Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240
Resumo: Este artigo pretende analisar algumas das estratégias acionadas pelos médicos- higienistas, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do XX, com vistas a produzir uma nova configuração para a escola e, ao mesmo tempo, novos dispositivos de organização do trabalho pedagógico. Para tanto, toma como fontes os livros A hygiene na escola (1902) e Hygiene escolar e pedagogica (1917), de autoria do Dr. Balthazar Vieira de Mello, produzidos em diferentes momentos da atuação profissional desse médico- higienista, em sua militância pela institucionalização da inspeção médica das escolas paulistas. Inspecting the school and guarding the health of childrenAbstract This article intends to analyze some of the strategies implemented by physician-hygienists between the end of 19th Century and the first decades of the 20th Century. The analysis aims to produce a new shape for the school and, at the same time, new devices to organize the pedagogical work. Therefore, this study was based on the the books A hygiene na escola (Hygiene in the school, 1902) and Hygiene escolar e pedagogica (Scholar and pedagogic hygiene,1917). These publications were written by Dr. Balthazar Vieira de Mello, who made the effort to institutionalize the medical inspection at schools in São Paulo State, during different moments of his professional performance as a physician-hygienist.
id UFPR-4_0915dbf40801226f8d8b4abdb4d9181c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2240
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Inspecionando a escola e velando pela saúde das criançashistória da educação; inspeção médica escolar; cultura escolar; history of education; medical inspection of schools; scholar culture. Este artigo pretende analisar algumas das estratégias acionadas pelos médicos- higienistas, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do XX, com vistas a produzir uma nova configuração para a escola e, ao mesmo tempo, novos dispositivos de organização do trabalho pedagógico. Para tanto, toma como fontes os livros A hygiene na escola (1902) e Hygiene escolar e pedagogica (1917), de autoria do Dr. Balthazar Vieira de Mello, produzidos em diferentes momentos da atuação profissional desse médico- higienista, em sua militância pela institucionalização da inspeção médica das escolas paulistas. Inspecting the school and guarding the health of childrenAbstract This article intends to analyze some of the strategies implemented by physician-hygienists between the end of 19th Century and the first decades of the 20th Century. The analysis aims to produce a new shape for the school and, at the same time, new devices to organize the pedagogical work. Therefore, this study was based on the the books A hygiene na escola (Hygiene in the school, 1902) and Hygiene escolar e pedagogica (Scholar and pedagogic hygiene,1917). These publications were written by Dr. Balthazar Vieira de Mello, who made the effort to institutionalize the medical inspection at schools in São Paulo State, during different moments of his professional performance as a physician-hygienist.UFPR2005-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 91-109Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 91-109Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 91-1091984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240/1872https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240/31522Rocha, Heloísa Helena Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:14:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/2240Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:14:11Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
title Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
spellingShingle Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
história da educação; inspeção médica escolar; cultura escolar; history of education; medical inspection of schools; scholar culture.
title_short Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
title_full Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
title_fullStr Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
title_full_unstemmed Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
title_sort Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças
author Rocha, Heloísa Helena Pimenta
author_facet Rocha, Heloísa Helena Pimenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Heloísa Helena Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação; inspeção médica escolar; cultura escolar; history of education; medical inspection of schools; scholar culture.
topic história da educação; inspeção médica escolar; cultura escolar; history of education; medical inspection of schools; scholar culture.
description Este artigo pretende analisar algumas das estratégias acionadas pelos médicos- higienistas, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do XX, com vistas a produzir uma nova configuração para a escola e, ao mesmo tempo, novos dispositivos de organização do trabalho pedagógico. Para tanto, toma como fontes os livros A hygiene na escola (1902) e Hygiene escolar e pedagogica (1917), de autoria do Dr. Balthazar Vieira de Mello, produzidos em diferentes momentos da atuação profissional desse médico- higienista, em sua militância pela institucionalização da inspeção médica das escolas paulistas. Inspecting the school and guarding the health of childrenAbstract This article intends to analyze some of the strategies implemented by physician-hygienists between the end of 19th Century and the first decades of the 20th Century. The analysis aims to produce a new shape for the school and, at the same time, new devices to organize the pedagogical work. Therefore, this study was based on the the books A hygiene na escola (Hygiene in the school, 1902) and Hygiene escolar e pedagogica (Scholar and pedagogic hygiene,1917). These publications were written by Dr. Balthazar Vieira de Mello, who made the effort to institutionalize the medical inspection at schools in São Paulo State, during different moments of his professional performance as a physician-hygienist.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240/1872
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2240/31522
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 91-109
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 91-109
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 91-109
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901973741568