A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029 |
Resumo: | Este texto se insere no campo da formação para a docência da educaçãosuperior e procura avançar a discussão baseada em teoriasdo conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação como cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar acompreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançaros estudos sobre a docência na universidade. Procurando autoresdo campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocaçõesque estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintossobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comume as energias que circulam nos processos formativos, procurarespostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram aoutras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre adocência universitária e melhorar a qualidade da educação no país. |
id |
UFPR-4_4dff0bcce1fd3f8bf3837925e8f1c422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/67029 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comumEste texto se insere no campo da formação para a docência da educaçãosuperior e procura avançar a discussão baseada em teoriasdo conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação como cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar acompreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançaros estudos sobre a docência na universidade. Procurando autoresdo campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocaçõesque estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintossobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comume as energias que circulam nos processos formativos, procurarespostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram aoutras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre adocência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.UFPRda Cunha, Maria Isabel2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-1331984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029/39136Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/67029Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum |
title |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum |
spellingShingle |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum da Cunha, Maria Isabel |
title_short |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum |
title_full |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum |
title_fullStr |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum |
title_full_unstemmed |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum |
title_sort |
A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum |
author |
da Cunha, Maria Isabel |
author_facet |
da Cunha, Maria Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cunha, Maria Isabel |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este texto se insere no campo da formação para a docência da educaçãosuperior e procura avançar a discussão baseada em teoriasdo conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação como cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar acompreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançaros estudos sobre a docência na universidade. Procurando autoresdo campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocaçõesque estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintossobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comume as energias que circulam nos processos formativos, procurarespostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram aoutras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre adocência universitária e melhorar a qualidade da educação no país. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029/39136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 121-133 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892246102016 |