LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478 |
Resumo: | Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard. |
id |
UFPR-15_88efb6d5e368f15df85847af0d4e2c1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/71478 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSYPROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EN LA CREACIÓN DE STORYBOARD PARA UN JUEGO DIGITAL SOBRE LEPRAPROTAGONISMO DE ADOLESCENTES NA CRIAÇÃO DE UM STORYBOARD PARA UM JOGO DIGITAL SOBRE HANSENÍASELeprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent.Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes.Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem.Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes.Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard.Objective: to describe the leading role of school adolescents in the creation of a storyboard for a digital educational game on leprosy.Method: qualitative research-action study. Carried out in a public school in the state of Pernambuco (Brazil) in 2019. There were eight pedagogical workshops with students, for the understanding and creation of the educational digital game, using Scratch software version 2.0. The production process followed the development model of digital educational material, created by Falkembach.Results: the educational action enabled the potentialities and stimulated the creativity of the adolescents to take on a leadership attitude in the creation of the storyboard for a digital game on leprosy.Conclusion: teenagers had a leading role in creating the storyboard of a digital game on leprosy. The concern in using the virtual environment contributed to the adolescents’ resourcefulness and creativity when they were encouraged and have access to benefit conditions for the elaboration of the storyboard.Objetivo: Describir el protagonismo de escolares adolescentes en la elaboración de un storyboard para un juego digital educativo sobre lepra. Método: Estudio cualitativo, tipo investigación-acción, realizado en una escuela pública de Pernambuco (Brasil) en 2019. Se organizaron ocho talleres pedagógicos con escolares, impartiéndoseconocimiento y construcción del juego digital educativo, utilizando el software Scratch versión 2.0. El proceso de producción siguió el modelo de desarrollo de material educativo digital creado por Falkembach. Resultados: La acción educativa instrumentalizó las potencialidades y estimuló la creatividad de los adolescentes, para que asumieran una actitud de protagonismo en la elaboración del storyboard para el juego digital sobre lepra. Conclusión: Los adolescentes asumieron un rol protagónico en la creación del storyboard para un juego digital sobre lepra. El interés en utilizar el ambiente virtual coadyuvó a la desenvoltura y creatividad de los adolescentes estimulados por tener acceso a condiciones propicias para elaborar el storyboard.Universidade Federal do ParanáCAPESSantos, Tamyris ArcoverdeAraújo, Bruna de Farias Pereira deNeto, Waldemar BrandãoAraújo, Ednaldo Cavalcante deVasconcelos, Eliane Maria Ribeiro deMonteiro, Estela Maria Leite Meirelles2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo do tipo pesquisa-açãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7147810.5380/ce.v26i0.71478Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)2176-91331414-853610.5380/ce.v26i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42512https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42514https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42515https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42516Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:27:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/71478Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:27:34Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EN LA CREACIÓN DE STORYBOARD PARA UN JUEGO DIGITAL SOBRE LEPRA PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES NA CRIAÇÃO DE UM STORYBOARD PARA UM JOGO DIGITAL SOBRE HANSENÍASE |
title |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY |
spellingShingle |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY Santos, Tamyris Arcoverde Leprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent. Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes. Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem. Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes. |
title_short |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY |
title_full |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY |
title_fullStr |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY |
title_full_unstemmed |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY |
title_sort |
LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY |
author |
Santos, Tamyris Arcoverde |
author_facet |
Santos, Tamyris Arcoverde Araújo, Bruna de Farias Pereira de Neto, Waldemar Brandão Araújo, Ednaldo Cavalcante de Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Bruna de Farias Pereira de Neto, Waldemar Brandão Araújo, Ednaldo Cavalcante de Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tamyris Arcoverde Araújo, Bruna de Farias Pereira de Neto, Waldemar Brandão Araújo, Ednaldo Cavalcante de Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent. Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes. Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem. Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes. |
topic |
Leprosy; Play and Playthings; Educational technology; Health education; Adolescent. Lepra; Juegos e Implementos de Juego; Tecnología Educacional; Educación en Salud; Adolescentes. Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem. Hanseníase; Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Adolescentes. |
description |
Objetivo: descrever o protagonismo de adolescentes escolares na elaboração de um storyboard para um jogo digital educacional sobre hanseníase.Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Realizado em uma escola pública em Pernambuco (Brasil) em 2019. Ocorreram oito oficinas pedagógicas com escolares, para conhecimento e construção do jogo digital educacional, utilizando o software Scratch versão 2.0. O processo de produção seguiu o modelo de desenvolvimento de material educativo digital, criado por Falkembach.Resultados: a ação educativa instrumentalizou as potencialidades e estimulou a criatividade dos adolescentes para assumirem uma atitude de protagonismo na elaboração do storyboard para um jogo digital sobre hanseníase.Conclusão: os adolescentes assumiram uma postura de protagonismo na criação do storyboard de um jogo digital sobre hanseníase. O interesse em utilizar o ambiente virtual concorreu para a desenvoltura e criatividade dos adolescentes ao serem instigados e terem acesso a condições propícias para a elaboração do storyboard. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478 10.5380/ce.v26i0.71478 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v26i0.71478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71478/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42512 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42514 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42515 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71478/42516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021) Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021) Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v26i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068303524429824 |