Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ângelo Ricardo de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gouveia, Andréa Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20471
Resumo: O artigo, inicialmente, apresenta uma discussão sobre alguns aspectos do trabalho docente concernente à função de diretor escolar na educação pública brasileira. Considera, para tanto, elementos conceituais como a definição da função dirigente escolar e as respectivas noções de carreira e remuneração, cotejadas às diferentes faces desse tipo de trabalho. Na segunda parte, o texto mostra uma análise sobre os diretores escolares no Brasil e no Paraná, sendo que para aqueles toma dados da base nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB de 2007 –, e para estes utiliza uma base de dados própria dos autores, construída com respostas a questionário aplicado aos diretores que participaram do programa de formação Escola de Gestores, na modalidade EAD, entre 2008 e 2009, na Universidade Federal do Paraná.
id UFPR-4_3e377d8a238fb2a3ae436d9c74ca701a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/20471
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docenteO artigo, inicialmente, apresenta uma discussão sobre alguns aspectos do trabalho docente concernente à função de diretor escolar na educação pública brasileira. Considera, para tanto, elementos conceituais como a definição da função dirigente escolar e as respectivas noções de carreira e remuneração, cotejadas às diferentes faces desse tipo de trabalho. Na segunda parte, o texto mostra uma análise sobre os diretores escolares no Brasil e no Paraná, sendo que para aqueles toma dados da base nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB de 2007 –, e para estes utiliza uma base de dados própria dos autores, construída com respostas a questionário aplicado aos diretores que participaram do programa de formação Escola de Gestores, na modalidade EAD, entre 2008 e 2009, na Universidade Federal do Paraná.UFPRSouza, Ângelo Ricardo deGouveia, Andréa Barbosa2010-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20471Educar em Revista; v. 26, n. especial 1 (2010); p. 173-190Educar em Revista; v. 26, n. especial 1 (2010); p. 173-190Educar em Revista; v. 26, n. especial 1 (2010); p. 173-1901984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20471/13749info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/20471Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
title Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
spellingShingle Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
Souza, Ângelo Ricardo de
title_short Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
title_full Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
title_fullStr Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
title_full_unstemmed Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
title_sort Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente
author Souza, Ângelo Ricardo de
author_facet Souza, Ângelo Ricardo de
Gouveia, Andréa Barbosa
author_role author
author2 Gouveia, Andréa Barbosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de
Gouveia, Andréa Barbosa
dc.subject.none.fl_str_mv


description O artigo, inicialmente, apresenta uma discussão sobre alguns aspectos do trabalho docente concernente à função de diretor escolar na educação pública brasileira. Considera, para tanto, elementos conceituais como a definição da função dirigente escolar e as respectivas noções de carreira e remuneração, cotejadas às diferentes faces desse tipo de trabalho. Na segunda parte, o texto mostra uma análise sobre os diretores escolares no Brasil e no Paraná, sendo que para aqueles toma dados da base nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB de 2007 –, e para estes utiliza uma base de dados própria dos autores, construída com respostas a questionário aplicado aos diretores que participaram do programa de formação Escola de Gestores, na modalidade EAD, entre 2008 e 2009, na Universidade Federal do Paraná.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20471
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20471/13749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. especial 1 (2010); p. 173-190
Educar em Revista; v. 26, n. especial 1 (2010); p. 173-190
Educar em Revista; v. 26, n. especial 1 (2010); p. 173-190
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895422238720