAraújo, Bruna de Farias Pereira deNeto, Waldemar BrandãoAraújo, Ednaldo Cavalcante deVasconcelos, Eliane Maria Ribeiro deMonteiro, Estela Maria Leite Meirelles2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo do tipo pesquisa-açãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7147810.5380/ce.v26i0.71478Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)2176-91331414-853610.5380/ce.v26i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42512https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42514https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42515https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42516Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:27:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/71478Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:27:34Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EN LA CREACIÓN DE STORYBOARD PARA UN JUEGO DIGITAL SOBRE LEPRA
PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES NA CRIAÇÃO DE UM STORYBOARD PARA UM JOGO DIGITAL SOBRE HANSENÍASE
title LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
spellingShingle LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
Santos, Tamyris Arcoverde
Leprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent.
Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes.
Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem.
Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes.
title_short LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
title_full LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
title_fullStr LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
title_full_unstemmed LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
title_sort LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
author Santos, Tamyris Arcoverde
author_facet Santos, Tamyris Arcoverde
Araújo, Bruna de Farias Pereira de
Neto, Waldemar Brandão
Araújo, Ednaldo Cavalcante de
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
author_role author
author2 Araújo, Bruna de Farias Pereira de
Neto, Waldemar Brandão
Araújo, Ednaldo Cavalcante de
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES


dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tamyris Arcoverde
Araújo, Bruna de Farias Pereira de
Neto, Waldemar Brandão
Araújo, Ednaldo Cavalcante de
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Leprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent.
Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes.
Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem.
Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes.
topic Leprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent.
Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes.
Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem.
Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes.
description Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-22
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478
10.5380/ce.v26i0.71478
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478
identifier_str_mv 10.5380/ce.v26i0.71478
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42512
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42514
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42515
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42516
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)
Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)
Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v26i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068303524429824