A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Maria Isabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029
Resumo: Este texto se insere no campo da formação para a docência da educaçãosuperior e procura avançar a discussão baseada em teoriasdo conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação como cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar acompreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançaros estudos sobre a docência na universidade. Procurando autoresdo campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocaçõesque estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintossobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comume as energias que circulam nos processos formativos, procurarespostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram aoutras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre adocência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.
id UFPR-4_4dff0bcce1fd3f8bf3837925e8f1c422
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/67029
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comumEste texto se insere no campo da formação para a docência da educaçãosuperior e procura avançar a discussão baseada em teoriasdo conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação como cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar acompreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançaros estudos sobre a docência na universidade. Procurando autoresdo campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocaçõesque estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintossobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comume as energias que circulam nos processos formativos, procurarespostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram aoutras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre adocência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.UFPRda Cunha, Maria Isabel2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-1331984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029/39136Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/67029Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
title A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
spellingShingle A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
da Cunha, Maria Isabel
title_short A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
title_full A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
title_fullStr A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
title_full_unstemmed A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
title_sort A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
author da Cunha, Maria Isabel
author_facet da Cunha, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Maria Isabel
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este texto se insere no campo da formação para a docência da educaçãosuperior e procura avançar a discussão baseada em teoriasdo conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação como cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar acompreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançaros estudos sobre a docência na universidade. Procurando autoresdo campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocaçõesque estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintossobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comume as energias que circulam nos processos formativos, procurarespostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram aoutras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre adocência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029/39136
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892246102016