O PAPEL DA OFERTA DE TRABALHO DA ESTIMAÇÃO DOS RETORNOS À ESCOLARIDADE:EVIDÊNCIAS PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL- 2008
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/26868 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é analisar o papel da oferta de trabalho na determinação dos retornos à escolaridade, usando como ilustração dados da região Sul do Brasil. Esse trabalho parte da hipótese que a omissão da oferta de trabalho nos modelos que determinam o retorno à educação podem superestimar o papel da escolaridade. A amostra foi selecionada a partir da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio) e inclui homens, com idade entre 15 e 65 anos e que estejam ocupados. Excluíram-se as mulheres da amostra por causa das especificidades da participação feminina no mercado de trabalho. Assim, foram estimados os retornos à educação baseados na equação minceriana dos salários incluindo a oferta de trabalho como variável explicativa. Os resultados indicam que a inclusão da oferta afeta as estimativas de retorno à educação, sugerindo a relevância desse fator. |
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O PAPEL DA OFERTA DE TRABALHO DA ESTIMAÇÃO DOS RETORNOS À ESCOLARIDADE:EVIDÊNCIAS PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL- 2008Retorno à educação; Oferta de Trabalho; Equação Minceriana. O objetivo desse trabalho é analisar o papel da oferta de trabalho na determinação dos retornos à escolaridade, usando como ilustração dados da região Sul do Brasil. Esse trabalho parte da hipótese que a omissão da oferta de trabalho nos modelos que determinam o retorno à educação podem superestimar o papel da escolaridade. A amostra foi selecionada a partir da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio) e inclui homens, com idade entre 15 e 65 anos e que estejam ocupados. Excluíram-se as mulheres da amostra por causa das especificidades da participação feminina no mercado de trabalho. Assim, foram estimados os retornos à educação baseados na equação minceriana dos salários incluindo a oferta de trabalho como variável explicativa. Os resultados indicam que a inclusão da oferta afeta as estimativas de retorno à educação, sugerindo a relevância desse fator.UFPRBezerra, Fernanda MendesNepomuceno Pinto, Michele AparecidaPais Gularte, Luis Carlos2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2686810.5380/re.v38i3.26868Revista de Economia; v. 38, n. 3 (2012)2316-93970556-578210.5380/re.v38i3reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/26868/20481info:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-06T20:48:33Zoai:revistas.ufpr.br:article/26868Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2013-06-06T20:48:33Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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